NOVA AURORA

PARANÁ

Edição 2024 da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres terá cinco encontros macrorregionais

Publicado em

Uma reunião nesta segunda-feira (4) definiu o calendário de atividades da segunda temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, que prevê cinco encontros nas macrorregionais. A reunião de alinhamento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com representantes das seis secretarias de Estado que apoiarão as ações nos municípios.

As atividades terão início no encontro preparatório que reunirá prefeitos, vice-prefeitos e técnicos dos municípios com a participação de 2 mil pessoas, no dia 20 de março, em Curitiba. Em razão do calendário eleitoral, neste ano os encontros no Interior do Estado serão realizados no primeiro semestre, programados para abril, maio e junho.

Cada secretaria estadual envolvida será responsável por apresentar a prefeitos e gestores municipais as ações que podem ser implementadas e desenvolvidas, voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres é realizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Participam da edição 2024 as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Justiça e Cidadania (Seju), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Saúde (Sesa) e da Secretaria da Segurança Pública (Sesp).

Leia Também:  Paraná alcança 10 meses seguidos com tempo médio de abertura de empresas abaixo de 10 horas

“A reunião de alinhamento com a presença de diretores e representantes das secretarias que estão diretamente envolvidas na caravana demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer as políticas públicas para as mulheres nos municípios”, afirmou o diretor-geral da Semipi, Diego Buligon.

CARAVANA – A edição deste ano tem como tema o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”. A ideia é percorrer o Estado promovendo ações de fortalecimento do atendimento e empoderamento deste público.

A cerimônia de lançamento ocorreu durante o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, na semana passada. O Governo do Estado anunciou diversas ações, entre elas, um repasse de R$ 20 milhões aos municípios, instituiu o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná e o Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres. Os anúncios incluíram, ainda, a implementação de pequenas unidades do Banco da Mulher Paranaense nas cidades.

Leia Também:  Cohapar entrega títulos de regularização em Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

Published

on

By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

Leia Também:  Visita guiada com Hélio Leites é uma das apostas de exposição no MAC-PR

“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

Leia Também:  Cohapar entrega títulos de regularização em Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo

O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA