NOVA AURORA

PARANÁ

Dia Mundial da Saúde: hábitos simples e acompanhamento periódico geram longevidade

Publicado em

Neste domingo, 7 de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Governo do Paraná ressalta o impacto positivo de hábitos de vida mais saudáveis, na perspectiva de envelhecer melhor, com qualidade de vida. Alimentação adequada, prática frequente de atividade física, acompanhamento periódico da saúde, sono de qualidade e convívio social são alguns dos fatores que influenciam a longevidade.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a população mundial está envelhecendo, o que culminou na Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No Paraná, a população idosa é de 1,9 milhão de pessoas, o equivalente a 16%.

Dentro desse panorama, a Secretaria da Saúde trabalha numa perspectiva de atendimento integral, acompanhando as ações municipais. “Temos uma série de políticas públicas para que o envelhecimento aconteça com saúde no Paraná, para que a população receba todo o acolhimento, atendimento e atenção necessária em todas as fases da vida”, diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a Atenção Primária tem um papel fundamental nesse ciclo, pois é onde o cuidado em saúde acontece mais próximo do cidadão. Em 2023, as equipes da saúde nos municípios realizaram 27.347.165 atendimentos individuais e 41.354.630 procedimentos nos estabelecimentos. São 653 postos e 2.059 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos 399 municípios.

Leia Também:  Atenção no trânsito: Paraná sedia abertura internacional do Maio Amarelo 2024

No cuidado à pessoa idosa, a Atenção Primária à Saúde também assume um papel relevante no reconhecimento e atenção daquelas que se encontram em condição de fragilidade, que necessitam de assistência diferenciada, ou seja, por meio de atendimento e acompanhamento de rotina, como também se beneficiando de atividades de promoção da saúde e prevenção.

“Longevidade é mais do que viver por muito tempo, é viver mais e com boa saúde, e isso implica em alguns cuidados que podem garantir uma vida mais longa, saudável e com qualidade. A promoção da saúde em todas as fases do curso da vida contribui para o processo de envelhecer mais ativo e com qualidade, o que impactará significativamente em maior autonomia e capacidade funcional na velhice”, afirma o secretário.

A Secretaria da Saúde lista algumas dicas para uma vida longa e com qualidade:

– Inclua atividade física na rotina, movimente-se. Tenha em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e no lugar em que for possível, é melhor do que não fazer nada.

Leia Também:  Paraná retira sucos naturais e sorvetes do regime de Substituição Tributária

– Alimentação saudável, preferindo alimentos frescos e mais naturais, comida feita em casa.

– Aproveitar os momentos de lazer e cultivar o convívio social e familiar.

– Ter um sono de qualidade, o que impõe organizar o ambiente para descansar e uma rotina de horários.

– Evite fumar. Caso seja uma pessoa tabagista, procure tratamento no serviço de saúde para parar de fumar.

COMEMORAÇÃO – O Dia Mundial da Saúde é uma data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da OMS e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  IAT e Secretaria do Turismo promovem atividades durante a ExpoAstorga 2024

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programa de desenvolvimento regional, Paraná Produtivo chama atenção no evento Governo 5.0

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA