NOVA AURORA

PARANÁ

Educação ambiental: IAT vai distribuir 8 mil mudas na Expo Umuarama

Publicado em

A educação ambiental será o pilar das ações do Instituto Água e Terra (IAT) na 49º edição da Expo Umuarama. O evento agrário, um dos mais importantes do Paraná, começa nesta quinta-feira (7) e vai até 17 de março, no Noroeste do Paraná. A programação do órgão ambiental prevê palestras, informações técnicas, brincadeiras educativas e a distribuição de 8 mil mudas de espécies frutíferas nativas durante os 11 dias de exposição.

“Serão muitas palestras ambientais, focadas em alguns de nossos programas, como o Rio Vivo, Paraná Mais Verde, CastraPet e o ICMS Ecológico. Esse calendário ambiental é importante por permitir, por exemplo, explicar à população o que se deve fazer para transformar uma área de preservação ambiental em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ou por fornecer as mudas adequadas para a restauração de uma área degradada”, explica o chefe do escritório regional do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.

Leia Também:  No Dia Mundial do Tabaco, Secretaria de Estado da Saúde reforça malefícios do tabagismo

De acordo com ele, entre as mudas que serão ofertadas estão espécies como a jabuticaba, araçá, cerejeira, pitanga, ingá e gabiroba. Haverá, também, a divulgação de informações sobre tutela responsável de animais domésticos, por meio da equipe do Castrapet, e sobre as Unidades de Conservação abertas à visitação do Paraná, dentro do programa Parques Paraná.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL – A expectativa da organização da Expo Umuarama é que aproximadamente 2,5 mil crianças matriculadas nas escolas do município e região visitem a feira. Como forma de incentivar a conscientização ambiental, o IAT irá organizar jogos educativos, entre eles o jogo da memória e o dominó, ambos com imagens da fauna, flora e de ecossistemas que mostram a composição da biodiversidade paranaense.

Estão programadas ainda quatro palestras para abordar os seguintes temas: outorga da água; pesca como instrumento de sustentabilidade; prevenção de ataque de grandes felinos; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); e o ICMS Ecológico por biodiversidade.

Leia Também:  Cascavel Futsal é superado fora de casa pela Liga Nacional de Futsal

EXPOSIÇÃO – A expectativa da organização da 49ª Expo Umuarama é atrair 300 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negociações entre os dias 7 a 17 de março. A feira acontece no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega e busca atrair diversos setores do agronegócio.

Confira a agenda de palestras do IAT na Expo Umuarama:

11/3, segunda-feira

8h30 – Oficina de outorga e recursos hídricos (auditório do evento)

19h – Pesca como instrumento de sustentabilidade (auditório do evento)

14/3, quinta-feira

14h – Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) (estande do IAT)

15h – ICMS Ecológico por biodiversidade (auditório do evento)

16h – Prevenção para ataque e predação de grandes felinos (estande do IAT)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Apoio do Estado dá suporte para startup aperfeiçoar suas mini-hidrelétricas e ganhar mercado

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Mutirões de emprego atenderam 2,6 mil jovens do Paraná em janeiro

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA