PARANÁ
Paraná firma acordo com instituto Water For Food para gestão de recursos hídricos
Publicado em
21 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuO governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (21), nos EUA, um protocolo de intenções com o Daugherty Water For Food Global Institute que prevê a troca de experiências para a gestão de recursos hídricos no Paraná. A proposta é que o Governo do Estado replique experiências bem-sucedidas do órgão americano, que é vinculado à Universidade do Nebraska, estado americano que é referência em irrigação sustentável.
O documento, que foi assinado pelo governador e o diretor de Pesquisa do Instituto, Christopher Usher Neale, prevê que a parceria se dará por meio da troca de conhecimentos técnicos. Para isso, estão previstos intercâmbios de profissionais e estudantes, além de parcerias acadêmicas para fomentar a melhoria dos atuais métodos de gestão de recursos hídricos no Paraná, bem como a ampliação dos sistemas de irrigação no Estado.
“O Paraná já é uma referência em geração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, sendo o maior fornecedor do Brasil, além de ser considerado o Estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados”, afirmou o governador.
“Ao buscarmos exemplos daquilo que dá certo, como o caso dos modernos sistemas de irrigação do Nebraska, queremos fazer com que o Paraná também seja exemplo neste segmento”, acrescentou Ratinho Junior. “Ao ampliar as áreas de cultivo irrigadas, podemos aumentar a produtividade dos agricultores ao mesmo tempo em preservamos a água, que é um recurso cada dia mais estratégico no mundo”.
A partir de agora, as tratativas com o órgão dos Estados Unidos serão conduzidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A pasta é responsável, entre outras atribuições, pelo gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos e políticas mineral e geológica.
A articulação do Governo do Estado junto ao Instituto Water For Food está diretamente a outras agendas da comitiva paranaense no Nebraska. Entre elas, estão visitas às multinacionais Lindsay Corporation e à Valley Irrigation, que são referência no segmento, além de uma reunião com o governador do Nebraska, Jim Pillen.
EXEMPLO – Com uma população de 1,9 milhão de pessoas, o Nebraska, localizado na região central dos Estados Unidos, investiu cerca de US$ 6,8 bilhões para a instalação de 96 mil poços utilizados nos atuais sistemas de irrigação. A medida foi necessária devido às grandes variações de precipitação de chuva e das diferenças de solo nas diferentes regiões do estado americano.
Apesar da irrigação, o aquífero do Nebraska é mais preservado do que o de outros estados americanos, como o Texas, por exemplo. Isso se deve justamente ao fato dos investimentos feitos nos atuais sistemas de irrigação, que utilizam os recursos hídricos de forma mais sustentável, reduzindo o impacto no meio ambiente.
Pesquisadores da Universidade de Nebraska que integram o Instituto apresentaram à comitiva, de maneira aprofundado, especificidades sobre o uso da irrigação no estado americano. Entre as iniciativas apresentadas, estão sistemas de canais para desvio de águas dos rios para irrigação por superfície, variabilidade no abastecimento de água e um plano de administração dos recursos naturais dos 23 distritos. Estado do Nebraska exige plano integrado de recursos hídricos. Informações importantes pra criar plano de irrigação no Paraná.
De acordo com Christopher Neale, o sucesso do Nebraska na gestão de recursos hídricos está ligado diretamente à governança e ao planejamento de longo prazo. “O Governo do Nebraska exige dos distritos a elaboração de um plano integrado de recursos naturais para comprovar que a água está sendo utilizada de maneira sustentável. Este planejamento é feito de forma local, pelos conselhos de cada distrito, que são formados pelos moradores, muitos deles fazendeiros que entendem de hidrologia. Eles se baseiam em dados de monitoramento sobre a vazão dos rios e da água subterrânea em cada região”, complementou.
Com uma estação de seca já identificada pelo governo federal dos Estados Unidos para os próximos meses, o governo estadual e os 23 distritos do Nebraska já trabalham em um plano de atuação antecipado com medidas que deverão ser tomadas para amenizar os impactos da estiagem.
WATER FOR FOOD – Fundado em 2010 na cidade de Lincoln, a segunda maior do Nebraska, o Instituto Water For Food tem como missão transformar a água em abundância para a alimentação através de atividades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em irrigação e gestão da água.
Desde 2014, a organização atua no Brasil em parceria com instituições de pesquisa e universidades, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual Paulista. As principais áreas de atuação no País são atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de irrigação mais eficientes e sustentáveis.
O instituto também oferece cursos e treinamentos para agricultores e técnicos sobre o uso eficiente da água na agricultura e a troca de conhecimento entre diferentes setores da sociedade sobre a importância da gestão da água para a segurança alimentar.
Entre os projetos em andamento em nível nacional, estão o “Mais Água, Mais Renda”, para aumento da produtividade da agricultura familiar no Nordeste; o “Irrigação Sustentável na Amazônia”, ligado à produção de cacau na região Norte; e o “Gestão da Água na Bacia do Paraná”, que busca soluções para a gestão integrada de um dos maiores mananciais hídricos da América do Sul.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
Published
36 minutos agoon
27 de dezembro de 2024By
O Paraná criou 167 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2024 segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número foi divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil no ano.
Nos 11 primeiros meses de 2024, houve 1.878.898 contratações e 1.711.502 demissões no Estado, que resultam em um saldo exato de 167.396 pessoas que passaram a constituir o mercado de trabalho formal no Paraná. Trata-se do maior volume do Sul do País, à frente de Santa Catarina, com saldo de 149.155, e Rio Grande do Sul, com 91.761 admissões a mais do que desligamentos.
Além do destaque em nível regional, o desempenho do Paraná superou estados com populações bem maiores, como Rio de Janeiro, onde o saldo foi de 162.396 de janeiro e novembro, e na Bahia, onde foram geradas 103.245 novas vagas de emprego no mesmo período. Os únicos estados à frente do Paraná neste quesito foram São Paulo (647.660) e Minas Gerais (207.494).
Apenas em novembro, houve 4.121 vagas novas geradas em território paranaense, resultado de 146.718 contratações e 142.597 demissões no mês mais recente com dados consolidados pelo MTE. Com a alta do último mês, o Paraná completa 11 meses consecutivos de crescimento no quantitativo total de pessoas empregadas com carteira assinada.
Com as variações mais recentes, o Paraná possui agora um total de 3.258.797 pessoas empregadas com carteira assinada. No Caged, este índice é chamado de estoque.
SEGMENTOS – O Paraná registrou saldo positivo em todos os setores econômicos definidos pelo MTE no Caged entre janeiro e novembro. O destaque é para o setor de serviços, responsável por 81.422 das vagas criadas no ano, seguido pela indústria, com 40.783, e o comércio, com 25.916. Na construção civil, foram geradas 19.024 novas vagas, enquanto na agropecuária a diferença entre contratações e demissões foi de 258.
As mulheres lideram o número de novas empregadas com carteira assinada, representando 51,22% do saldo estadual. Nestes 11 meses, 85.749 trabalhadoras e 81.647 trabalhadores ingressaram ou retornaram ao mercado de trabalho formal no Paraná.
Em relação à idade, aqueles com 18 a 24 anos representaram a maior fatia que teve a carteira de trabalho novamente assinada no Estado, com 84.407 pessoas. O segundo maior grupo em volume de contratações foi entre aqueles que têm até 17 anos, com 31.288. Depois, aparecem os de 30 a 39 anos (20.610), 40 a 49 anos (18.140) e 25 a 29 anos (16.658). O saldo permaneceu praticamente estável no ano entre aqueles com 50 a 64 anos, com alta de 58 vagas, enquanto a única faixa etária com queda no índice foi a acima de 65 anos (-3.765).
Os profissionais com ensino médio completo lideram com folga o volume de contratações no período, com 113.910. Na sequência, estão os com ensino médio incompleto (20.531), ensino fundamental completo (9.655), ensino superior completo (8.646), ensino superior incompleto (6.619) e ensino fundamental incompleto (5.594).
Dos 399 municípios paranaenses, 325 registram saldo positivo de empregos neste ano, o equivalente a 81,5% das localidades. Outros 67 municípios tiveram queda no número de vagas, enquanto em 7 cidades o volume de contratações e desligamentos foi exatamente o mesmo em 2024.
CENÁRIO NACIONAL – Em todo o Brasil, foram gerados 2,2 milhões de empregos formais entre janeiro e novembro, resultado de 24 milhões de admissões e de 21,8 milhões de demissões. Ao fim de novembro de 2024, ainda conforme os dados oficiais do MTE, o Brasil chegou a um saldo acumulado de 47,74 milhões de empregos com carteira assinada.
Fonte: Governo PR
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2024/2025
Ana Paula Siebert e Roberto Justus andam de trenó com Vicky e Rafaella: ‘Finlândia’
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2023/2024
O futuro do trabalho é o tema do programa Assembleia Entrevista que já está no ar
PARANÁ
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
O Paraná criou 167 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2024 segundo os...
Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diversos trabalhos para manter limpas...
Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada
Turistas de várias nacionalidades, especialmente da Argentina, Chile e Uruguai, desembarcaram na manhã desta sexta-feira (27) em Paranaguá na terceira...
POLÍCIA
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2024/2025
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve juntamente com os comandantes e oficiais na manhã...
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2023/2024
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve juntamente com os comandantes e oficiais na manhã...
PCPR na Comunidade cresce 44% e fortalece vínculos com a população em 72 cidades
Levando os serviços a quem mais precisa, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu 150 edições do programa PCPR na...
ENTRETENIMENTO
Ana Paula Siebert e Roberto Justus andam de trenó com Vicky e Rafaella: ‘Finlândia’
Ana Paula Siebert, Roberto Justus, Vicky e Rafaella Justus seguem a viagem de fim de ano com baixíssimas temperaturas e muita neve. A família está...
Neymar e Bruna anunciam gravidez da segunda filha do casal: ‘Quarto mês’
Neymar e Bruna Biancardi surpreenderam o público na última quarta-feira (25), ao anunciarem que estão à espera da segunda filha. Um chá...
Maíra Cardi exibe mansão que comprou de Neymar e impressiona: ‘Nova lar da família’
A influenciadora Maíra Cardi, de 41 anos, compartilhou um vídeo em seu Instagram, mostrando a mansão milionária que comprou do jogador...
ESPORTES
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
Nos últimos dias, a possibilidade de o meio-campista francês Paul Pogba se transferir para o Corinthians tem gerado grande expectativa...
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
O São Paulo Futebol Clube oficializou a contratação do meia Oscar, de 33 anos, que estava atuando no Shanghai, da...
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...