15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Pato Branco sedia a 1ª edição da jornada que prevê aproximação das Regiões Turísticas

    Publicado em

    O município de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, será sede do primeiro encontro Regiões Turísticas 2024. Promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), o evento acontece entre terça a sexta-feira da próxima semana (16 a 19). Técnicos da Setu e do Viaje Paraná atuarão diretamente com os agentes de turismo e gestores municipais em uma imersão, com capacitações, rodadas de negócios e apresentações de cases.

    A solenidade oficial acontece no dia 19, com a presença de autoridades do Estado, palestras e oficinas. Atividades práticas serão realizadas em nove municípios da região, envolvendo não apenas atrativos, mas também a culinária local.

    O foco é fortalecer a Região Turística Vales do Iguaçu, que envolve 22 municípios, e ampliar a rede de profissionais que atuam na região. Serão envolvidos gestores municipais e empresários do setor para que identifiquem o potencial de mercado suas atividades turísticas.

    “Com as Jornadas, mostramos caminhos que podem ser trilhados e pontos que podem ser aprimorados, sempre pensando na oferta turística como uma ferramenta que leva desenvolvimento aos municípios”, disse o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes. A iniciativa também conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná. 

    Leia Também:  Agepar apresenta Plano de Gestão Anual, que consolida o planejamento da Agência para 2023

    IMERSÃO – As atividades de capacitações e visitas aos municípios incluem o Sítio do Vale e a degustação do leitão em Dois Vizinhos; o Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu e a Cachaçaria Mileski em São Jorge do Oeste; degustação do almoço da Igreja Luterana em São João; a Estância do Texas em Chopinzinho; e o Recanto das Cachoeiras, o Ponto Zero e o Mirante da Cratera de Impacto, em Coronel Vivida.

    Também haverá visitas ao Santuário Nossa Senhora da Saúde e a Prainha de Cruzeiro do Iguaçu; ao Alagado do Iguaçu e a Cervejaria Guesser, em Nova Prata do Iguaçu; ao Saltão em Salto do Lontra; e a comitiva ainda fará visitas à Igreja Santa Izabel da Hungria e ao Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida, em Santa Izabel do Oeste.

    As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Dezembro Vermelho: Saúde reforça a importância da prevenção do HIV/Aids

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Mulheres de Tomazina, Joaquim Távora e Pinhalão vencem competição de produtoras de café

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA