NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Vitrine Agroecológica no Show Rural completa 20 anos com homenagem a pioneiros

Publicado em

Durante as comemorações dos 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia Vilson Nilson Redel (Vital), no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), no dia 6 de fevereiro,  foram  homenageados 18 pioneiros, sendo quatro pesquisadores da Embrapa: Lineu Alberto Domit, da Embrapa Hortaliças, Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal; Claudine Dinali Santos Seixas, da Embrapa Soja, e Maria Izabel Radomski (in memoriam), da Embrapa Florestas.

Criada em 2003, a partir de uma iniciativa da Embrapa, com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), antiga Emater Paraná, a Vital ocupa atualmente um espaço  de 4,4 mil metros quadrados. Ao longo dos anos, a Itaipu Binacional tornou-se uma parceira efetiva no processo de desenvolvimento da Vital, colaborando no planejamento, condução e financiamento do espaço.

O pesquisador Lineu Domit que foi o articulador para que o espaço fosse viabilizado, em 2003, discursou em nome dos homenageados. “Nossa intenção sempre foi promover as iniciativas de pesquisa e extensão rural conduzidas pelas entidades parceiras, simulando uma pequena propriedade em sistema de produção agroecológica para demonstrar a viabilidade desse sistema de produção”, ressalta. “Nem sempre é fácil, porque, precisamos de um esforço de todas as instituições para conduzir a área como uma propriedade rural, ou seja, que demanda ações durante todo o ano”, diz.

Ana Euler, diretora de Negócios da Embrapa, ressalta a importância de produzir alimentos com qualidade e, de forma sustentável, integrando solo, água, planta, ambiente e as pessoas. “Estou feliz por estar aqui nessa comemoração. Sei da importância dessa jornada de construção dessa ciência, junto com os agricultores que trabalham com sistemas agroecológicos”, afirma.

“Estamos hoje apresentando o morango BRS DC25 (Fênix) e a batata BRS Gaia, destinados para atender pequenos produtores em sistema orgânicos e agroecológicos – e mostrando que é uma prioridade da Embrapa trabalhar para a erradicação da fome no Brasil”, ressalta.

Leia Também:  1º do País, Colégio Florestal de Irati alcança capacidade de 1 milhão de mudas por ano

Para as comemorações dos 20 anos da Vital, as ações foram organizadas por 12 entidades parceiras: cooperativa Coopavel, Rede Ecovida de Agroecologia, Paraná Mais Orgânico, da Secretaria de C&T e Ensino Superior (PMO/SETI), Centro de Assessoria e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Camponesa (CeaCampo), cooperativa Biolabore, Centro de Apoio e Promoção de Agroecologia (CAPA),  empresa Gebana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste), IDR-Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Embrapa e Itaipu Binacional.

Embrapa na Vital 2024

A Embrapa apresenta duas entregas recentes da pesquisa, durante as comemorações dos 20 anos da Vital, no Show Rural Coopavel. A cultivar de morango BRS DC25 (Fênix) e a de batata BRS Gaia, que foram lançadas em 2023 integram os destaques da Empresa durante o evento. Além disso, a Embrapa estará apresentando na Vital: duas batatas doce roxa  (BRS Anembé e BRS Cotinga), duas batatas doce alaranjada (CIP BRS Nuti e Batata-doce Beauregard), três gergelins (BRS Anahi, BRS Seda e BRS Morena), um feijão vermelho (BRS Embaixador), três rajados (BRS Executivo, BRS FS 311 e BRS FS 305) e um mulatinho (BRS FS 307), arroz para sequeiro (BRS A502 e BRS Esmeralda), alface (BRS Leila), berinjela (Ciça), uma cenoura (BRS Paranoá), três pimentas (BRS Araçari, BRS Moema e RS Tui), quatro tomates (BRS Nagai, BRS Zamir, BRS Imigrante e BRS Couto), três grãos de bico (Cícero, BRS Aleppo e BRS Kalifa), duas mandioca (BRS 399 e BRS 429), um milho orgânico (BRS Caimbe),  um girassol (BRS 323) e uma soja convencional (BRS 546).

Leia Também:  Saúde promove workshop gratuito para manicures de Corbélia

Principais temas da Vital
Os temas apresentados na Vitrine Tecnológica de Agroecologia em 2024 são: Mandala (plantas medicinais e PANC nativas), Culturas anuais (soja, milho, arroz, gergelim, feijão, amendoim), Olericultura a campo com foco em SPDH- Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (alface, quiabo, pepino, abobrinha), além de culturas como tomate, alho-poró, cenoura, SAF-Sistema Agroflorestal (frutas nativas, espécies arbóreas, culturas anuais), Horta caseira (cultivos de condimentares e hortaliças em pequenos espaços) , Plantas de cobertura (mucunas, feijão-de-porco, crotalárias), Variedades de Batata-doce e morangos, Pecuária (homeopatia e pastagens), alimentação alternativa-capim BRS Curumi e BRS Capiaçu, moringa, Certificação Orgânica -Programa Paraná Mais Orgânico (Tecpar e Ecovida).

Lebna Landgraf (MTB 2903 – PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa
soja.imprensa@embrapa.br
Telefone: (43) 3371-6061 – whatsapp

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  DER-PR homologa resultado de licitação para conservação de rodovias do Oeste

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Mais um capítulo: Conab destitui o diretor responsável pelo leilão

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA