NOVA AURORA

PARANÁ

MIS-PR lança mostra virtual comemorativa aos 55 anos da instituição

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) lançou nesta quinta-feira (15) a exposição virtual “MIS 55 – Através do Tempo” em comemoração aos 55 anos de existência. A mostra é uma experiência digital e temporal para o público que pode viajar no tempo desde 6 de fevereiro de 1969, data de nascimento da instituição.

A exposição, que conta uma retrospectiva dos principais momentos e de obras que marcaram a história do MIS-PR em paralelo aos acontecimentos do Paraná, do Brasil e do mundo ao longo das cinco décadas e meia, já está disponível no site da instituição, a partir deste link.

A mostra aproveita o acervo do museu, uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo, integrando a coleção que ultrapassa 3 milhões de itens entre fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.

Leia Também:  100 dias: Compagas tem foco na nova concessão e projetos ligados à sustentabilidade

Apresentando uma pequena parte de seu acervo separado em coletâneas de memórias coletivas, a exposição constrói uma viagem no tempo com a coleção do museu, disponível em materiais e tecnologias que acompanharam, documentaram e registraram transformações ao longo de décadas, a partir de 1970, ano seguinte à data de criação do MIS-PR.

Da visita do Papa João Paulo 2º (1980) ao movimento Diretas Já em Curitiba (1984); do fortalecimento da TV regional à popularização do VHS; da trilogia do Poderoso Chefão ao fomento do cinema local, mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos se conectam à produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história.

ANO COMEMORATIVO – Dentre as atividades previstas para acontecerem ao longo deste ano, destacam-se o lançamento da exposição física comemorando o aniversário da instituição, além da promoção de oficinas, mesas-redondas, e da intensa produção de conteúdos online que valorizam o vasto acervo do museu e sua história com o meio cultural paranaense.

Leia Também:  Ação da PCPR atendeu 1,1 mil pessoas em Quedas do Iguaçu e Santo Antônio do Paraíso

Atualmente, além da exposição virtual, o público pode visitar presencialmente a mostra “Sinestesia do Objeto”, exposição de longa temporada com vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos tridimensionais, além de “Lina Faria – Passando a Limpo”, mostra que homenageia a fotógrafa, em cartaz de segunda a sexta na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná (Rua Ébano Pereira, 240 – Curitiba).

Serviço

Exposição virtual “MIS 55 – Através do Tempo”

Disponível no site www.mis.pr.gov.br

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

De terça a sexta-feira, das 10h às 19h

Sábados e domingos, das 10h às 18h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Aplicativo Menor Preço é aliado para economizar nas compras de Páscoa

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Jornada de educação ambiental capacita profissionais da rede estadual de ensino

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA