NOVA AURORA

PARANÁ

Bright Cities: Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Publicado em

Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. O estudo, que está em sua 2ª edição, leva em consideração a média dos indicadores dos três maiores municípios de cada unidade federativa. Curitiba, Maringá e Londrina aparecem entre as melhores do País. A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. São Paulo foi o vice-líder, com nota 6,17, seguido por Santa Catarina, com 5,95.

O ranking leva em conta indicadores usados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para guiar melhores práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A ideia do levantamento é observar como os estados e as cidades têm trabalhado para impactar o bem-estar de seus habitantes, o meio ambiente e quais são as possíveis melhorias existentes.

Em missão internacional à Índia, onde tem como foco a busca por soluções tecnológicas inovadoras, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o resultado. “Nos últimos anos, o Paraná se tornou uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível aliar altos índices de produtividade no agronegócio e na indústria com a preservação do meio ambiente”, afirmou.

De acordo com a consultoria, o reconhecimento ao Paraná reflete os esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada em promover ações que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em todos os níveis. Entre estas iniciativas que levaram ao resultado, o Bright Cities destaca investimentos em energias renováveis, o fomento à inovação tecnológica, o incentivo ao empreendedorismo e à criação de startups.

Leia Também:  Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas

Exemplos mais recentes deste trabalho são o lançamento do projeto da Fábrica de Ideias, com a criação de um dos maiores hubs de inovação da América Latina em Curitiba, bem como o programa Talento Tech, para a concessão de bolsas para qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para 3 mil jovens de 50 municípios paranaenses.

“O Paraná já é considerado o estado mais inovador do Brasil, várias cidades estão se transformando em polos tecnológicos, e projetos como estes fazem com que a tecnologia e a inovação impulsionem o dinamismo da economia e a geração de empregos mais qualificados”, comentou o governador.

A consultoria Bright Cities considera, ainda, que a implementação de políticas públicas voltadas para a conservação dos recursos naturais, incluindo a gestão sustentável dos recursos hídricos, o estímulo à reciclagem e o planejamento urbano pesaram na avaliação. Em março, o Paraná também registrou uma redução de 59% do desmatamento ilegal.

CIDADES Curitiba foi a cidade paranaense melhor avaliada no quesito de inovação e sustentabilidade na edição 2024 do ranking nacional, com uma nota média de 6,38. A Capital ficou na 9ª colocação entre as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes. Depois, aparecem a cidade de Maringá, na 12ª posição, com uma nota de 6,34, e Londrina, na 22ª, com avaliação média de 6,21.

Leia Também:  Com investimento de R$ 2,1 milhões, Matinhos vai receber novo complexo esportivo de surfe

Outras cidades que também aparecem entre as 100 mais inovadoras e sustentáveis do Brasil foram Umuarama (23ª), Pinhais (40ª), Cascavel (41ª), Toledo (54ª), Foz do Iguaçu (77ª), Arapongas (83ª) e Campo Largo (94ª).

Entre as cidades do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam respectivamente a liderança e a vice-liderança regional, enquanto Londrina aparece em 5º lugar, atrás de Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

BRIGHT CITIES Com uma metodologia inovadora baseada na análise de dados, a Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e estados e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma base de dados e centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Internacional de Normalização (ISO), a ferramenta estabelece rankings comparativos e traça contextos regionais.

Os diagnósticos consideram o desempenho em dez áreas prioritárias: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo. A iniciativa conta com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Confira o ranking elaborado pelo Bright Cities e mais detalhes do estudo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Transfusão de sangue imediata no local do acidente salvou vida de criança de 5 anos

Published

on

By

Primeira paciente pediátrica do Paraná a receber transfusão de sangue no próprio local do acidente, a menina Maria Laura Ferraz, 5 anos, vai receber alta nesta quinta-feira (26), após 14 dias internada no Hospital Universitário de Maringá, 12 deles na UTI. Ela vai reencontrar a mãe, Luciana, de 36 anos, que também ficou internada sete dias na UTI do mesmo hospital e recebeu alta na última quinta-feira (19).

Ambas voltavam de uma consulta médica da menina na cidade de Carlópolis, no dia 12 de dezembro, quando o veículo da prefeitura de Jabuti em que estavam se envolveu em um acidente grave com outro veículo na BR-153, perto de Ibaiti, que vitimou duas pessoas. Dois helicópteros, além de uma ambulância por terra, foram acionados para resgatar as vítimas. Com lesões graves no intestino, fígado e baço, Maria Laura não podia esperar: necessitava de uma transfusão de sangue imediata para ter condições de chegar ao hospital. O que foi feito na aeronave e a salvou.

“Esse equipamento de transfusão de sangue no próprio local fez toda a diferença para minha filha. Não fosse isso, minha família teria um Natal com muita tristeza, chorando a perda da nossa filha. Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha filha nasceu de volta graças a esse equipamento”, comemora o pai da menina, o gerente de supermercado Josilei Ferraz, de 40 anos.

Leia Também:  Com convidados de destaque, Sinfônica do Paraná valoriza obras brasileiras neste domingo

O resgate de Maria Laura foi feito pela equipe do doutor Maurício Lemos, coordenador médico da operação aeromédica de Maringá. Ele lembra que quando chegou ao local do acidente, o batimento cardíaco de Maria Laura estava muito acelerado pela perda de sangue na região da barriga. “Até então, eu não havia transfundido nenhuma criança no local do acidente, apenas adultos. Mas ali não tinha escolha. Ou eu fazia a transfusão de sangue, ou a menina ia morrer pela gravidade em que ela se encontrava”, ressalta o médico, que visitou Maria Laura no hospital nesta quarta-feira (25) de Natal.  “Foi emocionante visitar essa menina, porque eu a vi morrendo e agora ela está pronta para voltar para casa graças ao procedimento que fizemos naquele momento exato”, relata Lemos.

Desde que o sistema foi implantado, a base de Maringá havia realizado 42 transfusões de sangue na aeronave que opera o sistema. Nenhuma, até então, em criança. “Naquele momento, avaliei todos os critérios técnicos e ela tinha condições de passar pelo procedimento. Tanto que quando passei o sangue ela já começou a estabilizar, o que permitiu que chegássemos até o hospital onde ela foi atendida”, explica Lemos.  

A diretora estadual da Rede de Atenção às Urgências, Giovana Fratin, enfatiza que a hemotransfusão maciça – como é chamado o processo – melhora a condição do paciente até a chegada ao hospital de referência. Portanto, é muitas vezes a diferença entre a vida e a morte do paciente. “São muitas ações dentro de uma estratégia de atenção à saúde, realizada pelo governo do Paraná, entre elas esse caso da hemotransfusão no pré-hospitalar”, aponta.

Leia Também:  Polícia Penal ajudará a plantar 200 árvores em Ponta Grossa até o fim de setembro

SERVIÇO AEROMÉDICO – O atendimento aeromédico do Paraná é reconhecido nacionalmente. Operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência, cobre todo o estado com cinco bases estratégicas localizadas em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além de atender vítimas de trauma, o serviço realiza transporte de órgãos para transplantes, sendo uma peça-chave no sistema de saúde estadual.

A base de Maringá também se destaca por ser a primeira do Paraná a empregar hemotransfusão em vítimas graves diretamente na cena de trauma.

Até novembro, o serviço aeromédico do Paraná havia atendido 3.292 pacientes no ano de 2024. Em 2023, o estado registrou um recorde histórico, com 4.003 atendimentos. Além de resgates e transferências, esses números incluem o transporte de órgãos, reforçando o papel essencial do serviço na saúde pública.

“Sob a liderança do governador Ratinho Junior, estamos alcançando marcas históricas na rede de cuidado em urgência e emergência do Paraná. Há dois anos, esse esforço nos levou a atingir a cobertura total do território paranaense pelo Samu. Esse resultado assegura um atendimento ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a missão de salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA