15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Unioeste vai oferecer Licenciatura em Educação Especial Inclusiva em Toledo

    Publicado em

    A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai implementar em Toledo mais um curso de graduação: Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Ele terá 32 vagas e duração de oito semestres. A previsão é que as aulas comecem ainda em 2024, após a implementação do processo seletivo, que deve ser anunciado nas próximas semanas.

    O curso é voltado para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio e será presencial, com um total de 3.200 horas, incluindo estágios. É a primeira formação no Estado com essa ênfase.

    A proposta foi construída por docentes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do Câmpus de Toledo, sob a coordenação da professora Tânia Aparecida Martins, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste (PROGRAD). O curso foi aprovado no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação.

    Entre as 32 vagas que serão abertas, será destinada uma porcentagem para estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e da população de campo, assim como pessoa surda ou pertencente ao público-alvo da Educação Especial.

    Leia Também:  Defesa Civil Estadual acompanha situação da queda de rochas na BR-277

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Arrecadação de alimentos na Ceasa Curitiba supera expectativa e chega a 34 toneladas

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Com foco no desenvolvimento sustentável, evento integra atores da produção orgânica no Paraná

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA