PARANÁ
Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes e estreita relação com a comunidade
Publicado em
17 de março de 2024por
Itajuba TadeuO Porto de Paranaguá comemora 89 anos de história neste domingo (17). Com mais de 6 mil metros de cais e píeres, o terminal segue crescendo em números de movimentação e se consolidando como referência nacional do setor. O destaque neste aniversário vai para o recorde histórico de movimentação anual, de 65 milhões de toneladas, ocorrido em 2023.
Já o destaque nacional vai para a movimentação de cargas do complexo soja (farelo, grãos e óleo) em janeiro de 2024. De acordo com o sistema para consultas de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat), 37,5% da exportação brasileira de soja saiu pelo Porto de Paranaguá. Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total.
“Agradeço a força da nossa comunidade, que faz com que cheguemos nesses 89 anos com destaques e uma movimentação muito expressiva. Isso aconteceu graças aos esforços dos trabalhadores, da comunidade e dos empresários que acreditam e investem aqui no Paraná”. afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Destaco a todos e esperamos que a força da comunidade prevaleça. Mais resultados aparecerão e a nossa roda vai seguir cada vez virando mais forte”, enfatiza.
Ao todo, 489 pessoas trabalham na Portos do Paraná. Jamile dos Santos Faustino, agente portuária há quatro anos e seis meses, faz parte dessa equipe. Parnanguara, filha e neta de estivadores, sempre sonhou em trabalhar na Portos do Paraná e hoje atua no departamento de arrendamentos.
- Na Intermodal, Portos do Paraná apresenta ações sustentáveis e adere pacto de descarbonização
- Portos do Paraná registra o melhor janeiro da história em movimentação de cargas
“Gosto do que faço, sinto que estou onde realmente queria estar. Para mim, é uma grande experiência. Sempre ouvi meu pai falar, meu avô falar do Porto. “É um sonho desde criança, admirar e querer estar aqui”, diz Jamile.
Bruno de Paula Guimarães também atua na Portos do Paraná desde 2018, quando começou como estagiário. Hoje é técnico portuário na coordenadoria de Granéis e Exportação. Na rotina de trabalho, faz diversas tarefas entre analisar as nomeações de carga recebidas, a logística e a armazenagem de farelo nos armazéns.
“Como parnanguara, nascido e criado em Paranaguá, sempre sonhei, desde pequeno, em trabalhar na área portuária. Estar aqui hoje nesse meio é a realização de um sonho”, conta Guimarães.
Outra cidadã de Paranaguá que atua no porto é a assessora da gerência de planejamento estratégico, Renata Pereira Aguiar. Renata trabalhou entre os anos 2004 e 2005 como estagiária e retornou em 2023 no setor de planejamento estratégico. Graduada em administração, com ênfase em comércio exterior, atualmente trabalha com o planejamento e metas dos portos paranaenses e integra o Comitê de Inovação.
“Tenho muito orgulho de ser uma mulher dentre tantas que tem aqui. Vejo que é uma empresa bem aberta, bem dinâmica quanto a isso. Nós temos um número significativo de mulheres em cargos de chefia como gerência, coordenadoria. Tem muitas mulheres à frente de diversos projetos e responsáveis pelas suas áreas”, observa Renata.
PARA O FUTURO – O Porto de Paranaguá segue movimentando a todo o vapor e com a expectativa de novos recordes. “A meta de crescimento para 2024 é de 2% a 3% do total movimentado em 2023. É uma meta audaciosa, mas seguimos confiantes, focando em inteligência logística e investimentos”, afirma o presidente da Portos Paraná.
Entre os investimentos estão os arrendamentos na área portuária. O mais recente é o do PAR-09, que foi arrematado em novembro de 2023 pelo Fundo de Investimento Q-PAR09. A empresa deverá investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco anos e gerar 150 empregos diretos. A previsão é que novos leilões ocorram ainda este ano.
CORRIDA DO PORTO – Além dos investimentos em movimentação, a Portos do Paraná também estreita o relacionamento com a comunidade. Uma das ações é a Corrida do Porto, que acontece no cais do Porto de Paranaguá, e já tem data marcada: será no dia 09 de junho, a partir das 7h da manhã.
A expectativa é de receber 1.500 pessoas ao longo de quatro modalidades: corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada e circuito infantil. O objetivo é atrair atletas e famílias de todo o País.
Todo o recurso arrecadado com as inscrições será revertido para a compra de cestas básicas para Instituições sociais das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná. Os ingressos serão vendidos nas próximas semanas.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada
Published
29 minutos agoon
27 de dezembro de 2024By
Turistas de várias nacionalidades, especialmente da Argentina, Chile e Uruguai, desembarcaram na manhã desta sexta-feira (27) em Paranaguá na terceira escala do cruzeiro MSC Armonia nesta temporada de verão. Ao todo, 2.264 passageiros desembarcaram do navio e foram recebidos em uma estrutura especial montada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) em parceria com os municípios e a iniciativa privada, na Praça Mario Roque, no Centro da cidade.
Do total de visitantes, 1.822 desembarcaram para a realização passeios ao longo do dia, enquanto outros 442 que tiveram o Litoral do Paraná como destino. No receptivo eles puderam conhecer diversos atrativos dos sete municípios da região e adquirir pacotes de passeios com agências de turismo previamente cadastradas. Há ainda mais 733 tripulantes a bordo, muitos dos quais também aproveitam a oportunidade para passear.
A atração mais buscada foi a Ilha do Mel, cuja cota disponibilizada foi totalmente comprada antes das 11h desta sexta. Outras atrações que tiveram alta procura foram o passeio na baía de Guaratuba para avistamento dos Guarás e pacotes com direito a almoço em Morretes.
Para Irapuan Cortes, presidente do Viaje Paraná, órgão vinculado à Setu que tem a função de estimular o turismo em todo o Estado, os cruzeiros representam um grande potencial econômico para os municípios litorâneos. “Essa é a terceira parada desta segunda temporada de cruzeiros. Enquanto nas duas primeiras tivemos muitos turistas brasileiros, agora estamos recebendo mais pessoas de fora e que gastam, em média, cerca de US$ 1 mil cada”, explicou.
“O Viaje Paraná tem a função de aproximar a iniciativa privada do poder público e temos conseguido nosso objetivo aqui ao trazer vários expositores que estão aqui para vender os seus serviços, o que tem gerado renda e empregos nos sete municípios do Litoral”, complementou Cortes.
Além de ser um ponto de passagem, neste ano Paranaguá também se tornou um ponto de partida e chegada dos cruzeiros marítimos. Nesta escala, cerca de 400 pessoas também embarcaram na cidade para seguir viagem rumo a Argentina, com paradas em Santa Catarina e no Uruguai nos próximos dias. Eles foram recebidos no Complexo Mega Rocio, outra estrutura montada pelo Governo do Estado onde os passageiros passam pela aduana para embarcar ou retornar ao navio com conforto e organização.
MELHORIAS – Tanto o receptivo montado na praça central quanto o Mega Rocio receberam melhorias em relação à primeira temporada de cruzeiros (2023/2024). Os espaços foram reformulados para atender melhor o fluxo turístico e proporcionar uma experiência melhor aos visitantes e expositores.
A nova estrutura do receptivo conta com 15 circuladores de ar, novas cadeiras, poltronas e sofás de descanso, bistrôs e guichês para expositores, reunindo representantes de todos os municípios do Litoral do Paraná. Ambos os locais contam com opções variadas de alimentação e espaços para produtores e artesãos locais exporem seus produtos e serviços.
Em uma parceria entre a Setu e a Secretaria de Estado da Cultural (Seec), bandas e artistas paranaenses contratados pelo Palco Paraná se revezam ao longo dos dias de escala dos cruzeiros para garantir boa música e entretenimento aos visitantes.
O curitibano José Carlos Pimentel, que vai embarcar em Paranaguá junto com familiares e amigos, se disse impressionado com a estrutura que foi montada pelo Governo do Estado. “Eu conheço bem o Litoral do Paraná e a organização que foi montada aqui para os turistas não perde em nada para outros países onde nós já pegamos cruzeiros”, disse. “Temos Morretes e Antonina, as praias de Matinhos e Pontal do Paraná e vários locais no entorno de Paranaguá para que os turistas levem uma boa impressão do nosso Estado”, acrescentou.
Para a aposentada Maria Nilce Vieira, de Ponta Grossa, o embarque em Paranaguá facilitou a logística dos turistas paranaenses, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo na região. “Para nós do Paraná é muito melhor poder embarcar aqui do que ir para Santos ou Itajaí, além do que ter esses cruzeiros passando aqui é bom para ampliar esse movimento aqui no Litoral. Eu mesma só conhecia o mercado do peixe e, como vamos embarcar no fim da tarde estamos vendo qual passeio fazer durante o dia”, contou.
José Reis, diretor-presidente da Adetur Litoral, organização responsável por fomentar o turismo na região, comemora o avanço. “Ano passado tínhamos um pavilhão com cadeiras apenas. Neste ano temos maior estrutura, organização e identidade visual. Nossa intenção é tornar esse receptivo a sala de estar do Litoral, recebendo turistas, mas recebendo também a própria população. Pensando nisso, em dias que não ocorrem escalas do navio, o espaço será utilizado para apresentações culturais e demais atividades para a comunidade e para os empresários da região”, disse.
ATRAÇÕES – Como na última temporada, os expositores e representantes de agências de viagens locais puderam vender passeios e experiências aos cruzeiristas. A travessia até a Ilha do Mel foi o passeio que mais atraiu os turistas, com 180 pacotes vendidos apenas por uma das operadoras do trecho.
Para a turismóloga e diretora Técnica da Prefeitura de Pontal do Paraná, Yana Kossemba da Silva, o trabalho de promoção dos municípios feito pelo Governo do Estado é fundamental para alavancar o setor. “Estamos aqui com a maior alegria para receber esses turistas que estão chegando, em uma estrutura fantástica que nos dá condições de atender este grande volume de visitantes que está vindo conhecer o nosso Litoral. Pontal do Paraná, assim como as cidades vizinhas, tem inúmeros atrativos e estamos contentes em poder receber cada vez mais visitantes de outros lugares do Brasil e do mundo”, disse.
A artesã Alice Freitag é outra expositora presente no receptivo. Ela conta que já apresentou suas peças artesanais, comidas e bebidas típicas do Litoral, como a Cataia, para turistas de outros lugares do Brasil, América do Sul, Europa e até mesmo do Oriente Médio. “Estamos aqui atendendo os turistas que estão vindo cada vez mais para o nosso Paraná, que é tão lindo, e espero que tenhamos cada vez mais pessoas prestigiando as nossas riquezas e belezas naturais. A troca de experiências tem sido ótima e já estou aprendendo inglês e espanhol para poder atender todo mundo da melhor forma”, revelou Alice.
Com o objetivo de identificar as demandas, percepções e críticas dos turistas e melhorar a experiência deles para a próxima temporada, a Setu realiza com os cruzeiristas que embarcam e desembarcam em Paranaguá uma pesquisa de satisfação. Os resultados do levantamento devem ser divulgados em março de 2025.
TEMPORADA – Os embarques em Paranaguá fazem parte de diferentes roteiros operados pelo MSC Armonia. O navio tem 274,9 metros de comprimento, 32 metros de largura e 54 metros de altura, com capacidade para 2.620 passageiros. O cruzeiro de 65.542 toneladas possui 976 cabines, sendo cinco adaptadas para pessoas com necessidades especiais. A tripulação é composta por 721 profissionais que atendem aos diferentes setores da embarcação.
A última temporada de cruzeiros no Paraná, entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou cerca de 39 mil pessoas (entre embarques e desembarques) e gerou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 25 milhões na economia da região.
As próximas escalas do MSC Preciosa em Paranaguá estão agendadas para os dias 3, 10, 17, 24 e 31 de janeiro, sempre das 8h às 19h. Os navios chegam de Buenos Aires, na Argentina, e seguem ao fim do dia para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste
Fonte: Governo PR
Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada
Sanepar oferece diversos canais de comunicação para cada tipo de atendimento
PCPR na Comunidade cresce 44% e fortalece vínculos com a população em 72 cidades
Ano novo seguro: forças policiais e Bombeiros reforçam atuação no Litoral
Maíra Cardi exibe mansão que comprou de Neymar e impressiona: ‘Nova lar da família’
PARANÁ
Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada
Turistas de várias nacionalidades, especialmente da Argentina, Chile e Uruguai, desembarcaram na manhã desta sexta-feira (27) em Paranaguá na terceira...
Sanepar oferece diversos canais de comunicação para cada tipo de atendimento
A Sanepar disponibiliza canais de comunicação com a finalidade de facilitar e tornar mais ágil o atendimento das demandas dos...
Ano novo seguro: forças policiais e Bombeiros reforçam atuação no Litoral
As forças de segurança pública do Paraná estão mobilizadas para garantir a tranquilidade e a segurança da população durante as...
POLÍCIA
PCPR na Comunidade cresce 44% e fortalece vínculos com a população em 72 cidades
Levando os serviços a quem mais precisa, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu 150 edições do programa PCPR na...
Ano novo seguro: forças policiais e Bombeiros reforçam atuação no Litoral
As forças de segurança pública do Paraná estão mobilizadas para garantir a tranquilidade e a segurança da população durante as...
PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica no Litoral
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (26), um homem de 51 anos por...
ENTRETENIMENTO
Maíra Cardi exibe mansão que comprou de Neymar e impressiona: ‘Nova lar da família’
A influenciadora Maíra Cardi, de 41 anos, compartilhou um vídeo em seu Instagram, mostrando a mansão milionária que comprou do jogador...
Maíra Cardi e Thiago Nigro presenteiam colaboradores com R$ 10 mil: ‘Natal’
Maíra Cardi e o marido, Thiago Nigro, resolveram emocionar o natal de seus funcionários e surpreenderam eles neste Natal com...
Wanessa Camargo se derrete pela irmã na maternidade: ‘Um presente para todos nós’
A cantora Wanessa Camargo, de 41 anos, fez, nesta quinta-feira (26), uma declaração para a irmã caçula, Clara, que nasceu...
ESPORTES
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
Nos últimos dias, a possibilidade de o meio-campista francês Paul Pogba se transferir para o Corinthians tem gerado grande expectativa...
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
O São Paulo Futebol Clube oficializou a contratação do meia Oscar, de 33 anos, que estava atuando no Shanghai, da...
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Culinária5 dias ago
Antepasto da Terezinha
-
Esportes5 dias ago
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Jovens paranaenses viram protagonistas de suas histórias com o apoio transformador da Gerar
-
PARANÁ6 dias ago
Com ampla programação e reforço do efetivo, Governo do Estado abre Verão Maior Paraná