Também haverá aplicação de vacinas de rotina para público geral
Atenção, cascavelenses, neste sábado (13) tem “Dia D” de vacinação contra a gripe para grupos prioritários no Município. A aplicação das doses acontecerá nas 38 unidades básicas da área urbana, das 8h às 17h, inclusive nas unidades que têm atendimento exclusivo para dengue. Na área rural, por sua vez, não terá a ação.
Além da imunização contra a influenza, o público geral também poderá atualizar a carteirinha de vacinação com outras doses, como sarampo, pentavelente, covid, febre amarela e todas as outras do calendário de vacinação.
A orientação é aproveitar o dia para apostar na prevenção e se imunizar contra as doenças. As vacinas salvam vidas e são distribuídas de forma gratuita em toda a rede pública de saúde.
GRIPE
A Secretaria de Saúde de Cascavel iniciou a Campanha Nacional Contra a Influenza no último dia 25. A imunização é para proteger de sintomas mais graves da gripe. Até o momento, mais de 8,7 mil doses foram aplicadas, o que representa 9,50% do público-alvo. A meta é imunizar 90% desse público.
Os estoques do município estão abastecidos, portanto, se não puder ir ao Dia D, procure uma unidade de saúde durante a semana, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, com exceção das três exclusivas para a dengue: Tio Zaca, Ipanema e Nova Cidade.
A aplicação das doses, neste momento, é para todos os públicos prioritários. Confira:
– Idosos – Acima de 60 anos;
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes e puérperas;
– Professores;
– Povos indígenas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Os profissionais que fazem parte do grupo prioritário devem apresentar vínculo empregatício e pessoas com comorbidades podem apresentar exames ou prescrição médica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma estimativa de 2023 que aponta que mais de 131 mil pessoas se enquadram no grupo prioritário em Cascavel, inclusive 47 mil idosos, mais de 25 mil crianças e 18,4 mil pessoas com comorbidades.
Mudanças valem a partir da próxima segunda-feira quando o viaduto paralelo à transposição da Avenida Carlos Gomes será liberado para o tráfego de veículos
A partir da próxima segunda-feira (17), motoristas que trafegam pela Avenida Carlos Gomes em direção ao bairro Universitário devem redobrar a atenção. Devido à liberação do novo viaduto de transposição sobre a BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, serão necessárias algumas alterações no sistema viário da região.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, as mudanças têm como objetivo desafogar o fluxo de veículos na Avenida Carlos Gomes, com a liberação de mais duas pistas de rolamento pelo novo viaduto.
Para reduzir os conflitos de trânsito e risco de sinistros, os retornos da Avenida Carlos Gomes serão fechados a partir do Posto Pra Frente Brasil, até a rotatória da Unioeste, onde será possível fazer o retorno. O trajeto pelo novo viaduto, passa a ser a melhor opção, com maior segurança e fluidez em relação a opção do retorno existente atualmente, desafogando o trânsito intenso no sentido Centro/Bairro.
Uma das alterações ocorrerá na sexta-feira (14), visando reduzir os conflitos de trânsito com a mão dupla iniciando na Rua Emílio Bautitz, seguindo pelo novo viaduto até a Rua Alexandre de Gusmão, será a mudança de sentido das Ruas Três Amigos e João Merlin, entre a Emilio Bautitz e a Engenharia. A Rua Três Amigos terá sentido único para o Bairro e a Rua João Merlin para o sentido Centro (novo viaduto).
Haverá agentes fazendo orientações no local, nos horários de maior fluxo de veículos, durante o período de adaptações. A Transitar recomenda que os motoristas fiquem atentos às novas sinalizações e planejem suas rotas com antecedência para evitar transtornos durante este período de adaptação.
Inversão
Na quinta-feira haverá também a inversão de parada obrigatória da Rua Delfino Dias do Prado com a Alexandre de Gusmão. A nova parada vai ser na Delfino Dias do Prado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade