NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Crise no agronegócio leva FPA a exigir medidas urgentes do governo

Publicado em

Em um momento crítico para o agronegócio brasileiro, com a queda expressiva nos preços da soja e outras commodities, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), alertou nesta terça-feira (20.02) sobre a urgência em conter a crise que assola o setor.

Durante um pronunciamento, Lupion destacou a severidade da situação, mencionando que a venda da saca de soja a R$ 90 está muito abaixo das expectativas dos produtores rurais, representando um cenário nunca antes imaginado.

“A situação é grave. Estamos diante de uma crise que não afeta apenas a soja, mas se estende ao milho e à pecuária, com a queda no preço da arroba do boi”, afirmou o parlamentar. A situação em Mato Grosso foi apontada como a mais crítica do país, com um impacto direto e significativo sobre os produtores locais.

O deputado Lupion também chamou atenção para o alto endividamento enfrentado pelos produtores, sugerindo que medidas como a prorrogação de dívidas poderiam ser inevitáveis para aliviar a pressão financeira. “Os produtores estão endividados e com problemas sérios. Precisamos encontrar soluções rápidas para evitar um colapso maior”, complementou.

Leia Também:  China anuncia investigação e pode impor barreiras à carne brasileira

Além das dificuldades econômicas, o setor agrícola brasileiro também enfrenta desafios operacionais, como a possível greve dos fiscais agropecuários, que poderia agravar ainda mais a situação.

Nesse contexto, a FPA discutiu a importância de regulamentar o autocontrole nas plantas frigoríficas, uma medida vista como essencial para minimizar os impactos negativos na economia.

Lupion destacou a aprovação do autocontrole e a necessidade de sua regulamentação pelo Ministério da Agricultura, como forma de permitir a terceirização da fiscalização, reduzindo a dependência de operações sindicais que, segundo ele, buscam apenas demonstrar força.

Lupion sugeriu que o Ministério da Agricultura adote políticas de preço mínimo e facilite o acesso ao crédito para os produtores, além de buscar soluções para antecipação de pagamentos. Essas medidas são vistas como vitais para sustentar o setor e evitar que os preços praticados fiquem abaixo dos custos de produção, comprometendo a viabilidade econômica da atividade agrícola no país.

A situação atual do agronegócio brasileiro coloca em xeque a capacidade do setor de continuar sendo um dos pilares do PIB nacional, conforme destacado por Lupion. A FPA, sob sua liderança, trabalha para pressionar por soluções que ofereçam alento aos produtores neste período desafiador, evidenciando a complexidade dos problemas enfrentados pelo setor e a necessidade de ações coordenadas entre o governo e a iniciativa privada.

Leia Também:  96% da produção de grãos é transportada por caminhões. Foram mais de 10 milhões de viagens na safra passada

Veja abaixo um vídeo do Canal Rural, com a fala de Pedro Lupion na íntegra:

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

Published

on

By

A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

Leia Também:  China anuncia investigação e pode impor barreiras à carne brasileira

O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

Leia Também:  Senado aprova “Combustível do Futuro”, com foco em sustentabilidade e avanço econômico

A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA