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DER/PR bloqueia PRC-476 em União da Vitória para garantir segurança dos usuários

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou na manhã desta sexta-feira (22) a interdição provisória da PRC-476 em União da Vitória, na região Sul. O trecho bloqueado vai do km 363+300 ao km 363+700, sendo ponto de queda de barreiras. A medida é preventiva, devido à instabilidade do maciço rochoso próximo à rodovia e risco aos usuários.

A interdição atende um relatório da Defesa Civil, que aponta o trecho como de risco muito alto de queda de material e rolamento de blocos, colocando em risco o tráfego de veículos em ambas as faixas, e solicitações de outros órgãos, como Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR). 

Além de barreiras físicas restringindo o acesso, foram instaladas placas provisórias alertando os condutores e orientando quanto a opções de rotas alternativas:

– Veículos leves podem utilizar a Rua Leandro Muzzolon, por onde é proibido o trânsito de veículos pesados.

– Veículos pesados devem utilizar a BR-153 para acessar a PRC-466 e o bairro Dona Mercedes.

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QUEDAS – Em 20 de janeiro foi registrada a primeira queda de materiais no local, incluindo rochas de grande porte, que deixaram a rodovia em meia pista até serem removidas. No dia 24 do mesmo mês aconteceu a segunda queda de barreira, e a terceira em 12 de março, com solo e vegetação se desprendendo da encosta.

O DER/PR monitora o local por meio de levantamentos topográfico e visual para acompanhar qualquer alteração nas rochas. Também realiza estudos geológicos e geotécnicos que vão embasar uma análise das características do maciço, garantindo a definição da melhor solução de contenção e estabilização.

O objetivo é retomar a trafegabilidade com segurança para o usuário e de forma célere, com previsão de contratação emergencial dos serviços necessários.

RODOVIAS – O acesso a União da Vitória pela ponte Manoel Ribas é feito pelas rodovias PRC-466 e PRC-476, ambas implantadas junto a um maciço rochoso formado principalmente por arenito e siltito, propenso a sofrer fraturas. O problema é agravado pelas fortes chuvas que atingiram o Paraná nos últimos meses, causando alagamentos, danos no pavimento de rodovias e quedas de barreira em várias regiões.

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Enquanto em anos interiores a queda de rochas estava concentrada na PRC-466, em 2024 tiveram início as quedas também na PRC-476, levando ao atual bloqueio.

Trechos das duas rodovias próximo à ponte operam em meia pista com sistema pare-e-siga durante o dia e com semáforos no período noturno, devido a danos mais antigos no maciço, mas sem a mesma instabilidade do trecho interditado.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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