NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra de Regiões Turísticas apresenta diversidade do Estado na 20ª Expoturismo

Publicado em

Os participantes da 20ª edição da Expoturismo Paraná estão conhecendo de perto os produtos típicos do Estado. Eles são os protagonistas da Mostra de Regiões Turísticas, ação promovida pela Secretaria do Turismo junto com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs). 

Os produtos são expostos em cima do mapa do Paraná, cada um representando a sua região turística. A cidade de Carlópolis, no Norte Pioneiro, está representada como a capital da goiaba de mesa. A cidade também tem um selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conquistado em 2016.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlópolis é atualmente responsável por 70% das goiabas colhidas em todo o Paraná. No Brasil, a cidade está entre as dez maiores fornecedoras da fruta, com 3,6% da produção nacional. “Tem gente que não conhece uma goiaba tão grande como a nossa. É muito bom dar visibilidade aos nossos produtos”, diz Nilton José Teles, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Leia Também:  Governo do Paraná investe no ensino das ciências em comunidades indígenas do estado

Fernando Delgado, representante da Região Turística de Ecoaventura, História e Sabores, afirma que a Expoturismo Paraná é uma forma de melhorar a renda do setor. “A feira é uma oportunidade para apresentar ideias novas. A gente trouxe vários produtos da região de Campo Mourão para que as pessoas façam degustação e levem o sabor da região para casa”, comenta.

Com os queijos finos produzidos dentro do Biopark de Toledo, a Adetur Riquezas do Oeste chama a atenção dos participantes da feira com a degustação dos seus produtos. “Temos vários tipos de queijos, especialidade da nossa região. Nós explicamos como eles são feitos e onde podem ser encontrados”, destaca Katia Muller, diretora-executiva da Adetur Riquezas do Oeste.

O estande da Região Turística do Vale do Ivaí também apresenta uma diversidade de produtos. “Trouxemos vinho branco, churrasco no espeto de bambu, cachaças e um óculos com imagens 360° das cachoeiras da região”, conta Junior Vicente, diretor de turismo da prefeitura de Faxinal.

Leia Também:  Paraná apresenta ações de prevenção e combate ao HIV em encontro dos estados do Sul

Sandra Negrini, representante das regiões turísticas da Secretaria de Turismo, disse que a Mostra de Regiões Turísticas é uma vitrine para os visitantes pensarem em suas próximas viagens. “Todas as regiões turísticas do Estado estão representadas na feira pelos gestores municipais, empresários, e produtores locais”, complementa.

FEIRA – A Expoturismo Paraná é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado. São dois dias de programação que envolvem rodadas de negócios, capacitações, palestras e troca de experiências sobre turismo regional e nacional. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (7).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diversos trabalhos para manter limpas as areias das praias do Litoral do Estado. Um deles é o das máquinas saneadoras, que revolvem a areia da praia durante a madrugada, retirando pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plástica e de metal e miniembalagens plásticas, como as de balas e outros doces.

Quatro máquinas vão operar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, priorizando os balneários que recebem mais turistas – e onde há, portanto, mais produção de lixo – e os momentos logo após os grandes shows, especialmente em Matinhos. “Os shows tem atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky

Segundo ele, a intenção é de que ocorram tanto a limpeza física da orla quanto a sanitização das areias. “Essa retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos, evita acidentes, como machucados com cacos de vidro, por exemplo, e diminui o risco de doenças causadas por bactérias e germes que ficam na areia”, afirma.

FUNCIONAMENTO – A máquina saneadora é composta por peneiras e um equipamento dentado. Arrastrada por um trator, ela penetra na areia a uma profundidade de 10 e 20 cm, puxando essa areia para dentro da máquina, onde peneiras retêm o lixo e devolvem a areia para a praia. O processo mecânico revolve a areia, expondo a camada mais profunda a raios solares ultravioletas, o que reduz proliferação de germes e bactérias que podem causar doenças, principalmente as de pele, como bicho geográfico e micoses.

Leia Também:  Exportações do Corredor Leste do Porto de Paranaguá aumentam 7,9% no quadrimestre

O serviço da máquina saneadora da Sanepar no Litoral funciona até o dia 9 de março, das 2 às 6 horas da manhã, evitando momento de maior fluxo de pessoas na orla.

CONTÍNUO – Durante o dia, a Sanepar também está realizando a limpeza física das areias das praias do Litoral, com serviços de varrição, catação e separação de lixo. O trabalho acontece das 8h30 às 17h30 e vai da Barra do Saí, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, passando por Matinhos, em um percurso de cerca de 48 km de praias. A equipe de limpeza é composta por 140 pessoas, moradoras das praias do Paraná, em um contrato de terceirização.

DESTINO – O lixo reciclável retirado pela Sanepar das praias do Paraná é destinado para as associações de catadores de municípios litorâneos. O material orgânico, que não é reciclável, é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais.

“Esse trabalho é muito importante, mas a atitude de cada um em relação à questão do lixo também é fundamental. Cada um de nós precisa pensar em relação ao que consome, ao que produz de lixo e como descarta o seu lixo. Esse cuidado hoje faz e fará sempre uma enorme diferença em relação ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida no planeta. O ato de produzir muito lixo ou de jogar o lixo em qualquer lugar pode parecer silencioso, mas gera um impacto com consequências graves, que perduram muito tempo e para o qual não existem soluções simples ou baratas”, alerta Gonchorosky.

Leia Também:  Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento

Na temporada anterior de verão, no final de 2023 e início de 2024, a retirada de pela Sanepar resultou na coleta de 344 toneladas de resíduos das praias, numa média de 3,95 toneladas/dia. Quase 90 toneladas foram destinadas à reciclagem.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA