PARANÁ
Aintec da UEL levará projetos de inovação ao pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina
Publicado em
3 de abril de 2024por
Itajuba TadeuPela primeira vez, a equipe da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL participará com estande próprio na ExpoLondrina 2024, que acontece de 5 a 14 de abril, no parque Governador Ney Braga. A equipe foi convidada pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) para expor projetos, resultados, atividades de inovação e as empresas incubadas no pavilhão Smart Agro.
No espaço haverá palestras técnicas, eventos e a 6ª maratona Hackathon, competição de inovação para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio.
O diretor da Aintec, professor Edson Miura, destaca que o convite partiu do diretor de Inovação da SRP, Edson Salvador, que ofereceu um espaço para a montagem de um estande exclusivo da Agência. Diante do desafio, a equipe se organizou para participar ativamente dos 10 dias da feira.
“A ideia é aproveitar essa vitrine para demonstrar resultados, expor produtos licenciados e fazer contato com o público interessado em inovação, desde empresas e cooperativas a profissionais interessados no serviço da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica, a Intuel” destaca Miura.
Todas as startups incubadas, mesmo as não ligadas à área do agronegócio, foram convidadas a participar do estande. “Vamos ter grande visibilidade porque estaremos dentro de um ambiente de inovação que deverá atrair empreendedores da região e de fora”, afirma o diretor da Aintec.
O assessor técnico da Aintec, Marinno Arthur, explica que a equipe participou do Show Rural Coopavel, em Cascavel, em fevereiro passado, onde fez contato com um público plural e interessado, desde empreendedores que buscam apoio para estruturar startups a empresas e parceiros que olham para a área de bioprodutos.
“A participação da Aintec demonstrará ao público da ExpoLondrina o que a UEL realiza na área da inovação. Abre ainda possibilidades concretas para as startups incubadas buscarem e captarem empreendedores interessados em parcerias. Amplia, também, o contato da Agência com empresas e órgãos governamentais”, ressaltou Marinno.
Das 16 startups incubadas, seis são da área do Agro:
Novaalga – Startup de base tecnológica com foco em biotecnologia de microalgas. Fundada por pesquisadores especialistas na área, trabalha para o desenvolvimento de bioinsumos para o setor agronômico. Seus produtos e pesquisas possuem diferencial inovador e bioprocesso otimizado utilizando as microalgas, assim como sua produção em maior escala.
Fantus – Empresa voltada ao desenvolvimento de pesquisas para a criação de novos equipamentos na área agrícola. É uma spin off empresarial, resultado da necessidade de atendimento de mercado advindo de experiências da empresa Agribela, que defende a redução do consumo excessivo de insumos por meio de recomendações agronômicas eficientes.
Icrop – Empresa voltada para o desenvolvimento de serviços no agro, em específico quanto à criação e desenvolvimento de pivôs e sistemas de irrigação, com inovação tecnológica própria usando o geoprocessamento. Busca desenvolver pesquisas em conjunto com laboratórios e departamentos da UEL.
Gaia Agrosolutions – Empresa que pesquisa que desenvolve, registra e comercializa produtos para o agronegócio brasileiro. Ante o atual cenário de mudanças do agronegócio, tem o propósito de permitir o acesso de tecnologias eficientes e de baixa pegada de carbono para o mercado.
Bio3 – Com tríplice frente de atuação, sendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltada para o Agro. Os 3 Bs de expertise são: “Bioprospecção” de linhagens microbianas originais para desenvolvimento de produtos; “Bioprocessos” de bancada e industriais; e “Bioinformática”, para compreender o arcabouço genético dos princípios ativos microbianos. Spin-off acadêmica com modelo de negócio de uma startup nascida dentro do Laboratório de Biotecnologia Microbiana da UEL.
PHYTONOURISH SCIENCE – Startup dedicada a gerar inovação e tecnologia para as empresas fabricantes de bioinsumos, produtos para nutrição e fisiologia vegetal. Com a estratégia de aplicar tecnologia disruptiva sob o conceito de indústria 4G alavancando estruturas ágeis que contribuam para o crescimento orgânico dos negócios, promovendo tecnologias acordes a partir da redução de emissões de Carbono e de benefícios diretos ao consumidor.
As demais incubadas são de setores da saúde, biotecnologia e outras áreas:
Biotec – Idealizada para gerar produtos cosméticos sustentáveis com incorporação de ingredientes microbianos. Pioneira no desenvolvimento de produtos dermocosméticos com ativos microbianos, sustentáveis, atóxicos, veganos e ecologicamente corretos. A empresa tem hoje uma linha de produtos dermocosméticos chamada Biolevan®, com três produtos: Água Micelar, Loção Tônica e Sérum Hidratante e Primer Facial com adição da levana.
GRAL Bioativos – Startup de biotecnologia que tem a missão de desenvolver soluções antimicrobianas verdes com baixa toxicidade e prestar consultoria na criação de novos produtos.
Ecoleta – Explora tecnologia e metodologia com o grupo Ninter/UEL – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos. Possui atuação na área de sustentabilidade, por lidar diretamente com a gestão de resíduos advindos de condomínios verticais, a princípio na região de Londrina e posteriormente com ampliação de território atendido.
Cyclus Biotecnologia – Empresa de biotecnologia com foco no desenvolvimento de materiais biodegrádaveis e compostáveis. Atua por meio da economia circular, com foco na regeneração da natureza, visando a redução da produção de resíduos sólidos e fazendo com que os materiais circulem, aumentando seu tempo de vida útil.
Switch Soluções em IoT – Desenvolve aplicativos móveis e software web de Internet das Coisas para ajudar clientes a conectar e gerenciar seus dispositivos e tomar decisões baseadas em dados, reduzindo custos e aumentando a produção e eficiência de seus negócios com soluções de Internet das coisas.
BRTech Startup – Empresa de reciclagem de baterias, busca soluções para os problemas globais de reciclagem e recuperação de elementos tóxicos e valiosos. A missão é reciclar baterias íons de lítio (BIL’s) de maneira sustentável e eficiente, tornando o processo totalmente circular. Desenvolve processos de reciclagem para oferecer aos setores industriais como foco em diferentes empresas produtoras de baterias e entidades recicladoras de eletrônicos.
PRONASSU – Criada com o objetivo de desenvolver produtos sustentáveis, com qualidade, segurança e eficácia. Elabora produtos com finalidade nutracêutica, de maneira sustentável, visando o bem-estar dos consumidores e do ambiente.
CureCode – Vencedora do Hackathon HealthTech 2023, é uma startup dedicada a inovar no setor de saúde, fornecendo soluções sustentáveis. Desenvolve produtos e busca a otimização de processos e serviços para impulsionar a inovação. Os sócios são alunos de graduação e de pós-graduação da UEL e UEM.
OAZO – Empresa foi constituída com o intuito de levar à sociedade o know-how desenvolvido através de anos por pesquisadores da área de enfermagem voltado para a tratativa da sede de pacientes em pré e pós-operatório, queimados e críticos. É uma spin off acadêmica e que já possui contrato de transferência de tecnologia assinado com a UEL.
Poliverde – Transforma retalhos de tecido em pellets, pequenos tubos de plástico que constituem matéria prima para produzir tecidos novamente. A ideia é promover a economia circular, a economia justa e sustentável, fornecendo matéria prima com excelente relação custo x benefício.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
2 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe