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Com apoio do Estado, PepsiCo lança nova linha de snack produzida em Curitiba

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A PepsiCo, dona da marca Elma Chips, está lançando uma nova linha de snacks no Brasil, produzida em sua planta em Curitiba. Com apoio do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado, a empresa ampliou sua linha de produção no Paraná para a fabricação do PopCorners, produto já consolidado no mercado internacional, mas inédito no Brasil. A planta paranaense é a primeira fora dos Estados Unidos a produzir o snack, que além do mercado nacional, também deve ser exportado para os países do Mercosul.

O vice-governador Darci Piana visitou a fábrica nesta segunda-feira (29) e conheceu a nova linha de montagem para a fabricação do produto. “É um dia especial para o Paraná em saber que mais um produto que vai ganhar o mercado nacional está saindo daqui, utilizando matéria-prima e mão de obra paranaenses”, ressaltou. “É mais um produção importante que traz muitos benefícios ao Estado, com a geração de empregos e a movimentação na indústria, na agricultura e em outros setores, como o comércio e os transportes”.

A companhia está investindo nessa linha na fábrica curitibana e na implantação de uma estação de tratamento de efluentes que utiliza a tecnologia de Biorreatores com Membranas e Osmose Reversa (MBR/OR), para tornar potável toda a água utilizada na fábrica, reutilizando no processo de produção.

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O presidente da PepsiCo Brasil, Alex Carreteiro, explicou que a produção do PopCorners conta com uma tecnologia nova de ar quente e faz parte de um plano de ampliação do portfólio da companhia, para incluir opções com menos sódio, açúcares e gorduras. “A Invest Paraná e o Governo do Estado têm sido grandes parceiros nos nossos processos de ampliação de investimentos”, afirmou.

“A origem da Elma Chips é daqui do Paraná, foi uma empresa fundada em Curitiba em 1964. Por isso a cidade é um dos berços da PepsiCo no Brasil”, salientou Carreteiro. “A PepsiCo é também uma empresa com grande relação com a agricultura. Somos um dos maiores compradores de batata do Brasil e temos um trabalho de mais de 25 anos com agricultores paranaenses. E essa proximidade com o campo é muito importante para nós”.

A PepsiCo também está investindo em uma nova linha de produção dos chamados extrusados, que incluem salgadinhos como o Cheetos e Cebolitos. A previsão é que a nova linha entre em operação em agosto deste ano e gere cerca de 60 empregos diretos.

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EMPRESA – A PepsiCo é a segunda maior empresa mundial do ramo de alimento e bebidas e conta com oito fábricas e 66 centros de distribuição no Brasil, que é o sétimo maior mercado da companhia no mundo. O portfólio da empresa conta com 55 marcas de alimentos e 45 de bebidas, incluindo a Elma Chips, Aveias Quaker, Toddy, Gatorade, Kero Coco e Pepsi, entre outras.

A planta curitibana é a mais antiga da empresa no Brasil e é responsável por 30% dos snacks produzidos pela PepsiCo no País, além de gerar cerca de mil empregos diretos. Da fábrica, saem salgadinhos como o Doritos, Cheetos, Cebolitos, Fandangos, Ruffles, Stiksy e agora o PopCorners, que tem o milho como ingrediente principal e é livre de glúten, transgênicos, colesterol, gorduras trans e corantes.

Além dos empregos diretos, a empresa mantém uma série de fornecedores de matéria-prima no Estado, principalmente de batata e milho. As compras dos produtos agrícolas para a fabricação dos salgadinhos chegaram a R$ 160 milhões no ano passado.

Fonte: Governo PR

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Com aporte estadual de R$ 1,2 bilhão, Casa Fácil ultrapassa 100 mil famílias impactadas

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Desde que foi lançado, em 2019, o Programa Casa Fácil já impactou 102.903 famílias com a construção de 85.014 moradias e a realização de 17.889 regularizações fundiárias. Com ações presentes em 365 dos 399 municípios paranaenses, através dessa iniciativa o Governo do Paraná aportou diretamente R$ 1,2 bilhão no segmento habitacional, além de movimentar investimentos na construção civil na ordem dos R$ 17,2 bilhões e gerar milhares de empregos em todo o Estado.

Executado pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e com atuação em diversas frentes, o objetivo principal é viabilizar a construção habitacional desde os menores municípios até a Capital do Estado, com empreendimentos de grande ou pequeno porte, com prioridade de atendimento e concessão de subsídios de R$ 20 mil para o público com renda mensal de até quatro salários mínimos nacionais.

Na abertura do 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado entre 4 e 6 de dezembro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior renovou o contrato com a Caixa Econômica Federal para destinar mais R$ 600 milhões e garantir a continuidade das ações da modalidade Valor de Entrada.

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Ainda durante o evento, o governador assinou um convênio de US$ 187 milhões (R$ 1,13 bilhão) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa Vida Nova, outra modalidade do Casa Fácil. O projeto é voltado para a construção de moradias para o público em situação de vulnerabilidade social, residentes em favelas, assentamentos precários e áreas de risco. Elas são realocadas para novos empreendimentos, enquanto as áreas desocupadas passam por um processo de recuperação e proteção ambiental. Os beneficiários contam também um acompanhamento intersetorial em parceria com 15 secretarias estaduais.

Outro destaque é a modalidade Viver Mais, cujo atendimento é focado na pessoa idosa, por meio da construção de condomínios residenciais fechados com ampla infraestrutura de lazer e bem-estar. Entre empreendimentos já entregues ou em fase de licitação e projeto, serão viabilizados 35 condomínios no Estado, com um total de 1.400 unidades habitacionais, e investimentos que superam R$ 244 milhões.

A modalidade é pioneira em apresentar uma solução baseada na cessão de moradias em regime de aluguel social para o público da terceira idade. E em parceria com os municípios, os moradores também recebem acompanhamento periódico de saúde, educação física e assistência social.

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O Programa Casa Fácil Paraná é considerado uma referência nacional em políticas habitacionais e já serviu de exemplo para outros 13 estados e cinco municípios da federação. Além dos números robustos na produção de novas moradias e na regularização fundiária, o projeto acumula seguidos prêmios por essa expressiva atuação.

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, reiterou o Casa Fácil como uma política pública de habitação sólida e exemplar, a qual tem influenciado outras regiões do Brasil. “Existe uma união de esforços entre as diferentes esferas governamentais e o setor privado, o que é essencial para o êxito do projeto, garantindo moradia acessível e desenvolvimento urbano sustentável para a população e municípios paranaenses”, disse.

Fonte: Governo PR

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