NOVA AURORA

PARANÁ

PrFilm Commission participa de evento que discute indústria do audiovisual do Paraná

Publicado em

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio do PrFilm Commission, participará do Inove Siapar 2024, um dia de imersão nas questões da indústria audiovisual com palestras, workshops e empresas expositoras. Será no dia 2 de abril. O evento reunirá representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), canais de TV, universidades, especialistas no tema e convidados.

A realização é do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar) e Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), com o apoio institucional do Sebrae e da PrFilm Commission, que é uma política pública que possui como função primordial transformar o Estado em um destino amigável para as produções audiovisuais. Além disso, atua como facilitadora em diferentes pontos da cadeia produtiva cinematográfica.

“A parceria da Secretaria de Cultura com o Inove Siapar deste ano é fundamental, pois o evento fortalece a cadeia produtiva cinematográfica como um todo no Paraná, missão que também assumimos por meio da nossa PrFilm Commission”, destaca a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A programação terá como foco os novos negócios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias e os processos de produção da indústria do audiovisual. O evento é voltado a todas empresas do ecossistema: da produção, que envolve a criação artística e a transformação das ideias iniciais em produtos; passando pela distribuição, que inclui a comercialização da produção e seu acesso aos diversos circuitos exibidores; até a exibição, que reúne tanto o conjunto de salas de cinema quanto os canais de TV, assim como os novos mecanismos de acesso via internet.

Leia Também:  Paraná lidera novo ranking nacional de inovação e cidades sustentáveis

O Inove Siapar acontece num momento efervescente para o audiovisual brasileiro. Essa indústria foi impactada nos primeiros meses de 2024 com boas notícias, como o Marco Regulatório do Fomento à Cultura e a Cota de Tela no Cinema, obrigação que as empresas exibidoras têm de incluir longas brasileiros em sua programação. As leis de incentivo e fomento, como a Lei Paulo Gustavo, também estão alavancando a produção nacional e regional.

“Eu incluo nesse cenário positivo a promoção da diversidade, que contribui para um ambiente mais inclusivo nas produções”, destaca Jussara Locatelli, presidente do Siapar. Ela lembra que o setor do audiovisual contribui com mais de R$ 27 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, valor superior ao da indústria automobilística, por exemplo. “O Brasil sempre foi um forte consumidor de produtos audiovisuais. Além disso, está entre os cinco maiores mercados de consumo de audiovisual. Somos mais de 200 milhões de espectadores”, afirma.

Além de uma potência em si mesma, a indústria audiovisual movimenta vários setores da economia relacionados a serviços e insumos, tais como serviços bancários e securitários, hospedagem, transporte, aluguéis de bens móveis e imóveis, alimentação, segurança, geração de impostos, bem como serviços manuais como costureiras, maquiadores, figurinistas e marceneiros.  

Leia Também:  Com E-Fórum, Paraná terá novos espaços para atendimentos do Judiciário

CENÁRIO – A indústria audiovisual cumpre atualmente um papel central no desenvolvimento dos países, e não é diferente no Brasil. A expansão da capacidade produtiva e do alcance de obras brasileiras em um mercado efetivamente global é um desafio que requer uma abordagem ampla e coordenação entre agentes públicos e privados.

O Paraná ocupa a quinta posição do País em número de produtoras registradas na Ancine, é o quarto em quantidade de CPBs (Certificado de Produto Brasileiro – documento concedido à obra audiovisual não-publicitária brasileira) e ocupa a segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de um título que assegura e autoriza a obra a ser comercializada e veiculada no Brasil). 

As novas tecnologias de comunicação e mídia, assim como diferentes formas de disseminação de conteúdo, têm provocado mudanças estruturais na distribuição ocupacional dos profissionais do mercado, nas habilidades técnicas e comportamentais demandadas pelo setor.

“Essas demandas impactam as empresas, principalmente com a questão dos recursos humanos. Na perspectiva da indústria audiovisual, essa demanda alta por mão de obra vai se manter nos próximos anos e é por esta razão que é preciso concentrar esforços para que a indústria se desenvolva da melhor forma”, complementa Jussara.

Serviço:

Data: terça-feira, 2 de abril

Horário: das 8h às 18h

Inscrições gratuitas: https://forms.office.com/r/jsmeFH8iJ2

Local: Campus da Indústria – Sistema FIEP – Comendador Franco | Avenida, 1341 – Jardim Botânico

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, dando continuidade à desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. A ação ocorreu simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em Foz do Iguaçu e foram apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é suspeito de integrar o grupo envolvido na tentativa de roubo de grandes proporções frustrada em janeiro deste ano, em Ponta Grossa. Ele também é investigado por participação no roubo à agência da Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, em setembro de 2024.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a atuação conjunta entre as instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao crime organizado “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Festival de Curitiba começa nesta segunda e tem mais de 350 atrações

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da nova fase da operação os grupos TIGRE e Fera, especializado em combate ao tráfico de drogas e pertencente à Divisão Estadual de Narcóticas (Denarc), da PCPR. Pela Polícia Militar o Comando de Operações Especiais (COE) com o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícias de Rondas Ostensivas, Companhia de Operação dom Cães e Diretoria de Inteligência. 

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou o trabalho contínuo da Polícia Civil para avançar nas investigações e identificar todos os envolvidos. “A cooperação entre as instituições foi essencial para chegar a esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir que crimes de grande impacto sejam executados”, disse.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de janeiro deste ano, quando o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Na ocasião, houve confronto armado que resultou na morte de seis suspeitos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

Leia Também:  Curitiba é eleita Comunidade Mais Inteligente do Mundo

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação integrada e da resposta preventiva das forças de segurança. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação reforça a integração entre as forças de segurança pública do Estado. As duas fases da Integrare demonstram o comprometimento do Paraná com uma atuação articulada, técnica e eficaz no combate ao crime organizado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA