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Capacitações promovidas pela Saúde reforçam ações de cuidado com a população idosa

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A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) ações voltadas para a atenção e o cuidado às pessoas idosas, com 60 anos ou mais. Os eventos contemplaram 16 municípios que fazem parte das Regionais de Saúde de União da Vitória (6ª RS) e Paranaguá (1ª RS).

Cerca de 250 profissionais da área participaram do encontro em União da Vitória (Sul do Paraná). As equipes da Rede de Atenção à Saúde tiveram a oportunidade de expandir o conhecimento sobre a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa.

Além da capacitação técnica, foi realizado um mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, com atendimento pelos profissionais a aproximadamente 100 pessoas idosas. Eles colocaram em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro como, por exemplo, a estratificação de risco, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal.

Na 6ª Regional de Saúde, segundo o Censo 2022, vivem 26.703 pessoas idosas. Alguns municípios possuem uma proporção desta população chegando a 21,2%, maior que a média do Estado que é de 16,5%.

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O mutirão é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde das pessoas idosas, capacitar as equipes e educar a população deste segmento sobre cuidados necessários à saúde e sobre seus direitos.

Os profissionais que atuam nesta linha de cuidado estão dentro da agenda estratégica do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”, que tem como objetivo promover ampla reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), com mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes de saúde e no perfil assistencial.

“Investimos na capacitação dos profissionais a fim de proporcionar às pessoas o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, esclarece a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

FORMAÇÃO – Na quinta-feira, em Paranaguá, no Litoral do Estado, 22 alunas participaram do encerramento do Curso de Formação Inicial em Cuidador de Idoso. O curso começou em agosto de 2023 e foi realizado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (CFRH), vinculados à Sesa.

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O curso é direcionado aos profissionais das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), cuidadores informais e familiares, auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos trabalhadores dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços privados.

ESTATÍSTICA – Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes a 2022, existem cerca de 1,9 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população do País nesta faixa etária. A expectativa de vida da população paranaense em 2021 era de, em média, 77 anos – 73,6 anos para homens e 80,5 anos para mulheres. 

Fonte: Governo PR

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PARANÁ

Sanepar atua com equipes 24 horas e reforços nos sistemas para atendimento no Litoral

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Milhares de pessoas se deslocam ao litoral paranaense durante a temporada em busca de praias limpas, descanso e lazer. Para atender uma população estimada em mais de 4 milhões de pessoas entre dezembro e janeiro, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) reforça todo o seu sistema de produção, tratamento, reservação e distribuição de água nas cidades litorâneas onde atua – Morretes, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba.

“A produção de água aumenta aproximadamente 60% durante a alta temporada. De 27 de dezembro a 5 de janeiro, chegamos a produzir 100%, 120% a mais do que o normal. A estrutura do sistema é toda reprogramada para estes dois meses”, disse o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral, Fabio Basso.

Ele explica que estações de tratamento de água como a Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e Saí-Guaçu, em Guaratuba, que normalmente funcionam até 18 horas por dia, passam a operar 24 horas ininterruptas.

Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz, a Sanepar está com sete contêineres na região nos pontos mais críticos, que são os finais de redes de água.

“Esses contêiners são abastecidos por caminhões-pipa e têm uma bomba e um dispositivo de comunicação e controle que identifica a necessidade de acelerar ou reduzir a bomba. Temos técnicos de plantão 24 horas por dia, que atuaram mesmo no dia 25 de dezembro e que atuarão em 1º de janeiro, permanecendo dentro das unidades da Sanepar para resolver qualquer problema da forma mais rápida possível”, ressaltou Muniz.

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Ele orienta sobre a importância da agilidade no trabalho da Companhia. “Quando a população visualizar um veículo da Sanepar, pedimos que seja dada prioridade de passagem, lembrando que aquela pessoa está ali a trabalho, de plantão, fazendo um atendimento que é essencial para o abastecimento, para a eficiência do serviço”, alerta.

Neste período do ano, tanto os sistemas de tratamento e de distribuição de água quanto aos de recalque de esgoto funcionam com sua capacidade máxima.

Fabio Akira Schiling, que trabalha na Coordenação de Redes, responsável por garantir a distribuição de água, conta que o trabalho para o verão tem um planejamento iniciado muito tempo antes.

“Nós nos organizamos o ano todo para atender com qualidade os veranistas, todo o pessoal que trabalha nas redes, no tratamento de água, no atendimento aos clientes. A preparação é fundamental porque temos bastante trabalho quando chega esta época” ressaltou.

Ele acrescenta que também há o suporte importante de empregados que vêm de outras cidades. “Sem eles não seria possível dar conta de toda a demanda que temos num período tão curto, sempre precisamos de um efetivo maior. Somando, juntos, a gente consegue fazer um trabalho mais completo”, comenta Schiling.

ESGOTO – Anderson Divino Musso, empregado da Gerência Eletromecânica da Sanepar no Litoral, explica que esta área é responsável pelo recalque de todo o esgoto gerado, feito através de bombas submersas que ficam a até oito metros de profundidade em alguns pontos.

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Nesta época do ano também são feitas intervenções para manutenção nesses locais, principalmente devido ao acúmulo de uma variedade de objetos, como roupas, panos, brinquedos, que acabam chegando no esgoto.

“Esse material entope as bombas, trava, reduz a capacidade, causa extravasamento de esgoto nas vias. A grande dificuldade é que temos equipamentos de até uma tonelada e, para fazer algumas intervenções, é preciso mobilizar várias pessoas, veículo próprio, muitas vezes é preciso paralisar o sistema de água para fazer esses serviços, que podem durar horas. Até mesmo o trânsito, que nesta época é muito mais intenso, faz com que a gente demore muito mais tempo para chegar aos locais de manutenção”, diz Musso.

Ele conta que, por isso, já no início do ano, as equipes iniciam o trabalho de manutenção preventiva e corretiva visando o perfeito atendimento durante a temporada. Após o Carnaval, é iniciada a avaliação de todos os equipamentos e estruturas do Litoral.

“Paralelamente, a Sanepar já inicia os ajustes para contratação de geradores para as unidades de tratamento e distribuição de água e para recalque de esgoto bruto e tratamento, a fim de garantir funcionamento ininterrupto e atendimento de qualidade. Estamos aqui para atender e proporcionar à população que vem usufruir do Litoral só grandes alegrias, para iniciar 2025 com os ânimos revigorados”, diz.

Fonte: Governo PR

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