NOVA AURORA

PARANÁ

Piana apresenta potenciais do Paraná aos embaixadores da Dinamarca e Uruguai

Publicado em

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta semana as visitas dos embaixadores do Uruguai, Guillhermo Valles Galmés, e da Dinamarca, Eva Bisgaard Pedersen, e apresentou os potenciais do Estado, os programas para a rede estadual de educação e infraestrutura, e as políticas de apoio às cadeias produtivas, principalmente projetando a sustentabilidade e a economia verde. 

Com o embaixador do Uruguai uma das principais questões apontadas foi o crescimento do agronegócio paranaense e os potenciais de exportação para o país vizinho, assim como o fortalecimento da integração da infraestrutura latino-americana. Piana apresentou a Nova Ferroeste, corredor de exportação entre o Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá, com ramais até Chapecó e Foz do Iguaçu, com potencial para potencializar as conexões produtivas na região de fronteira, e os números da Portos do Paraná, que bate recordes de movimentação há oito meses seguidos. 

“O Paraná tem no agronegócio a sua grande vocação, assim como o Uruguai, e podemos trabalhar juntos para buscar novos caminhos para melhorar os processos de exportação. Apresentamos ao embaixador nosso foco com a transformação energética no campo, pensando no biogás, biometano, e os números da nossa economia, com grandes resultados e protagonismo nacional principalmente na cadeia de proteína animal, o que ajuda a alimentar todo o mundo”, disse Piana.

Leia Também:  Número de aprendizes no mercado de trabalho paranaense aumentou 17,5% em cinco anos

A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas. A pecuária é a maior base econômica do país. A visita também contou com as presenças do prefeito de Rivera, Richard Sander, da cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, da chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixadora Lígia Maria Scherer, e do secretário do Erepar, Paulo Pinheiro Machado.

Já a agenda com a embaixadora da Dinamarca foi a primeira depois da visita Princesa Benedikte, em 2019, que recebeu a Ordem Estadual do Pinheiro. Na ocasião, ela inaugurou em Curitiba o Instituto que leva o seu nome. A instituição abriga cerca de 30 crianças de 0 a 10 anos, vítimas de abandono ou violência doméstica.

Além das questões econômicas, as discussões giraram em torno de temas da saúde. Em fevereiro, o secretário da Saúde, Beto Preto, esteve na Dinamarca a convite do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para conhecer instalações de saúde. A ideia é aumentar as discussões com o país escandinavo sobre possibilidades de cooperação na área, principalmente em relação a insumos médicos e o interesse do Estado em abrigar fábricas dinamarquesas.

Leia Também:  Paraná teve a maior alta industrial do Brasil em novembro de 2022, aponta IBGE

“A Dinamarca é um país com excelente qualidade de vida e o Brasil tem a experiência exitosa do SUS, financiado por todas as esferas de governo. Continuamos aprofundando as conversas com o país para ver como podemos melhorar nossas unidades e fluxos na saúde, além de promover novos investimentos”, acrescentou Piana. Também participaram da reunião o cônsul honorário da Dinamarca em Curitiba, Pedro Luiz Fernandes, e o presidente da Câmara de Comércio Dinamarquês-Brasileira, Jens Olsen.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo inaugura ciclo de encontros com especialistas com palestra de Paulo Herrmann

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Sanepar amplia sistemas de abastecimento de Santo Antônio da Platina e Porto Amazonas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA