NOVA AURORA

PARANÁ

Defensores do meio ambiente: conheça os sonhos dos novos servidores do IAT

Publicado em

Havia de tudo um pouco entre os 200 novos servidores do Instituto Água e Terra (IAT) que tomaram posse nesta segunda-feira (04), em solenidade realizada em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Em meio à ansiedade pelo novo emprego, gente que viajou quilômetros e trocou de cidade e até de estado para ajudar o meio ambiente do Paraná. Outros estão prestes a fazer o caminho inverso e voltar para a terra natal, para preservar o quintal de casa. Em comum, a gratidão por poder servir ao Estado.

A engenheira florestal Priscilla Polzl, de 45 anos, por exemplo, está para trocar Curitiba por Londrina. Vai atuar em um dos núcleos regionais do IAT da região Norte. “É muito gratificante saber que vou contribuir com a proteção ao meio ambiente, atuar dentro da minha área. No sábado estou de mudança para Londrina, para conhecer a cidade, o escritório e os novos colegas”, disse.

Há também quem arrumou as malas e trocou o Interior pela Capital. O químico Bruno Portela, 25 anos, é de Guarapuava (região Central), mas vai atuar em Curitiba, em um dos laboratórios de análise química do instituto. Com o brilho no olhar de quem conseguiu o primeiro emprego, ele já faz planos para a carreira. “Estou animado demais, quero ajudar a fiscalizar empresas, controlar a emissão de gases poluentes”, contou. 

Leia Também:  Fazenda divulga calendário do IPVA 2023 e disponibiliza mais opções para pagamento

Já o engenheiro agrônomo Edson Blattmann, 32 anos, é natural de União da Vitória, no Sul do Paraná. Também está lotado na regional de Curitiba. Aos poucos, começa a se acostumar com a agitação, o movimento e a nova realidade. Ele destacou a importância de o Governo do Paraná investir na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável como política de Estado.

“Nunca imaginei uma contratação desse tamanho por parte de um único órgão público. É um sonho trabalhar em um instituto como esse, grande, robusto, que dá condições de desenvolver a sua atividade. O Paraná ganha muito com esse investimento”, afirmou.

Jaqueline Heimann, 38 anos, é engenheira florestal e professora. Quer aproveitar o alcance do IAT para ampliar as atividades de educação ambiental, algo já enraizado em sua rotina. Ajudar a formar novos defensores da natureza. Um deles está prestes a vir ao mundo. Jaqueline está grávida de 9 meses. Será, em poucos dias, mãe do Vinícius. “Estou bem feliz, é um momento especial da minha vida. Quero formar cidadãos ainda melhores, que lá na frente vão ajudar o meio ambiente, a conservar e proteger”, destacou.

Leia Também:  Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

A cerimônia de posse desta segunda-feira (04) integra uma série de atividades previstas para os novos servidores durante a semana. Antes de assumir efetivamente os postos, eles irão conhecer o órgão e as diferentes diretorias, além de passar por treinamentos específicos.

EFICIÊNCIA E AGILIDADE – Essa é a segunda grande convocação por parte do IAT relativa ao concurso realizado em 2021. Em março de 2022, 112 profissionais habilitados começaram a trabalhar no órgão ambiental. Outros 42 serão convocados nos próximos meses.

A ampliação da equipe do órgão ambiental busca, entre outras necessidades, agilizar de maneira qualificada o processo de licenciamento ambiental de obras estruturantes no Estado, como a melhoria no sistema de esgotamento sanitário por parte da Sanepar e requalificação das rodovias paranaenses após a retomada das concessões para a iniciativa privada. Esse foi o primeiro processo seletivo do instituto mais de 30 anos.

O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Instituições de CT&I têm até 22 de fevereiro para aderir ao edital de apoio a ambientes inovadores

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Programa da Copel Rede Elétrica Inteligente chega a Irati e Rio Azul

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA