NOVA AURORA

PARANÁ

Bombeiras militares participam de encontro sobre saúde da mulher e prevenção

Publicado em

Os cuidados com a saúde física e mental e o alerta para reconhecer os sinais de estresse foram alguns dos temas tratados no encontro que homenageou as mulheres que integram o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Realizado nesta sexta-feira, 08 de março, o evento “Saúde integral da mulher: o que precisamos saber” contou com atividades no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, e a presença da recém-criada banda de música do CBMPR. Participaram 40 profissionais da corporação.

“É um dia de reconhecimento às mulheres”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. “A ideia do encontro é trazer pautas importantes e de relevância para cada as participantes, bombeiras militares e civis. O comando está sempre buscando medidas que tragam conforto às mulheres e para que elas se sintam cada vez mais incluídas, tendo como parâmetro a igualdade entre todos os bombeiros militares”.

Nas duas primeiras atividades, o tema foi saúde mental. “As mulheres que exercem essas duas jornadas, em particular as militares, são muito fortes e decididas. Mas, ao mesmo tempo, têm dificuldade de pedir ajuda. Chegam a um processo de esgotamento muito grande”, disse a palestrante, a psicóloga Juliana Viana, destacando que é preciso atenção para perceber que algo está errado. “É como uma bateria de celular. A nossa tolerância a determinada situação vai descarregando. Não podemos deixar zerar, porque a vida a gente não recarrega em uma hora como uma bateria”.

Leia Também:  Notícia Boa Paraná: podcast traz startup apoiada pelo programa Anjo Inovador

O tema também foi tratado na apresentação sobre prevenção de lesões nas bombeiras militares. O responsável pela palestra foi o soldado Giovanni Gnata, fisioterapeuta e integrante do Centro de Educação Física e Desporto do CBMPR (CEFID-CBMPR). “O principal recado é que, principalmente as bombeiras militares, precisam cuidar muito da saúde mental e da saúde física. Estamos em uma profissão que já tem um estresse mais elevado. E esse fator pode desencadear problemas físicos, principalmente na região da cervical, do ombro e da lombar”, afirmou.

O momento de relaxamento ficou a cargo da 3º sargento Juliana Mazzadri Zanello, com a dinâmica “Yoga e Meditação como ferramenta antiestresse”. A atividade teve duração de 40 minutos, dos quais 25 dedicados a exercícios de yoga e 15 minutos para a prática de meditação. Na etapa final, as participantes assistiram à palestra “Nutrição para a prática de atividade física”, ministrada pela capitã Thayane Gracielle Batista de Lima.

Leia Também:  Governo publica edital de R$ 5,8 milhões para educação tutorial nas universidades estaduais

“Acredito que a gente, com esse tipo de evento, consegue ter mais união das meninas, para conversarmos sobre as nossas causas, nossas dificuldades, para evoluirmos como profissionais e como mulheres”, disse a capitã Ana Paula Schibelbein. “Todas as atividades focaram no desenvolvimento pessoal e na parte mental, espiritual. De maneira geral, para conseguir ser boa profissional é preciso estar bem”.

A soldado Bárbara Batistoti Gomes compartilha a mesma opinião. “Entendi o evento como um momento único para fortalecer os laços entre as bombeiras militares, no sentido de trabalho, de união, e mostrar o nosso valor”, disse. “Essas informações sobre saúde, tanto mental quanto física, atividade física e alimentação, nos ajudam a ser melhores e a prestar um bom serviço à população”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto Bancas Itinerantes do Detran-PR chega a Jaguapitã e São João do Ivaí

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  UEM oferece aulas de ginástica artística para as comunidades interna e externa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA