NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR libera tráfego de veículos na ponte do Rio dos Padres em Jesuítas

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), liberou nesta quinta-feira (22) o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio dos Padres, localizada na PR-239, em Jesuítas, na região Oeste. A estrutura estava interditada desde o final de janeiro, após a contenção de aterro de um dos acessos da ponte ceder, colocando em risco o pavimento da cabeceira.

Foi recomposta a contenção, reforçado o aterro, e executada nova pavimentação no local, garantindo o retorno da travessia de veículos com segurança.

A ponte sobre o Rio dos Padres já estava passando por obra de manutenção, permitindo que os serviços de recuperação fossem iniciados rapidamente. Outros serviços da obra continuam em andamento, mas sem necessidade de interdição da rodovia.

REFORMAS EM PONTES – A ponte sobre o Rio dos Padres está contemplada em contrato de manutenção de 13 pontes em rodovias estaduais administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento de R$ 11.239.924,41. Somente nesta estrutura serão investidos cerca de R$ 550 mil.

Leia Também:  Com 77% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Estão previstos os serviços de reparo e recuperação das superfícies avariadas, fissuras e rachaduras das estruturas de concreto; recomposição/reforço, tratamento e pintura das estruturas metálicas; execução de novos guarda-corpos e novas barreiras de concreto New Jersey; recomposição de pontos de erosão nos aterros de acesso; limpeza, desobstrução e recomposição de drenos na ponte, além de instalação de sistema de drenagem de águas nas cabeceiras.

Também haverá instalação de novas defensas metálicas com terminais absorvedores de energia; nova sinalização horizontal na ponte e acessos, bem como nova sinalização vertical e instalação de tachões refletivos; caiação das barreiras e guarda-corpos e pintura da estrutura com nata de cimento; entre outros.

A ponte tem 40 metros de extensão e 12,6 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento de 3,45 m cada, e acostamentos externos de 2 m. Ela fica no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste, além de ser acesso para Nova Aurora, por meio da PR-239.

As localizações da ponte sobre o Rio dos Padres e das outras contempladas com melhorias estão disponíveis neste mapa, na aba CP 197/2022 (uma referência ao edital de licitação da obra).

Leia Também:  Estado retoma instalação de superpostes na nova Orla de Matinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra encanta mais de 850 alunos com espetáculo em colégio estadual

Published

on

By

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) encantou mais de 850 alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Yvone Pimentel, em Curitiba, com uma apresentação realizada nesta quarta-feira (16). A atividade marcou a estreia do grupo de dança no programa Guaíra para Todos em 2025, que prevê ainda outras 13 apresentações em escolas da rede estadual até o fim do ano letivo. Desde 2023, a iniciativa já impactou mais de 10 mil estudantes com espetáculos gratuitos de balé clássico e dança contemporânea.

Os professores do Yvone Pimentel também curtiram a apresentação. Para a diretora da Escola de Dança, Larissa Pansera, o projeto é essencial para a formação artística de quem participa. “É uma iniciativa que traz resultado positivo para todos os envolvidos — tanto para os nossos alunos, que se desafiam ao dançar em espaços não convencionais, quanto para os estudantes das escolas, que muitas vezes têm seu primeiro contato com a arte por meio dessas apresentações. Levar cultura, dança e sensibilidade para dentro das escolas é transformador”, afirma.

A apresentação emocionou também quem estava na plateia. Maira Hara, diretora do Colégio Yvone Pimentel, destacou a importância de ações como essa dentro de uma unidade de ensino pública. “Poder trazer um espetáculo dessa grandeza para os nossos estudantes é sensacional. Talvez nem metade deles teria a condição e a disponibilidade de ir até o teatro, então foi um privilégio muito grande para o nosso colégio. A dança é impactante e essencial para a formação completa dos nossos alunos”, declarou.

Leia Também:  Governador sanciona leis que incentivam novas práticas ambientais

Entre os estudantes que assistiram ao espetáculo estavam alunas apaixonadas por dança, como Maria Fernanda, de 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio. A jovem faz aulas de balé e hip-hop contemporâneo, e sonha em seguir carreira na dança. “Foi muito boa a apresentação. Eu vi todo mundo feliz, sabe?”, contou.

Natália Jacoski, de 14 anos, aluna do 9º ano, também se emocionou com o espetáculo. Ela pratica dança folclórica ucraniana e se identifica com o universo da dança desde a infância. “Eu achei muito legal, fiquei emocionada. Foi assistindo a apresentações como essa que descobri minha paixão pela dança”, disse.

A experiência também é intensa para quem está no palco. Luiz Ricardo dos Santos, de 17 anos, foi selecionado este ano para integrar a Escola de Dança e se mudou de Planalto, no Sudoeste do Paraná, para estudar na Capital. “Essa foi minha primeira apresentação em um pátio. Eu estava bem nervoso, mas quando começou a música, esqueci de tudo. Só dancei”, relembra.

Luiz saiu da quadra ovacionado. “A criançada enlouqueceu no final. Quando saí da quadra, fizeram uma rodinha em volta de mim, começaram a pedir autógrafo e foto”, contou, rindo. “A gente fica honrado com todo esse carinho que recebe. É aí que a gente entende o tamanho do nosso trabalho.”

Para a coordenadora do grupo de dança, Lucilene Almeida, o impacto das apresentações nas escolas vai além do entretenimento. “Dá para ver nos olhos deles a admiração quando trazemos essa magia, que normalmente acontece nos palcos, para dentro da escola. Isso desperta um novo sentido de vida, que só a arte é capaz de proporcionar: o imaginário, a possibilidade de sonhar o que se quiser”, conclui.

Leia Também:  Estado retoma instalação de superpostes na nova Orla de Matinhos

AGENDA – Além das apresentações em escolas estaduais, a Escola de Dança Teatro Guaíra prepara a estreia de um novo espetáculo, que será apresentado entre os dias 1º e 6 de julho no palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), no Teatro Guaíra. A obra, que está em processo de montagem, contará com coreografias de Rodrigo Leopolldo, bailarino do Balé Teatro Guaíra, e trará à cena reflexões sobre inteligência artificial e criatividade humana, exploradas por meio da linguagem da dança.

GUAÍRA PARA TODOS – O programa Guaíra para Todos tem como objetivo democratizar o acesso à cultura no Paraná, levando espetáculos de música, dança e teatro a diferentes regiões do estado. A iniciativa reúne apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra, da G2 Cia. de Dança e da Escola de Dança Teatro Guaíra.

Com foco na inclusão e na formação de novas plateias, o projeto amplia o alcance da produção artística paranaense e rompe com a ideia de que o teatro é um espaço inacessível para grande parte da população.

“O Centro Cultural Teatro Guaíra tem a missão de aproximar a cultura de todos os paranaenses, e o projeto Guaíra para Todos cumpre esse papel de forma brilhante, democratizando o acesso às ações culturais”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA