PARANÁ
Rally Transparaná 2024 encerra edição histórica com chegada emocionante em Guaratuba
Publicado em
18 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuApós uma semana intensa cruzando o Paraná em um trajeto de mais de 2 mil quilômetros, os mais de 300 carros e motos que competiram na 30ª edição do Rally de Regularidade Transparaná concluíram o percurso neste sábado (17) em uma emocionante chegada na Praça dos Namorados, em Guaratuba. O roteiro contou com sete etapas ao longo de 155 municípios, o que faz do evento o maior rally de regularidade do mundo.
A iniciativa foi promovida pelo Jeep Club de Curitiba e contou com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e da Sanepar, além da Copel, Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo e Itaipu Binacional. A chegada em Guaratuba também integra a programação do Verão Maior Paraná no Litoral.
Sucesso desde a sua primeira edição, em 1994, o Rally Transparaná é um evento que desafia os competidores a cruzarem o Estado. Para atravessar as costas Oeste à Leste, os participantes passam por caminhos históricos percorridos antigamente por desbravadores, tropeiros, colonizadores, indígenas e jesuítas. Além da competição em si, o objetivo é reverenciar a história, as potencialidades econômicas, turísticas e agrícolas do Estado e dos municípios.
De acordo com o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, o Governo do Estado pretende continuar apoiando esta e outras iniciativas similares pelos benefícios que ela traz para o Paraná.
“O Rally Transparaná movimenta as cidades por onde passa e fomenta a economia do Estado, por isso já estamos trabalhando em parceria com a organização para a próxima edição, talvez já internacional. Já temos mais 20 municípios interessados em serem sedes da competição, o que demonstra o sucesso do evento”, afirmou o secretário, que também coordena o Verão Maior Paraná.
REGULARIDADE – Diferentemente dos rallies de velocidade, onde o objetivo é completar o trajeto no menor tempo possível, o rally de regularidade exige que os participantes sigam uma rota pré-definida e mantenham uma velocidade constante. A navegação precisa ser precisa, utilizando-se de instrumentos como GPS, planilhas e bússolas.
“Elaboramos uma planilha que dita a velocidade em que eles devem estar em cada trecho da prova e cada competidor tem o posicionamento controlado por satélite. Ganha quem for mais preciso, e não necessariamente mais rápido”, explica a presidente do Jeep Clube Curitiba, Ana Carolina Weddernhoff, uma das organizadoras da prova.
“Ao longo destes 30 anos de Rally, formamos uma família que participa há muitos anos e neste ano ficamos felizes em ver novos pilotos que se juntaram e amigos antigos que também voltaram à categoria”, complementou Ana, referindo à grande adesão de participantes nesta edição.
As modalidades foram divididas de acordo com os veículos e a experiência dos competidores, com premiação diária para todas as categorias em cada cidade-sede.
Entre os carros, foram quatro categorias de acordo a experiência de cada dupla, formada por piloto e navegador: a Master, para os mais experientes do País; a Graduado, para aqueles já habituados às competições; a Turismo, para aqueles com pouca experiência; e a Light, que funciona como categoria de entrada para quem nunca participou de um rally de regularidade.
Para as motos, em que os pilotos competem sozinhos, foram três categorias: Elite, específica para os profissionais, Max Big Trail e Big Trail, para intermediários e iniciantes, respectivamente.
Segundo Amauri Cabrini, que atuou na organização como “Piloto 0”, cuja função é abrir as provas para os demais participantes, as adversidades que são comuns neste tipo de evento também ajudam a tornar a experiência dos competidores mais marcante.
“Pegamos dias com calor de 38 graus, dias de chuva, muita areia e barro. Tem dias que dá vontade de abandonar, mas todos que participaram gostaram muito da prova e hoje fechamos com chave de ouro essa edição marcante de 30 anos, que depois de alguns anos voltou a ser concluída no Litoral do Estado”, avaliou.
LONGO CAMINHO – Tudo começou no dia 11 de fevereiro, quando os competidores partiram do Parque das Marinas, em Guaíra, na divisa com o Paraguai. No total, foram sete etapas, com pontos de saída e chegada em Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba.
O evento também buscou promover ações solidárias e socioambientais por onde passou. Houve distribuição de cestas básicas e kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sementes de árvores nativas foram lançadas ao longo da trilha, enquanto alunos da Apae foram convidados a conhecer os veículos de perto.
REPRESENTATIVIDADE – Rosa Cecília Freitag foi uma das competidoras entre as motos e espera que a sua participação e de outras competidoras incentive mais mulheres a ingressarem no rally.
“A categoria feminina é nova, então é bem gratificante conseguir concluir. Tenho amigas que não puderam vir, mas espero que ano que vem mais mulheres venham”, comentou Rosa, que já garantiu que estará presente na próxima edição. “Eu gosto de Carnaval, mas a melhor maneira de passar ele é fazendo o Rally Transparaná”.
FESTA FAMILIAR – Assim como ocorreu nas outras etapas, Guaratuba também contou com mais uma edição do Festival da Família. O evento começou às 10h e envolveu diversas atividades de recreação e lazer, incluindo praça de alimentação, apresentações musicais com as bandas Blended Bloon e Denorex 80, além de um balão do Verão Maior Paraná.
Houve ainda uma grande programação esportiva para o público e familiares dos competidores, incluindo jogos de mini vôlei, mini futebol, futmesa, badminton e beach tennis. Os esportes contaram com o acompanhamento de acadêmicos e profissionais de educação física.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
Published
15 minutos agoon
27 de dezembro de 2024By
O Paraná criou 167 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2024 segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número foi divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil no ano.
Nos 11 primeiros meses de 2024, houve 1.878.898 contratações e 1.711.502 demissões no Estado, que resultam em um saldo exato de 167.396 pessoas que passaram a constituir o mercado de trabalho formal no Paraná. Trata-se do maior volume do Sul do País, à frente de Santa Catarina, com saldo de 149.155, e Rio Grande do Sul, com 91.761 admissões a mais do que desligamentos.
Além do destaque em nível regional, o desempenho do Paraná superou estados com populações bem maiores, como Rio de Janeiro, onde o saldo foi de 162.396 de janeiro e novembro, e na Bahia, onde foram geradas 103.245 novas vagas de emprego no mesmo período. Os únicos estados à frente do Paraná neste quesito foram São Paulo (647.660) e Minas Gerais (207.494).
Apenas em novembro, houve 4.121 vagas novas geradas em território paranaense, resultado de 146.718 contratações e 142.597 demissões no mês mais recente com dados consolidados pelo MTE. Com a alta do último mês, o Paraná completa 11 meses consecutivos de crescimento no quantitativo total de pessoas empregadas com carteira assinada.
Com as variações mais recentes, o Paraná possui agora um total de 3.258.797 pessoas empregadas com carteira assinada. No Caged, este índice é chamado de estoque.
SEGMENTOS – O Paraná registrou saldo positivo em todos os setores econômicos definidos pelo MTE no Caged entre janeiro e novembro. O destaque é para o setor de serviços, responsável por 81.422 das vagas criadas no ano, seguido pela indústria, com 40.783, e o comércio, com 25.916. Na construção civil, foram geradas 19.024 novas vagas, enquanto na agropecuária a diferença entre contratações e demissões foi de 258.
As mulheres lideram o número de novas empregadas com carteira assinada, representando 51,22% do saldo estadual. Nestes 11 meses, 85.749 trabalhadoras e 81.647 trabalhadores ingressaram ou retornaram ao mercado de trabalho formal no Paraná.
Em relação à idade, aqueles com 18 a 24 anos representaram a maior fatia que teve a carteira de trabalho novamente assinada no Estado, com 84.407 pessoas. O segundo maior grupo em volume de contratações foi entre aqueles que têm até 17 anos, com 31.288. Depois, aparecem os de 30 a 39 anos (20.610), 40 a 49 anos (18.140) e 25 a 29 anos (16.658). O saldo permaneceu praticamente estável no ano entre aqueles com 50 a 64 anos, com alta de 58 vagas, enquanto a única faixa etária com queda no índice foi a acima de 65 anos (-3.765).
Os profissionais com ensino médio completo lideram com folga o volume de contratações no período, com 113.910. Na sequência, estão os com ensino médio incompleto (20.531), ensino fundamental completo (9.655), ensino superior completo (8.646), ensino superior incompleto (6.619) e ensino fundamental incompleto (5.594).
Dos 399 municípios paranaenses, 325 registram saldo positivo de empregos neste ano, o equivalente a 81,5% das localidades. Outros 67 municípios tiveram queda no número de vagas, enquanto em 7 cidades o volume de contratações e desligamentos foi exatamente o mesmo em 2024.
CENÁRIO NACIONAL – Em todo o Brasil, foram gerados 2,2 milhões de empregos formais entre janeiro e novembro, resultado de 24 milhões de admissões e de 21,8 milhões de demissões. Ao fim de novembro de 2024, ainda conforme os dados oficiais do MTE, o Brasil chegou a um saldo acumulado de 47,74 milhões de empregos com carteira assinada.
Fonte: Governo PR
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2024/2025
Ana Paula Siebert e Roberto Justus andam de trenó com Vicky e Rafaella: ‘Finlândia’
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2023/2024
O futuro do trabalho é o tema do programa Assembleia Entrevista que já está no ar
PARANÁ
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
O Paraná criou 167 mil novas vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e novembro de 2024 segundo os...
Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diversos trabalhos para manter limpas...
Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada
Turistas de várias nacionalidades, especialmente da Argentina, Chile e Uruguai, desembarcaram na manhã desta sexta-feira (27) em Paranaguá na terceira...
POLÍCIA
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2024/2025
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve juntamente com os comandantes e oficiais na manhã...
Comandante-Geral da PMPR acompanha ações da Operação Verão 2023/2024
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, esteve juntamente com os comandantes e oficiais na manhã...
PCPR na Comunidade cresce 44% e fortalece vínculos com a população em 72 cidades
Levando os serviços a quem mais precisa, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu 150 edições do programa PCPR na...
ENTRETENIMENTO
Ana Paula Siebert e Roberto Justus andam de trenó com Vicky e Rafaella: ‘Finlândia’
Ana Paula Siebert, Roberto Justus, Vicky e Rafaella Justus seguem a viagem de fim de ano com baixíssimas temperaturas e muita neve. A família está...
Neymar e Bruna anunciam gravidez da segunda filha do casal: ‘Quarto mês’
Neymar e Bruna Biancardi surpreenderam o público na última quarta-feira (25), ao anunciarem que estão à espera da segunda filha. Um chá...
Maíra Cardi exibe mansão que comprou de Neymar e impressiona: ‘Nova lar da família’
A influenciadora Maíra Cardi, de 41 anos, compartilhou um vídeo em seu Instagram, mostrando a mansão milionária que comprou do jogador...
ESPORTES
Possível reencontro de Pogba e Memphis no Corinthians agita torcida
Nos últimos dias, a possibilidade de o meio-campista francês Paul Pogba se transferir para o Corinthians tem gerado grande expectativa...
São Paulo anuncia retorno de Oscar após 14 anos: contrato até 2027
O São Paulo Futebol Clube oficializou a contratação do meia Oscar, de 33 anos, que estava atuando no Shanghai, da...
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...