NOVA AURORA

OESTE DO PARANÁ

2º LirAa do ano em Toledo mostra que combate ao Aedes aegypti precisa continuar

Publicado em

Realizado entre quarta e sexta desta semana (17 a 19), em 1.779 imóveis de todos os bairros da cidade, levantamento aponta para índice de infestação predial de 4,0%

O Setor de Controle e Combate às Endemias realizou, entre quarta e sexta-feira desta semana (17 a 19), o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 e o resultado mostra que o combate ao mosquito que causa dengue, zika vírus e febre chikungunya não pode parar. Nestes três dias, os agentes de combate a endemias (ACE) visitaram 1.779 imóveis de todos os bairros da cidade (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) e o índice de infestação predial (IIP) foi de 4%.

Esta média está muito acima da recomendada pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%) e superior à do LiraA anterior (em janeiro de 2024, 3,4%). Comparado ao mesmo período de 2023, quando o IIP foi de 4,3%, houve uma pequena queda.

Os bairros Lorenzetti (16,66%), Independência (13,33%), Vila Becker (12,5%), Gisela (10,52%), e Panorama II (10,34%) registraram os cincos maiores IIP do segundo LirAa de 2024.  Lixo doméstico, pratos de plantas, depósitos fixos, pneus, tonéis e cisternas estão entre os objetos onde os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.

Leia Também:  Prefeito Pecinha reassume comando do Executivo após 30 dias de férias

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Anahy

Dia do Responsável no Crescer

Published

on

Fortalecendo Vínculos e Celebrando Talentos.””

Na sexta-feira, 29 de novembro de 2024, celebramos o Dia do Responsável das crianças do Crescer. Foi um dia especial, marcado por alegria e conexão, com a presença dos responsáveis que puderam prestigiar as oficinas realizadas pelas crianças ao longo do ano.

As apresentações de teatro, Hip Hop e Jiu-jitsu evidenciaram o talento e a dedicação dos pequenos. Momentos como esses são fundamentais para fortalecer os vínculos entre as crianças e seus responsáveis, promovendo um ambiente de apoio e valorização.

As oficinas têm um papel essencial no desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança e valores como disciplina e respeito. Parabenizamos todos os envolvidos — educadores, instrutores e responsáveis — pelo comprometimento em criar um espaço onde nossas crianças possam crescer e brilhar!

Texto Escrito Por: Dulcilene de Souza

Fotografias: Alice Amaro

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  De Reserva a Bristol: 950 alunos do Ganhando o Mundo vivem dias "inimagináveis" no Exterior
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA