NOVA AURORA

Cascavel

Cascavel quer ouvir sua voz na construção da cultura

Publicado em

Escuta pública para elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) da Lei Aldir Blanc acontecerá na próxima semana no Teatro Municipal Sefrin Filho

Cascavel está prestes a dar mais um grande passo em direção ao fomento das artes e da cultura. No dia 30 de abril, terça-feira, às 19 horas, no Auditório 1 do Teatro Municipal Sefrin Filho, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá uma escuta pública para auxiliar na elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) da Lei Aldir Blanc que a Secretaria de Cultura irá construir.

 

A Lei Aldir Blanc, oficialmente conhecida como Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), foi instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, com o objetivo de fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal. Com recursos previstos até 2027, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura.

Leia Também:  Vídeo: Confira as promoções da semana na Capital Móveis e Eletro

 

Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a PNAB receberão investimentos regulares. O fomento será repassado a ações culturais por meio de editais para trabalhadores da área cultural, bem como pela execução dos recursos de maneira direta.

 

Para 2024, o Município de Cascavel recebeu R$ 2.278.617,65 que poderão ser distribuídos entre ações de fomento cultural, obras, reformas, aquisições de bens culturais, subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais e implementação da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014).

 

A escuta pública é uma etapa crucial no processo de implementação da PNAB. A sociedade civil será ouvida no que servirá de base para a elaboração do PAAR, por meio da Secretaria de Cultura de Cascavel.

 

Portanto, convidamos todos os trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive, o patrimônio cultural material e imaterial, para participarem desta escuta pública. Sua voz será de grande ajuda na construção de uma cultura mais rica e diversificada em Cascavel.

Leia Também:  Sarah Massaneiro assume a secretaria de Finanças

 

Não perca esta oportunidade de contribuir para a história cultural de Cascavel. Marque em sua agenda: 30 de abril, terça-feira, às 19 horas, no Auditório 01 do Teatro Municipal Sefrin Filho. Sua presença é de suma importância para a cultura de nossa cidade. Esperamos por você!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cascavel

CASCAVEL: REVITALIZAÇÃO DA CARLOS GOMES: LIBERAÇÃO DO NOVO VIADUTO SERÁ ACOMPANHADO DE MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Published

on

Mudanças valem a partir da próxima segunda-feira quando o viaduto paralelo à transposição da Avenida Carlos Gomes será liberado para o tráfego de veículos

A partir da próxima segunda-feira (17), motoristas que trafegam pela Avenida Carlos Gomes em direção ao bairro Universitário devem redobrar a atenção. Devido à liberação do novo viaduto de transposição sobre a BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, serão necessárias algumas alterações no sistema viário da região.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, as mudanças têm como objetivo desafogar o fluxo de veículos na Avenida Carlos Gomes, com a liberação de mais duas pistas de rolamento pelo novo viaduto.

Para reduzir os conflitos de trânsito e risco de sinistros, os retornos da Avenida Carlos Gomes serão fechados a partir do Posto Pra Frente Brasil, até a rotatória da Unioeste, onde será possível fazer o retorno. O trajeto pelo novo viaduto, passa a ser a melhor opção, com maior segurança e fluidez em relação a opção do retorno existente atualmente, desafogando o trânsito intenso no sentido Centro/Bairro.

Leia Também:  Corbélia faz história, e pela primeira vez participa dos Jogos da Integração do Idoso

Uma das alterações ocorrerá na sexta-feira (14), visando reduzir os conflitos de trânsito com a mão dupla iniciando na Rua Emílio Bautitz, seguindo pelo novo viaduto até a Rua Alexandre de Gusmão, será a mudança de sentido das Ruas Três Amigos e João Merlin, entre a Emilio Bautitz e a Engenharia. A Rua Três Amigos terá sentido único para o Bairro e a Rua João Merlin para o sentido Centro (novo viaduto).

Haverá agentes fazendo orientações no local, nos horários de maior fluxo de veículos, durante o período de adaptações. A Transitar recomenda que os motoristas fiquem atentos às novas sinalizações e planejem suas rotas com antecedência para evitar transtornos durante este período de adaptação.

 

Inversão

Na quinta-feira haverá também a inversão de parada obrigatória da Rua Delfino Dias do Prado com a Alexandre de Gusmão. A nova parada vai ser na Delfino Dias do Prado.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA