14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Secretaria do Turismo leva empresas e produtos para o Show Rural, em Cascavel

    Publicado em

    O estande da Secretaria do Turismo no Show Rural, em Cascavel, no Oeste, acolhe diversos parceiros para apresentar os produtos turísticos do Estado, especialmente focados no agronegócio. São 18 participantes do trade no estande de 100 m². Os produtos apresentados são de hotelaria, transportes, gastronomia, passeios nacionais e internacionais, e até turismo de aventura.

    “Levar as empresas que atuam no segmento para feiras e eventos é essencial para mostrar que o Paraná tem infraestrutura para receber turistas do Brasil e do mundo todo. Queremos apresentar nosso potencial em eventos importantes como o Show Rural, por onde passam milhares de pessoas”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

    Entre eles está a Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), que é formada por empreendedores turísticos e a única do País que atua no formato de venda de produtos turísticos, atualmente englobando 14 municípios. O objetivo da cooperativa, que participa pela primeira vez do Show Rural, é promover o turismo rural.

    Leia Também:  Índice do Ipardes registra desaceleração de 1,45% da inflação no Paraná em junho

    “Para nós está sendo uma oportunidade de mostrar os produtos dos cooperados e também de vendermos o que temos, que são roteiros customizados com o objetivo de mostrar a força do agro paranaense”, destacou o vice-presidente e diretor executivo da cooperativa, Márcio Miranda.

    Outra atração do estande é o trator utilizado para a prática de “arrancadão”, tradicional evento realizado em Maripá, no Oeste do Estado, todo mês de abril. A máquina foi levada para o Show Rural pela IGR (Instância de Governança Regional) Riquezas do Oeste. “É um trator modificado para fazer arrancadão, que é um dos carros-chefes da nossa região turística. O trator está exposto para que as pessoas conheçam essa modalidade”, disse a diretora executiva da IGR, Kátia Muller.

    São duas IGRs participando da feira. A outra é a Adetur Cataratas e Caminhos. Ambas são responsáveis pela promoção do turismo de 35 municípios da região Oeste.

    Leia Também:  Governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão em centro de inovação de Cascavel

    Também integram o estande do turismo representantes de empresas da gastronomia, transportes e hotelaria. São elas: Convention & Visitors Bureaus; Termas Águas do Verê; Jurema Águas Quentes; Família Madalosso; Maestro Thermas Park Hotel; Costa Neves Internacional LTDA.; Princesa dos Campos; Grupo Mentalize Inc. LTDA.; Grupo Gramado Parks; JL Hotel By Bourbon; TS Company Digital; Êxitos Eventos; Grupo Cellmotion; City Center Outlet Premium; Viale Hoteis Foz do Iguaçu.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias

    Published

    on

    By

    Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com volumes abaixo da média prevista para o mês, cinco cidades que ficam no Centro-Sul, Leste e Litoral do Estado já a ultrapassaram esse limite em menos de 15 dias.

    Até a madrugada desta segunda-feira (14), Antonina atingiu 138,6 mm de chuva e a média é de 118,1 mm em abril; Cerro Azul registrou 82 mm, com média de 63,6 mm para o mês; ⁠⁠Fazenda Rio Grande chegou a 94 mm (média de 76,8 mm); Palmas atingiu 156,4 mm, sendo a média para abril de 152,3 mm; e em ⁠⁠Pinhão choveu 151,2 mm (média de 118 mm). 

    Algumas cidades também estão perto de atingir as médias climatológicas: Cianorte e União da Vitória precisam de um acumulado de apenas 13 mm.

    “Em contrapartida, por exemplo, temos o Norte Pioneiro com pouquíssima chuva, chuvas inferiores aos 15 milímetros de acumulado nesses primeiros 15 dias do mês, ou seja, ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Nas outras áreas, o percentual ainda é de 50% a 60% da média climatológica. Assim espera-se que até o fim do mês os valores normais ou climatológicos sejam atingidos normalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

    Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até o momento. Cruzeiro do Iguaçu, que historicamente soma 223,4 mm no mês de abril inteiro, teve um acumulado, até o momento, de apenas 24,6 mm.

    Leia Também:  Governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão em centro de inovação de Cascavel

    PREVISÃO – A semana começa com um tempo um pouco mais instável do Leste ao Litoral do Estado. 

    “Essas regiões permanecem com bastante nebulosidade ao longo do dia e dificilmente teremos o predomínio de sol entre a região da Capital e as praias, inclusive com ocorrência de algum chuvisco ocasional ao longo desta segunda-feira e temperaturas mais amenas, em função de uma baixa pressão que está sobre o oceano. Ela impulsiona a entrada de ar úmido sobre o continente e mantém essa camada de nuvens baixas, que se estende desde a região das praias até parte dos Campos Gerais”, detalha Jacobsen.

    Nas outras regiões do Estado o predomínio é de sol e o destaque é para a amplitude térmica. Guarapuava, Londrina e Paranavaí tiveram hoje a menor temperatura do ano até o momento: 10,6°C, 15,9°C e 16,6°C, respectivamente, e à tarde devem chegar a 23°C, 24,6°C e 28°C, na mesma ordem.

    Nos próximos dias deve ocorrer bastante variação das condições do tempo. “Terça-feira áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná, e com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas, mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, acrescenta Jacobsen. 

    Leia Também:  Evento da Portos do Paraná propõe soluções logísticas e inovações ambientais no setor

    “Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, provoca muito mais ocorrência de chuva localizada ou aumento da nebulosidade do que propriamente a ocorrência de temporais. De quinta-feira em diante teremos a atuação de uma massa de ar não tão frio, mas que deixa a temperatura um pouco mais amena”, ressalta o meteorologista.

    SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

    Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA