NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Publicado em

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura e Natureza, Jogos Escolares, Jogos Escolares – Bom de Bola, Jogos Abertos, Jogos Abertos – Master, Jogos Paradesportivos, Jogos da Juventude, Paraná Combate, Jogos Universitários, Jogos da Integração do Idoso, além do Bom de Bola.

Competição exclusiva de futebol de campo, lançada em 2021, o Paraná Bom de Bola reúne desde atletas de base até masters (50 anos ou mais), incluindo também equipes femininas. A fase regional é disputada em dois finais de semana, de 26 a 28 de abril e de 10 a 12 de maio. A primeira etapa conta com mais de 10 mil participantes, de 208 municípios, somando 381 equipes, sendo 36 femininas.

Serão 12 cidades-sede: Campo Largo, Castro, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Mandaguari, Umuarama, Boa Esperança, Lindoeste, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Medianeira e Pitanga.

A terceira edição, em 2023, reuniu mais de 8 mil atletas, totalizando 327 equipes competindo, 30 delas femininas.

Leia Também:  Apoiada pela Invest Paraná, plataforma AMA é premiada em megaevento global de inovação

Segundo o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves, a expectativa é de jogos de alto nível e grande presença de público. “Levaremos um evento esportivo de qualidade à população”, afirma.

PRÓXIMAS FASES – Definidos os classificados da fase regional, o Paraná Bom de Bola continua entre 25 e 28 de julho, com a fase macrorregional, que será sediada por quatro municípios: Guarapuava, Cornélio Procópio, Paraíso do Norte e Capanema. As finais estão agendadas para duas datas, de 12 a 15 e 27 a 29 de setembro, em Arapongas.

CALENDÁRIO – Após a fase regional do Paraná Bom de Bola, a programação de jogos oficiais passa a ocupar quase todos os fins de semana. Confira:

26 a 28 de abril e 10 a 12 de maio – regional do Paraná Bom de Bola

03 a 08 de maio – Jogos Escolares (Regional 1)

09 a 17 de maio – Jogos Escolares (Regional Curitiba)

17 a 22 de maio – Jogos Escolares (Regional 2)

17 a 26 de maio – Jogos de Aventura e Natureza (Regional Curitiba e Região Metropolitana)

23 a 26 de maio – Jogos da Juventude (Regional 1)

29 de maio a 2 de junho – Jogos Paradesportivos

6 a 9 de junho – Jogos da Juventude (Regional 2)

12 a 16 de junho – Jogos Escolares (Macrorregional)

18 a 21 de junho – Jogos da Integração do Idoso

Leia Também:  Preços dos ovos reagem neste início de fevereiro

20 a 23 de junho – Jogos Abertos (Regional 1)

27 a 30 de junho – Jogos Abertos (Regional 2)

5 a 11 de julho – Jogos Universitários

12 a 20 de julho – Jogos Escolares (Final 12 a 14 anos)

13 a 21 de julho – Jogos de Aventura e Natureza (Festival de Inverno – Litoral)

2 a 10 de agosto – Jogos Escolares (Final 15 a 17 anos)

15 a 18 de agosto – Jogos da Juventude (Macrorregional)

22 a 25 de agosto – Jogos Escolares Bom de Bola (Regional 1)

26 a 30 de agosto – Jogos Escolares Bom de Bola (Regional Curitiba)

29 de agosto a 1 de setembro – Jogos Abertos (Macrorregional)

5 a 8 de setembro – Jogos Escolares Bom de Bola (Regional 2)

11 a 15 de setembro – Paraná Combate

14 a 22 de setembro – Jogos de Aventura e Natureza (Sudoeste)

19 a 22 de setembro – Jogos Escolares Bom de Bola (Macrorregional)

8 a 13 de outubro – Jogos Escolares Bom de Bola (Final)

17 a 20 de outubro – Jogos da Juventude (Final 1)

31 de outubro a 3 de novembro – Jogos da Juventude (Final 2)

8 a 13 de novembro – Jogos da Integração do Idoso

13 a 17 de novembro – Jogos Abertos Master

21 a 24 de novembro – Jogos Abertos (Final 1)

28 a 30 de novembro – Jogos Abertos (Final 2)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Museu Paranaense recebe prêmio nacional que reconhece excelência por ações educativas

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA