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Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas

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O Governo do Estado e a companhia aérea Azul ampliaram a campanha que promove o turismo no Paraná. Nesta segunda-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e os executivos da empresa apresentaram a segunda aeronave da companha adesivada com o selo “Visite o Paraná”. No evento, também foi anunciada a ampliação da malha aeroviária do Estado, com uma nova rota operada pela Azul entre Pato Branco, na região Sudoeste, e Campinas, em São Paulo.

De acordo com o governador, as ações de promoção do turismo e de ampliação da malha no Estado são fundamentais para fomentar a atividade no Paraná como um importante pilar econômico. “Promover o turismo mexe com toda uma cadeia importante, que envolve hotéis, restaurantes, pousadas, pontos turísticos e serviços em geral. Isso impacta diretamente nos empregos e na renda, já que cerca de 60% das contratações acontecem no setor de serviços”, afirmou.

Em 2023, o Paraná foi o estado brasileiro com a quarta maior alta nas atividades turísticas, com 10% de crescimento, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5) e Bahia (11,4%). Em 2024, o Paraná está entre os estados brasileiros que mais recebem turistas estrangeiros, fruto da programação nos cruzeiros no Litoral.

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CAMPANHA – Com a ampliação da campanha de promoção do turismo, o Paraná se tornou o único estado a contar com dois aviões da Azul adesivados com o slogan “Visite o Paraná”. O objetivo da campanha é promover as atrações turísticas do Paraná, levando o convite de visita ao Estado a todas as regiões País. A Azul é líder em número de voos e destinos atendidos no Brasil.

A campanha está adesivada em duas aeronaves Embraer, com capacidade para mais de 100 passageiros cada. Elas farão diversas linhas comerciais da companhia, passando por várias capitais e cidades do interior. “Nós estamos dobrando a divulgação do Estado para que todo brasileiro, seja onde ele estiver, saiba que o Paraná é um destino atrativo e interessante”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.

Nesta terça-feira, o voo em que inaugurou a ampliação da campanha, por exemplo, fez o itinerário entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com previsão ainda de passar pelos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

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Além dos aviões plotados, ônibus das viações Catarinense e Garcia também viajam o Brasil adesivados com selo do “Visite o Paraná”, promovendo a campanha de turismo no Estado.

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Foto: Gabriel Rosa/AEN

NOVA ROTA – Também foi anunciada uma nova rota operada pela Azul, ampliando a malha aeroviária do Paraná, ligando Pato Branco a Campinas. O voo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2024.

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o quarto mais movimentado do Brasil, atrás apenas de Guarulhos, Congonhas e Brasília. “É o nosso maior hub, com cerca de 300 voos por dia. Com essa rota, Pato Branco estará diretamente conectada a toda a malha da companha, que atende destinos internacionais como Paris, Lisboa e Miami”, explicou Grandolfo.

Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, a rota vai ajudar a promover o turismo de lazer e de negócios na cidade. “É uma ação importante para levar negócios e grandes projetos para a região. Se conectar com o resto do mundo vai ajudar a atrair ainda mais investimentos e empregos para Pato Branco”, disse.

Desde que começou a operar no Paraná, a Azul já transportou mais de 24 milhões de passageiros e realizou mais de 288 mil voos durante todo esse período. Atualmente, a companhia tem cerca de 750 voos no Estado, contemplando nove destinos nacionais e um internacional, para Montevidéu.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na cerimônia de apresentação da campanha o secretário estadual da Comunicação, Cléber Mata; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; a diretora-geral da Secretaria do Turismo, Camila Aragão; o diretor de Operações do Viaje Paraná, Marcelo Martini; o gerente da CCR Aeroportos Curitiba, Eden Pisani Junior; a gerente executiva de Relações Institucionais e Comunicação da CCR Aeroportos, Josy Tiberio; e outras autoridades.

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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