NOVA AURORA

PARANÁ

Mobilização contra a dengue reforça importância das ações de combate ao mosquito

Publicado em

Profissionais de saúde, gestores municipais, crianças, adultos e instituições se uniram neste sábado (16) em todo o Estado para o combate à dengue. A ação fez parte da mobilização estadual da Secretaria de Estado da Saúde, Defesa Civil, integrantes do Comitê Intersetorial para o Controle da Dengue e da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que convocaram os paranaenses a participarem ativamente do enfrentamento à doença, em várias frentes, como limpeza de locais onde o mosquito transmissor pode se reproduzir e ações educativas.

Mesmo com as altas temperaturas registradas em todo o Paraná, as equipes municipais, em parceria com as Regionais de Saúde, realizaram remoções de focos do mosquito Aedes Aegypti em casas, terrenos baldios e espaços públicos, como praças. Os profissionais também realizaram entrega de material impresso com orientações sobre a doença e sobre prevenção, em ruas e escolas do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância da iniciativa e da dedicação de todos que participaram das ações. “O combate à dengue no Paraná acontece todo dia, mas neste sábado o esforço foi dobrado. Temos de fortalecer as ações também dentro de casa, no fundo do quintal, contamos com a colaboração de todos para vencermos essa batalha”, disse. 

Leia Também:  1,7 mil moradores da Ilha dos Valadares foram atendidos pelo PCPR na Comunidade

O Paraná está em situação de emergência em saúde pública para a dengue desde quinta-feira (14). A medida foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Nesta sexta-feira (15), o Governo do Estado lançou mais uma campanha para combater a dengue. Dessa vez, como forma de chamar atenção para o tema, recorreu à inteligência artificial para falar sobre a importância das medidas simples de combate ao mosquito, como não deixar água parada, ambiente propício para a criação do Aedes Aegypit

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada

Published

on

By

Turistas de várias nacionalidades, especialmente da Argentina, Chile e Uruguai, desembarcaram na manhã desta sexta-feira (27) em Paranaguá na terceira escala do cruzeiro MSC Armonia nesta temporada de verão. Ao todo, 2.264 passageiros desembarcaram do navio e foram recebidos em uma estrutura especial montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) em parceria com os municípios e a iniciativa privada, na Praça Mario Roque, no Centro da cidade.

Do total de visitantes, 1.822 desembarcaram para a realização passeios ao longo do dia, enquanto outros 442 que tiveram o Litoral do Paraná como destino. No receptivo eles puderam conhecer diversos atrativos dos sete municípios da região e adquirir pacotes de passeios com agências de turismo previamente cadastradas. Há ainda mais 733 tripulantes a bordo, muitos dos quais também aproveitam a oportunidade para passear.

A atração mais buscada foi a Ilha do Mel, cuja cota disponibilizada foi totalmente comprada antes das 11h desta sexta. Outras atrações que tiveram alta procura foram o passeio na baía de Guaratuba para avistamento dos Guarás e pacotes com direito a almoço em Morretes.

Para Irapuan Cortes, presidente do Viaje Paraná, órgão vinculado à Setu que tem a função de estimular o turismo em todo o Estado, os cruzeiros representam um grande potencial econômico para os municípios litorâneos. “Essa é a terceira parada desta segunda temporada de cruzeiros. Enquanto nas duas primeiras tivemos muitos turistas brasileiros, agora estamos recebendo mais pessoas de fora e que gastam, em média, cerca de US$ 1 mil cada”, explicou.

“O Viaje Paraná tem a função de aproximar a iniciativa privada do poder público e temos conseguido nosso objetivo aqui ao trazer vários expositores que estão aqui para vender os seus serviços, o que tem gerado renda e empregos nos sete municípios do Litoral”, complementou Cortes.

Além de ser um ponto de passagem, neste ano Paranaguá também se tornou um ponto de partida e chegada dos cruzeiros marítimos. Nesta escala, cerca de 400 pessoas também embarcaram na cidade para seguir viagem rumo a Argentina, com paradas em Santa Catarina e no Uruguai nos próximos dias. Eles foram recebidos no Complexo Mega Rocio, outra estrutura montada pelo Governo do Estado onde os passageiros passam pela aduana para embarcar ou retornar ao navio com conforto e organização.

MELHORIAS – Tanto o receptivo montado na praça central quanto o Mega Rocio receberam melhorias em relação à primeira temporada de cruzeiros (2023/2024). Os espaços foram reformulados para atender melhor o fluxo turístico e proporcionar uma experiência melhor aos visitantes e expositores. 

A nova estrutura do receptivo conta com 15 circuladores de ar, novas cadeiras, poltronas e sofás de descanso, bistrôs e guichês para expositores, reunindo representantes de todos os municípios do Litoral do Paraná. Ambos os locais contam com opções variadas de alimentação e espaços para produtores e artesãos locais exporem seus produtos e serviços.

Leia Também:  Com adesão ao Pacto pela Governança da Água, Paraná ampliará gestão de recursos hídricos

Em uma parceria entre a Setu e a Secretaria de Estado da Cultural (Seec), bandas e artistas paranaenses contratados pelo Palco Paraná se revezam ao longo dos dias de escala dos cruzeiros para garantir boa música e entretenimento aos visitantes.

Paranaguá, 27 de dezembro de 2024 - O porto de Paranaguá recebe novo navio com turistas.

O curitibano José Carlos Pimentel, que vai embarcar em Paranaguá junto com familiares e amigos, se disse impressionado com a estrutura que foi montada pelo Governo do Estado. “Eu conheço bem o Litoral do Paraná e a organização que foi montada aqui para os turistas não perde em nada para outros países onde nós já pegamos cruzeiros”, disse. “Temos Morretes e Antonina, as praias de Matinhos e Pontal do Paraná e vários locais no entorno de Paranaguá para que os turistas levem uma boa impressão do nosso Estado”, acrescentou.

Para a aposentada Maria Nilce Vieira, de Ponta Grossa, o embarque em Paranaguá facilitou a logística dos turistas paranaenses, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo na região. “Para nós do Paraná é muito melhor poder embarcar aqui do que ir para Santos ou Itajaí, além do que ter esses cruzeiros passando aqui é bom para ampliar esse movimento aqui no Litoral. Eu mesma só conhecia o mercado do peixe e, como vamos embarcar no fim da tarde estamos vendo qual passeio fazer durante o dia”, contou.

José Reis, diretor-presidente da Adetur Litoral, organização responsável por fomentar o turismo na região, comemora o avanço. “Ano passado tínhamos um pavilhão com cadeiras apenas. Neste ano temos maior estrutura, organização e identidade visual. Nossa intenção é tornar esse receptivo a sala de estar do Litoral, recebendo turistas, mas recebendo também a própria população. Pensando nisso, em dias que não ocorrem escalas do navio, o espaço será utilizado para apresentações culturais e demais atividades para a comunidade e para os empresários da região”, disse.

ATRAÇÕES – Como na última temporada, os expositores e representantes de agências de viagens locais puderam vender passeios e experiências aos cruzeiristas. A travessia até a Ilha do Mel foi o passeio que mais atraiu os turistas, com 180 pacotes vendidos apenas por uma das operadoras do trecho.

Para a turismóloga e diretora Técnica da Prefeitura de Pontal do Paraná, Yana Kossemba da Silva, o trabalho de promoção dos municípios feito pelo Governo do Estado é fundamental para alavancar o setor. “Estamos aqui com a maior alegria para receber esses turistas que estão chegando, em uma estrutura fantástica que nos dá condições de atender este grande volume de visitantes que está vindo conhecer o nosso Litoral. Pontal do Paraná, assim como as cidades vizinhas, tem inúmeros atrativos e estamos contentes em poder receber cada vez mais visitantes de outros lugares do Brasil e do mundo”, disse.

Leia Também:  Ratinho Junior visita AACD e conhece centro hospitalar de reabilitação ortopédica

A artesã Alice Freitag é outra expositora presente no receptivo. Ela conta que já apresentou suas peças artesanais, comidas e bebidas típicas do Litoral, como a Cataia, para turistas de outros lugares do Brasil, América do Sul, Europa e até mesmo do Oriente Médio. “Estamos aqui atendendo os turistas que estão vindo cada vez mais para o nosso Paraná, que é tão lindo, e espero que tenhamos cada vez mais pessoas prestigiando as nossas riquezas e belezas naturais. A troca de experiências tem sido ótima e já estou aprendendo inglês e espanhol para poder atender todo mundo da melhor forma”, revelou Alice.

Com o objetivo de identificar as demandas, percepções e críticas dos turistas e melhorar a experiência deles para a próxima temporada, a Setu realiza com os cruzeiristas que embarcam e desembarcam em Paranaguá uma pesquisa de satisfação. Os resultados do levantamento devem ser divulgados em março de 2025.

TEMPORADA – Os embarques em Paranaguá fazem parte de diferentes roteiros operados pelo MSC Armonia. O navio tem 274,9 metros de comprimento, 32 metros de largura e 54 metros de altura, com capacidade para 2.620 passageiros. O cruzeiro de 65.542 toneladas possui 976 cabines, sendo cinco adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A tripulação é composta por 721 profissionais que atendem aos diferentes setores da embarcação. 

A última temporada de cruzeiros no Paraná, entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou cerca de 39 mil pessoas (entre embarques e desembarques) e gerou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.

As próximas escalas do MSC Preciosa em Paranaguá estão agendadas para os dias 3, 10, 17, 24 e 31 de janeiro, sempre das 8h às 19h. Os navios chegam de Buenos Aires, na Argentina, e seguem ao fim do dia para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA