NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR resgata adolescente vítima de falso sequestro em Irati

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou um adolescente, de 13 anos, que foi vítima de um falso sequestro em Irati, no Sudoeste do Estado, no dia 15 de abril. O jovem foi localizado pelos policiais no mesmo dia do crime em uma rua no centro da cidade.

O crime ocorreu por meio de ligações e mensagens de aplicativos enviadas pelos criminosos ao adolescente, que trabalha em uma distribuidora de gás. Inicialmente, durante seu horário de trabalho, ele recebeu um primeiro telefonema no qual os criminosos fizeram perguntas sobre a localização da empresa e, posteriormente, anunciaram que se tratava de um assalto.

Após o contato inicial, os suspeitos instruíram o jovem a retirar dinheiro do caixa da distribuidora e a efetuar recargas em números de telefone indicados por eles. Após as tentativas frustradas em farmácias, o adolescente conseguiu realizar, em uma lotérica, duas recargas no valor de cem reais cada.

Na sequência, os criminosos ordenaram que a vítima se dirigisse a uma praça pública e exigiram números de telefone de contatos próximos a ele.

Em posse destas informações e usando um número desconhecido, os criminosos ligaram para o pai do adolescente, a quem anunciaram o sequestro e exigiram dinheiro pelo resgate. Mais tarde, também entraram em contato com a mãe, a quem demandaram um pagamento de R$ 700. 

Leia Também:  Operação da Polícia Ambiental no Sudoeste do estado recupera Jet Ski furtado e equipamentos usados em pesca ilegal

Segundo o delegado da PCPR Gabriel Marinho, os suspeitos utilizaram meios para convencer aos pais de que se tratava de um sequestro real.

“Os criminosos enviaram fotos do adolescente aos pais e o reuniram, em uma mesma chamada, com o pai, de modo que, ao ouvir a voz do filho, passou a acreditar que estariam com ele”, explica.

A mãe, após não conseguir realizar a transferência bancária devido ao nervosismo, decidiu ir à delegacia para relatar o ocorrido, momento em que as equipes policiais iniciaram as diligências para averiguar as informações e esclarecer se se tratava de sequestro real.

O Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da PCPR foi acionado para auxiliar às buscas ao jovem. Uma equipe foi imediatamente deslocada de Curitiba para Irati para prestar orientações e realizar diligências a fim de identificar a origem das chamadas dos criminosos e a localização do adolescente.

Com a identificação que as chamadas estavam sendo originadas no Estado do Rio de Janeiro, confirmou-se a suspeita de que o sequestro era falso. Assim, outra equipe intensificou as buscas pelo adolescente nas ruas da cidade.

Leia Também:  Mulheres integram a Polícia Militar do Paraná há 41 anos e ocupam cada vez mais funções destacadas

A situação foi esclarecida quando o adolescente foi localizado pelos policiais. O falso sequestro foi desarticulado e a vítima, que estava ilesa, foi reunida com sua família.

As investigações seguem para identificar e prender os responsáveis pelo crime.

ORIENTAÇÃO – A PCPR alerta a população para evitar golpes do falso sequestro. Não devem ser fornecidas informações pessoais, como nomes, local de trabalho, contatos de familiares e amigos próximos ou mesmo fotografias, visto que os criminosos se utilizam de dados repassados pela própria vítima para sustentar o anúncio do falso sequestro.

Além disso, a PCPR ainda orienta que, em casos semelhantes, não se negocie com os criminosos. As vítimas devem procurar, imediatamente, a unidade da PCPR mais próxima e ter em mãos o maior número de informações possíveis, como número telefônico de quem anunciou o sequestro, chave PIX indicada para transferência, bem como e-mail, nome, conta em redes sociais e número telefônico da pessoa anunciada como sequestrada.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR deflagra operação e prende suspeitos de roubos em Imbituva

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Delegacia da Mulher e do Turista da PCPR em Foz do Iguaçu ganhará nova estrutura

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA