NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná participa de fórum sobre potenciais para o desenvolvimento local

Publicado em

A Portos do Paraná apresentou, nesta quarta-feira (20), projetos e resultados relacionados às áreas de infraestrutura e turismo e que têm impulsionado o desenvolvimento local. O diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram do Fórum de Competitividade LIDE Paraná 2024.

Entre os destaques apresentados no evento, o recorde de 65 milhões de toneladas movimentadas em 2023 e as ações realizadas pela empresa pública para receber os navios de cruzeiro no Porto de Paranaguá. Na primeira temporada, mais de 39 mil passageiros e tripulantes passaram por Paranaguá, movimentando a economia local.

“É mais uma oportunidade de estarmos aqui entre os líderes para apresentar todas as ações, o planejamento e o trabalho que estamos realizando por parte Governo do Paraná”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Garcia disse que o Fórum de Competitividade é uma importante ferramenta para discutir sobre o setor produtivo e do turismo. “No evento nós conseguimos desenvolver e falar um pouco mais das questões de infraestrutura do Litoral do Paraná, em especial de Paranaguá e Antonina, onde a Portos do Paraná tem dois grandes terminais e é um ator importante no desenvolvimento da região”.

Leia Também:  Obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 41 entram na reta final

O evento, realizado pelo LIDE Paraná, visitará outros municípios do Estado buscando fortalecer os investimentos e serviços de acordo com as potencialidades de cada região. Paranaguá inaugurou a programação abordando as principais ações em infraestrutura e turismo locais.

“O nosso objetivo foi fomentar a discussão e trazer oportunidades, insights de negócios. A gente quer que as lideranças se conectem, aproveitem as oportunidades, que muitas vezes estão no bairro, estão na rua, estão no Estado, e a gente fica procurando fora daqui”, enfatizou Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

PRESENÇAS – Também participaram do evento Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá; Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná; Gilberto Birkhan, diretor-presidente do Porto Ponta do Félix; Maria Ângela Plahtyn Torres, secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá; e José Reis de Freitas Neto, diretor da Adetur – Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná.

Da Portos do Paraná estiveram presentes o secretário-geral, Felipe Gama; e os diretores empresarial, André Pioli, Gabriel Vieira (Operações), João Paulo Santana (Meio Ambiente), Marcos Bonoski (Administrativo e Financeiro), e Victor Kengo (Engenharia e Manutenção).

Leia Também:  Paraná pode ter 95 colégios do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Published

on

By

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  UEM divulga resultados do Vestibular de Verão e do PAS 2024 nesta sexta-feira

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  Estado libera R$ 24,7 milhões em créditos de ICMS aos consumidores do Nota Paraná

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA