NOVA AURORA

PARANÁ

Bombeiras militares participam de encontro sobre saúde da mulher e prevenção

Publicado em

Os cuidados com a saúde física e mental e o alerta para reconhecer os sinais de estresse foram alguns dos temas tratados no encontro que homenageou as mulheres que integram o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Realizado nesta sexta-feira, 08 de março, o evento “Saúde integral da mulher: o que precisamos saber” contou com atividades no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, e a presença da recém-criada banda de música do CBMPR. Participaram 40 profissionais da corporação.

“É um dia de reconhecimento às mulheres”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. “A ideia do encontro é trazer pautas importantes e de relevância para cada as participantes, bombeiras militares e civis. O comando está sempre buscando medidas que tragam conforto às mulheres e para que elas se sintam cada vez mais incluídas, tendo como parâmetro a igualdade entre todos os bombeiros militares”.

Nas duas primeiras atividades, o tema foi saúde mental. “As mulheres que exercem essas duas jornadas, em particular as militares, são muito fortes e decididas. Mas, ao mesmo tempo, têm dificuldade de pedir ajuda. Chegam a um processo de esgotamento muito grande”, disse a palestrante, a psicóloga Juliana Viana, destacando que é preciso atenção para perceber que algo está errado. “É como uma bateria de celular. A nossa tolerância a determinada situação vai descarregando. Não podemos deixar zerar, porque a vida a gente não recarrega em uma hora como uma bateria”.

Leia Também:  Ponte entre Borrazópolis e Kaloré será interditada de 28 de outubro a 18 de novembro

O tema também foi tratado na apresentação sobre prevenção de lesões nas bombeiras militares. O responsável pela palestra foi o soldado Giovanni Gnata, fisioterapeuta e integrante do Centro de Educação Física e Desporto do CBMPR (CEFID-CBMPR). “O principal recado é que, principalmente as bombeiras militares, precisam cuidar muito da saúde mental e da saúde física. Estamos em uma profissão que já tem um estresse mais elevado. E esse fator pode desencadear problemas físicos, principalmente na região da cervical, do ombro e da lombar”, afirmou.

O momento de relaxamento ficou a cargo da 3º sargento Juliana Mazzadri Zanello, com a dinâmica “Yoga e Meditação como ferramenta antiestresse”. A atividade teve duração de 40 minutos, dos quais 25 dedicados a exercícios de yoga e 15 minutos para a prática de meditação. Na etapa final, as participantes assistiram à palestra “Nutrição para a prática de atividade física”, ministrada pela capitã Thayane Gracielle Batista de Lima.

Leia Também:  ​Unicentro abre inscrições para o Programa de Avaliação Continuada

“Acredito que a gente, com esse tipo de evento, consegue ter mais união das meninas, para conversarmos sobre as nossas causas, nossas dificuldades, para evoluirmos como profissionais e como mulheres”, disse a capitã Ana Paula Schibelbein. “Todas as atividades focaram no desenvolvimento pessoal e na parte mental, espiritual. De maneira geral, para conseguir ser boa profissional é preciso estar bem”.

A soldado Bárbara Batistoti Gomes compartilha a mesma opinião. “Entendi o evento como um momento único para fortalecer os laços entre as bombeiras militares, no sentido de trabalho, de união, e mostrar o nosso valor”, disse. “Essas informações sobre saúde, tanto mental quanto física, atividade física e alimentação, nos ajudam a ser melhores e a prestar um bom serviço à população”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Sanepar retirou 108,8 toneladas de resíduos das praias desde 16 de dezembro

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Orquestra Sinfônica apresenta compositores nacionais em "Raízes Brasileiras"

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA