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Receita Estadual apreende R$ 1 milhão em mercadorias com irregularidades no Centro-Sul

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A Receita Estadual do Paraná conduziu uma operação com o propósito de investigar denúncias de irregularidades fiscais e reprimir práticas ilegais no transporte de mercadorias nas licenças ambientais e nos setores madeireiro e fumageiro nos municípios da região Centro-Sul do Estado. A operação iniciou no dia 14 de março e foi concluída nesta sexta-feira (22). Houve no período um total de 90 autos de infração emitidos e R$ 420 mil em multas lavradas, o que resultou na apreensão R$ 1,07 milhão em mercadorias com irregularidades fiscais.

Durante sete dias, a 5º Delegacia Regional da Receita de Guarapuava e a 3ª Delegacia Regional da Receita (DRR) de Ponta Grossa, com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), 27º Batalhão da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, fiscalizaram estabelecimentos e mercadorias nos municípios de União da Vitória, Mallet, São Mateus do Sul, Imbituva, Irati, Rio Azul, Teixeira Soares e Rebouças.

“Foram emitidos autos de infração decorrentes das apreensões de cargas e estoques sem documentação fiscal, além de serem exigidos o recolhimento do ICMS de produtos em que o imposto não foi pago. Adicionalmente, as empresas irregulares estão sujeitas a multas administrativas, pré-cancelamento e bloqueio preventivo das Notas Fiscais Eletrônicas”, esclareceu o auditor fiscal e coordenador das operações, Helder Marques Yano.

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As equipes realizaram, também, a fiscalização do transporte de mercadorias. Foram identificadas irregularidades no transporte de toras de madeira, soja, gado bovino, equipamentos para produção de cerveja, erva-mate e embalagens, além de empresas operando sem inscrição estadual, empresas fictícias (possivelmente “noteiras”), múltiplas empresas registradas no mesmo local, estoques sem documentação fiscal e falta de recolhimento de imposto.

“As mercadorias irregulares foram apreendidas e estão sujeitas a liberação mediante a identificação do proprietário, com um prazo legal para pagamento das multas em até 30 dias ou entrar com pedido de defesa junto ao Fisco Estadual”, explicou Yano.

“O trabalho na região é constante. Essas operações conjuntas visam coibir a sonegação fiscal, mas, principalmente, combater fraudes e concorrências desleais com os demais contribuintes”, complementou a delegada da Receita de Ponta Grossa, Audrey Grubba.

Fonte: Governo PR

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Serviço essencial: empregados do saneamento comemoraram novo ano trabalhando

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Operando 168 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e 265 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Paraná, a virada do ano na Sanepar foi comemorada por diversos empregados em seus postos habituais de trabalho. Eles são trabalhadores dessas estações ou de laboratórios de análise, da área de manutenção, de gestão de serviços, de transporte, de controle operacional, de comunicação, de segurança e de emergências ambientais. Em escala, eles se revezam para que os serviços de saneamento sejam mantidos ininterruptamente ou atuam para atender demandas específicas como no Litoral, por exemplo, onde a produção de água pode chegar a 120% de aumento em relação ao volume normal.

Na região, a escala de trabalho no réveillon é feita pelos coordenadores Joilson dos Passos e Rodrigo Gimenes da Silva. Eles contam que o planejamento leva em consideração a demanda sazonal, a especificidade de cada posto de trabalho, a disponibilidade, experiência e conhecimento dos empregados. “A rotina de trabalho fica bastante alterada. Por isso, equipes da área comercial, do administrativo do Litoral e de operação e manutenção de outras cidades de juntam, num grande esforço conjunto para que exista pessoal trabalhando em todas as funções necessárias”, explica Rodrigo.

Joilson conta que devido à complexidade dos trabalhos, os treinamentos e capacitações vão ocorrendo durante o ano, com protocolos de segurança do trabalho e sempre com um líder da equipe no comando. “O líder é o mestre, o empregado mais experiente, mas quem está no apoio também precisa estar apto a desempenhar a função”, explica.

“No Litoral, existe muita proatividade entre os empregados e é comum quem se disponibilize a trabalhar em funções variadas de seu posto costumeiro, auxiliando na operação de estações, no campo e no controle operacional durante a temporada. Nossos colegas são comprometidos com resultados e quando acaba uma Operação Verão já se inicia o planejamento da próxima”, conta o coordenador.

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ESSENCIAIS – Uma das escaladas para atuar no plantão da virada foi Elizabete do Rocio Luciano, lotada na Gerência de Produção de Água, em Curitiba, no maior Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar. Há quase 10 anos na empresa e cumprindo plantões há nove anos, ela faz parte da equipe que atua na administração dos níveis dos reservatórios de água tratada e de pressão em toda a malha de distribuição do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que envolve o abastecimento de 3,6 milhões de moradores de Curitiba e Região Metropolitana, cujo consumo é de cerca de 770 milhões de litros de água por dia.

“Durante a noite e a madrugada, operamos questões essenciais no CCO para que tudo relacionado ao abastecimento amanheça funcionando plenamente ou sejam encaminhadas resoluções de maneira ágil se identificamos alguma anormalidade. É um trabalho humano, insubstituível e fundamental, que nenhuma inteligência artificial pode fazer sozinha”, disse Elizabete.

“A inteligência artificial nos auxilia, mas é apenas um apoio. Com meus filhos, comemoraremos a chegada do ano novo depois. Eles estão acostumados com minha rotina de escala e entendem a importância do meu trabalho. É gratificante saber que, como os hospitais, os bombeiros, os policiais, eu também atuo em algo fundamental para a vida da população”, conta Elizabete.

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Outro trabalhador da Sanepar na virada foi Auri Cybulski, operador das duas Estações de Tratamento de Água de Guarapuava. “Estou na empresa faz 17 anos e trabalho em escala há 12 anos. Quando minha escala cai numa festividade, como a de Ano Novo, minha família ajusta o horário da ceia, fazemos mais cedo e eu participo até o horário de vir trabalhar. É minha rotina estar à meia-noite no serviço e eu entendo a importância da água tratada para as pessoas todos os dias. Sei do valor dessa atividade e da necessidade de nunca pararmos”, afirma Auri.

PLANEJAMENTO – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, como a Sanepar fornece serviços essenciais para a população durante o ano todo, os trabalhos ligados ao fornecimento de água e ao esgotamento sanitário funcionam 24 horas por dia, sem cessar, incluindo finais de semana e feriados. “Há um planejamento para que os processos de água e de esgoto continuem funcionando em todos os momentos, em todas as 346 cidades que atendemos”, afirma.

“Temos condições específicas de trabalho para as emergências, com a maior prontidão possível de pessoal e equipamentos para essas situações e modificamos o que seria habitual para que os trabalhos tenham continuidade e eficiência. Durante o verão, por exemplo, nossos empregados lotados no Litoral não tiram férias, muitos são remanejados de uma área para outra e mesmo de uma cidade para outra buscando atender a população que aumenta exponencialmente com a vinda dos turistas para as praias”, diz.

Fonte: Governo PR

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