NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-Paraná promove encontro para discutir a produção de mel durante a Expo Londrina

Publicado em

O espaço do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) na Expo Londrina vai discutir pela primeira vez a produção de mel no Estado. O Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura acontece no dia 8 de abril às 9h e abre a rodada de eventos técnicos organizados pelo instituto em parceria com o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Promover um diálogo entre o poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada para difundir tecnologias de manejo da criação de abelhas é o objetivo principal do evento, de acordo com o coordenador regional de Londrina, Renan Ribeiro Barzan. “Precisamos chamar a atenção para questões ambientais e de convivência da meliponicultura e apicultura com a produção agrícola, com o intuito de propor soluções conjuntas e de fomento à cadeia do mel e derivados”, afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o segundo maior produtor de mel no Brasil, contribuindo com 14,2% da produção total do país. Em 2022, a produção nacional foi de 60.966 toneladas, representando um aumento de 9,5% em relação a 2021. O Paraná produziu um total de 8.638 toneladas de mel naquele ano.

O encontro é uma realização do IDR-Paraná, em parceria com a Organização Não Governamental de Desenvolvimento e Ambiente (Onda) e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), Sebrae, Embrapa e Sociedade Rural do Paraná.

Leia Também:  IDR-PR apresenta melhoramento genético da mandioca de mesa no Show Rural 2024

EVENTOS TÉCNICOS – Além de ampla programação na Smart Farm, o IDR promove uma série de encontros técnicos na feira. As inscrições podem ser feitas pelo site do IDR-Paraná, clicando AQUI. Entre os temas discutidos estão aquicultura, agroecologia, sanidade agropecuária, conservação de solos, bovinocultura, entre outros.

Confira a agenda:

– Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura, dia 08, às 9h

– Conservação do Solo e da  Água no contexto das mudanças climáticas, dia 8, às 14h

– Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná, dia 08, às 14h

– Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA, dia 8, às 15h

– 21º Seminário Estadual de Aquicultura, dia 9, das 9h às 17h

– 30º encontro Estadual de Cafeicultores, dia 10, às 9h

– 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar, dia 10, às 14h

– Tecnologias Inovadoras e Lançamento de Aplicativos do IDR-Paraná, dia 10, às 14h

– 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite, dia 11, às 9h

– 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária, dia 11, às 14h

Leia Também:  Agências do Trabalhador ofertam 11,7 mil vagas com carteira assinada no Paraná

– 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais, dia 12, das 9h às 12h

SMART FARM –  O IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. São 11 mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm e Eventos, com a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária.

O objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado e implementadas pelo Instituto em prol do desenvolvimento rural, principalmente dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, mulheres e jovens rurais. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, concluiu.

A feira acontece de 5 a 14 de abril no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Trata-se de um dos eventos mais tradicionais do setor agropecuário do País. Promovida pela Sociedade Rural do Paraná, a feira mostra novas tecnologias para o produtor rural, além de levar informação e entretenimento para o público em geral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar inaugura e revitaliza centrais de atendimento

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou sexta-feira (20/12) sua mais nova Central de Relacionamento com o cliente, na cidade de Campina Grande do Sul. “As novas instalações agora são mais amplas, com uma área de 115 metros quadrados, trazendo mais conforto e segurança para os clientes e empregados. O local conta com acessibilidade, banheiro adaptado e vagas de estacionamento, incluindo vagas especiais. Os trabalhos também melhoraram a estética e trouxeram mais privacidade para o atendimento”, contou o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, que descerrou a placa de inauguração junto a outras autoridades.

A Central da Sanepar em Campina Grande funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

PARANÁ – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, no Paraná, a Sanepar mantém contínuos processos de reforma e revitalização de suas instalações. “O plano para as 365 centrais de relacionamento foi reforçado em 2021, quando a Companhia iniciou um processo de reestruturação geral da área comercial, criando uma gerência geral e aprimorando as gerências regionais”, complementa. Entre 2021 a 2024, os valores investidos nas revitalizações e novos espaços para o atendimento ao público foram de R$ 20.263.009,24.

Leia Também:  Agências do Trabalhador ofertam 11,7 mil vagas com carteira assinada no Paraná

HOMENAGEM – Em Campina Grande do Sul, a central de relacionamento da Sanepar recebeu o nome de “Toco Zanetti”, alcunha de Elerian do Rocio Zanetti, falecido subitamente em junho de 2024, enquanto era diretor Comercial da Sanepar. No exercício de seu cargo, iniciado em fevereiro de 2019, Toco coordenou reformas e ampliações de centrais de relacionamentos em diversas cidades do Paraná, atuou de forma harmoniosa com as prefeituras, trouxe inovações para o atendimento da Sanepar pelo telefone pelo WhatsApp e trabalhou intensamente pelo sucesso das parcerias público-privadas, conhecidas como PPPs.

Na gestão de Toco Zanetti, houve também a implementação do maior programa de parcelamento de débitos ao cliente da Sanepar. Toco foi prefeito de Campina Grande.

Presenças – Empregados da Sanepar, clientes e autoridades municipais participaram do evento de inauguração da central de relacionamento da Companhia em Campina Grande do Sul. Além do diretor Zanetti, também estiveram o diretor Administrativo Fernando Guedes, a prefeita de Campina Grande do Sul, Belenice Koffke Rotini, o gerente geral Comercial, Thiago Semicek, a gerente Comercial Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Karla Bondi Biavatti, e o gerente regional Curitiba Norte, Ernani José Ramme, que representou o diretor de Operações, Sergio Wippel.

Leia Também:  Paraná tem a menor diferença salarial entre homens e mulheres na região Sul

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA