NOVA AURORA

PARANÁ

Raça Negra e Amado Batista emocionam mais de 100 mil fãs em shows no Litoral

Publicado em

Os palcos de Matinhos e Pontal do Paraná foram tomados pela emoção e por alguns dos maiores hits da música romântica brasileira na noite deste sábado (17), quando Raça Negra e Amado Batista tocaram para 128 mil pessoas de todas as idades no Litoral do Estado.

As apresentações encerraram o penúltimo final de semana da programação de grandes shows do Verão Maior Paraná, que ainda receberá Henrique e Diego, Zé Felipe e Zezé di Camargo e Luciano.

Na praia de Caiobá, o Raça Negra, um dos maiores ícones do pagode, encantou uma plateia de 110 mil pessoas. O grupo de mais de 40 anos de carreira embalou a noite com grandes sucessos do pagode romântico. “Cheia de Manias”, “É Tarde Demais” e “Vida Cigana” foram entoadas em uníssono, lavando a alma do público, que resistiu à chuva para acompanhar a apresentação.

Luiz Carlos, líder do Raça Negra, disse que se impressionou com a energia do público e com a estrutura do Litoral do Estado. “A gente vê que Matinhos e região está se desenvolvendo e que, a cada ano, muito mais gente vai vir aqui conhecer estas praias. Com esse festival, o Paraná mostrou uma visão para o futuro”, disse o cantor.

Leia Também:  PMPR fará treinamento contra crimes violentos em São José dos Pinhais

A apresentação do Raça Negra era uma das mais aguardadas da temporada, a ponto de atrair fãs de fora do Brasil que viajaram 20 horas para assistir ao show. Foi o caso de Iris Corbalán, que saiu de Assunção, capital do Paraguai, rumo a Matinhos para ver os ídolos.

“Cheguei às 8h da manhã para pegar um bom lugar para vê-los. É a segunda vez que acompanho um show deles, mas é a primeira que consegui ficar tão perto”, comemorou.

Iolete Maia, que nasceu em Belém, no Pará, mas que atualmente mora em Curitiba, disse que assistir a um show do Raça Negra foi a realização de um sonho. “Sou muito fã, mas nunca tive a oportunidade de ir a um show deles. É algo que estou conseguindo fazer só hoje, aos 45 anos de idade”, contou.

SHOWS LITORAL

Luiz Carlos, líder do Raça Negra, disse que se impressionou com a energia do público. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

CLIMA DE FESTA – Em Pontal do Paraná, o público também acompanhou com animação a outro grande show da programação do Verão Maior Paraná neste sábado. Amado Batista arrastou 18 mil pessoas ao Centro de Eventos Miramar. A apresentação aconteceu em clima de festa, já que o cantor completou 73 anos de idade na noite deste sábado.

Além dos parabéns ao artista, que foi presenteado com um bolo e assoprou as velinhas do alto do palco, a multidão também cantou em coro os sucessos “Secretária”, “Folha Seca” e “Seresteiro da Noite”, assim como na noite anterior, em Matinhos.

“É um prazer muito grande sempre vir ao Paraná. Estive em Matinhos ontem e hoje aqui em Pontal. As pessoas sempre recebem a gente com tanto carinho, que é emocionante estar cantando para todo mundo. Como eu digo sempre, o amor não tem idade”, disse o cantor.

O fiel público do artista aprovou a apresentação, especialmente a gaúcha Cleusa Maria da Silva Martins, que divide a data de aniversário com o cantor, e foi até o show para comemorar os 60 anos completos na noite deste sábado. “A gente se programou de vir de Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, para assistir o show do Amado, um artista que eu sou fã há muitos anos”, disse.

ORGANIZAÇÃO – Além da programação variada dos shows, a organização e a segurança do evento têm chamado a atenção do público. “A gente pode vir aqui, se divertir, curtir um show se sentindo seguro, além de poder tomar um belo banho de mar nas nossas praias”, disse Maria Souza, professora de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, que também foi a Pontal do Paraná para ver Amado Batista.

A opinião é compartilhada por quem esteve em Caiobá no show do Raça Negra. “É o primeiro show que vejo aqui nessa temporada, está tudo muito bem organizado, estou gostando bastante”, contou Kauana Martins, de Curitiba.

SHOWS LITORAL

A apresentação em Pontal do Paraná aconteceu em clima de festa, já que o cantor completou 73 anos de idade na noite deste sábado. Foto: Roberto Dziura JR./AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas

Published

on

By

O Paraná criou 167 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2024 segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número foi divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil no ano.

Nos 11 primeiros meses de 2024, houve 1.878.898 contratações e 1.711.502 demissões no Estado, que resultam em um saldo exato de 167.396 pessoas que passaram a constituir o mercado de trabalho formal no Paraná. Trata-se do maior volume do Sul do País, à frente de Santa Catarina, com saldo de 149.155, e Rio Grande do Sul, com 91.761 admissões a mais do que desligamentos.

Além do destaque em nível regional, o desempenho do Paraná superou estados com populações bem maiores, como Rio de Janeiro, onde o saldo foi de 162.396 de janeiro e novembro, e na Bahia, onde foram geradas 103.245 novas vagas de emprego no mesmo período. Os únicos estados à frente do Paraná neste quesito foram São Paulo (647.660) e Minas Gerais (207.494).

Apenas em novembro, houve 4.121 vagas novas geradas em território paranaense, resultado de 146.718 contratações e 142.597 demissões no mês mais recente com dados consolidados pelo MTE. Com a alta do último mês, o Paraná completa 11 meses consecutivos de crescimento no quantitativo total de pessoas empregadas com carteira assinada. 

Leia Também:  Programa que emprega mão de obra de presos na melhoria de escolas é reforçado no Sudoeste

Com as variações mais recentes, o Paraná possui agora um total de 3.258.797 pessoas empregadas com carteira assinada. No Caged, este índice é chamado de estoque.

SEGMENTOS – O Paraná registrou saldo positivo em todos os setores econômicos definidos pelo MTE no Caged entre janeiro e novembro. O destaque é para o setor de serviços, responsável por 81.422 das vagas criadas no ano, seguido pela indústria, com 40.783, e o comércio, com 25.916. Na construção civil, foram geradas 19.024 novas vagas, enquanto na agropecuária a diferença entre contratações e demissões foi de 258.

As mulheres lideram o número de novas empregadas com carteira assinada, representando 51,22% do saldo estadual. Nestes 11 meses, 85.749 trabalhadoras e 81.647 trabalhadores ingressaram ou retornaram ao mercado de trabalho formal no Paraná.

Em relação à idade, aqueles com 18 a 24 anos representaram a maior fatia que teve a carteira de trabalho novamente assinada no Estado, com 84.407 pessoas. O segundo maior grupo em volume de contratações foi entre aqueles que têm até 17 anos, com 31.288. Depois, aparecem os de 30 a 39 anos (20.610), 40 a 49 anos (18.140) e 25 a 29 anos (16.658). O saldo permaneceu praticamente estável no ano entre aqueles com 50 a 64 anos, com alta de 58 vagas, enquanto a única faixa etária com queda no índice foi a acima de 65 anos (-3.765).

Leia Também:  Evento sobre tecnologia para gestão pública reuniu milhares de pessoas em Curitiba

Os profissionais com ensino médio completo lideram com folga o volume de contratações no período, com 113.910. Na sequência, estão os com ensino médio incompleto (20.531), ensino fundamental completo (9.655), ensino superior completo (8.646), ensino superior incompleto (6.619) e ensino fundamental incompleto (5.594).

Dos 399 municípios paranaenses, 325 registram saldo positivo de empregos neste ano, o equivalente a 81,5% das localidades. Outros 67 municípios tiveram queda no número de vagas, enquanto em 7 cidades o volume de contratações e desligamentos foi exatamente o mesmo em 2024.

CENÁRIO NACIONAL – Em todo o Brasil, foram gerados 2,2 milhões de empregos formais entre janeiro e novembro, resultado de 24 milhões de admissões e de 21,8 milhões de demissões. Ao fim de novembro de 2024, ainda conforme os dados oficiais do MTE, o Brasil chegou a um saldo acumulado de 47,74 milhões de empregos com carteira assinada.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA