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Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo

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A Secretaria da Fazenda do Paraná promoveu nesta quarta-feira (3) uma reunião online com integrantes da equipe responsável pela implantação do novo Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) no Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência bem-sucedida do Paraná na implementação desse sistema com representantes do estado vizinho.

Durante a reunião, representantes da Diretoria da Contabilidade-Geral do Estado e da Assessoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Atic) do Paraná apresentaram detalhes do processo de implementação do Siafic, destacando sucessos e obstáculos enfrentados.

“Estamos em uma fase em que ainda há ajustes e correções, mas o Paraná obteve avanços muito grandes. São Paulo, como a maior economia dos entes subnacionais do País, merece um sistema de qualidade”, disse Gisele Carloto, diretora da Contabilidade-Geral do Paraná, que frisou a importância dos treinamentos para o sucesso na implantação.

Rosana Kaneko, diretora do Centro de Normas Contábeis da Secretaria da Fazenda de São Paulo, juntamente com outros colegas do governo paulista, fez perguntas específicas sobre a contratação, a implantação, os treinamentos e a transição para o Siafic.

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Na opinião de Ricardo Maciel, da Sefaz-SP, o encontro foi muito proveitoso para sanar dúvidas a respeito da introdução de um sistema tão complexo. “Enfrentaremos um desafio ‘violento’ em São Paulo, e está sendo valioso aprender com nossos colegas do Paraná. Estamos totalmente à disposição para também auxiliar o Paraná com a nossa experiência”, disse.

A reunião proporcionou um espaço de colaboração e troca de experiências. Foram discutidos aspectos como o planejamento e execução da implementação, conquistas alcançadas, desafios superados e lições aprendidas ao longo do processo. Além disso, foram exploradas perspectivas futuras para o aprimoramento contínuo do sistema e uma visita presencial da equipe de São Paulo, no final de abril, para compreender melhor o novo sistema e fortalecer os laços de cooperação.

SISTEMA – Desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, o Siafic foi adotado pelos núcleos fazendários de todos os órgãos e secretarias, bem como pelos demais Poderes do Estado do Paraná. A ferramenta passou a executar as finanças do Estado a partir de janeiro, integrando atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo.

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O sistema é parte integrante do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), e confere mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. Seu objetivo central é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, além de proporcionar novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.

Ao longo do ano passado, os órgãos da administração direta e aqueles vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, passaram por treinamentos e iniciaram o lançamento de dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Siafic, para que o novo sistema já pudesse executar o orçamento do atual exercício no começo de janeiro.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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