NOVA AURORA

PARANÁ

Abertas as inscrições para o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Lunardelli

Publicado em

Já estão abertas as inscrições para o 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que será realizado de 24 a 26 de abril, em Lunardelli, no Vale do Ivaí. A cidade é conhecida como a capital paranaense da fé e as atividades do evento acontecerão em espaço da prefeitura anexo ao Santuário Santa Rita de Cássia.

O fórum é uma realização do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, que integra a secretaria estadual do Turismo (Setu), e envolve diversas entidades públicas e privadas. O grupo trabalha para promover esse segmento, visando a geração de renda e emprego. As inscrições podem ser feitas pela internet (AQUI). No mesmo link, é possível conhecer toda a programação e verificar indicações de hospedagem em hotéis conveniados com o evento.

O Paraná possui mais de 300 atrativos em turismo religioso e a expectativa é que o fórum identifique ações para fortalecer ainda mais este segmento. O evento reunirá representantes de destinos turísticos, poder público, iniciativa privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões para a troca de experiências e conhecimentos.

Leia Também:  Eventos técnicos da Coamo e Integrada discutem tecnologia e inovação no agronegócio

O objetivo é contribuir para a qualificação dos envolvidos no turismo religioso no Paraná. A ideia é valorizar o patrimônio histórico-cultural e incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. Lunardelli possui cerca de 4,8 mil habitantes e chega a receber 300 mil turistas por ano, de acordo com a prefeitura.

PROGRAMAÇÃO – O 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso será o primeiro evento realizado no novo espaço de eventos da Prefeitura de Lunardelli, anexo ao Santuário, e deve receber centenas de pessoas nos dois dias. A programação conta com uma novidade: a oficina de produtos experienciais no turismo religioso – para empresários, realizada pelo Sebrae e Fecomércio. Também haverá a 2º Exposição “Riquezas do Vale”, nos dias 25 e 26 de abril, com feiras regionais, gastronomia e atrações culturais.

GRUPO DE TRABALHO – O Grupo de Trabalho do Turismo Religioso é formado pelo Governo do Paraná, por meio da Setu, Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PR), Associação Inter Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio, Sebrae e Prefeitura de Lunardelli. O Grupo também conta com apoio das Instâncias de Governança do Estado, Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia Também:  Estado promove encontro dos Escritórios Regionais de Engenharia das universidades

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Estado promove encontro dos Escritórios Regionais de Engenharia das universidades

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA