NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

RURAL SHOW: Palestras diárias no CTA reforçam prevenção contra a Influenza Aviária

Publicado em

Técnicos da Adapar abordam a temática no estande do Centro Tecnológico em Avicultura (CTA) com palestras diariamente às 14h

O Brasil ainda ocupa lugar de destaque, frente a outros grandes produtores mundiais de aves, por continuar livre de casos de influenza aviária. Durante toda a semana do Show Rural, o Centro Tecnológico em Avicultura (CTA) apresenta informações e palestras sobre a Influenza Aviária. O tema foi definido em parceria pela Coopavel, Agência de Defesa Sanitária do Paraná (Adapar) e Ministério da Agricultura e Pecuária. “Estamos muito animados com essa parceria e convidamos os produtores a participar e a conhecer mais sobre assuntos relevantes sobre sanidade”, reforça o presidente da Adapar, Otamir César Martins.

Os técnicos da Adapar abordam a temática no estande do Centro Tecnológico em Avicultura, com palestras diariamente às 14h. Nesta segunda-feira (5), o técnico Jeison Solano Spim falou sobre o cenário mundial e como isso influencia a produção e a economia nacional. Ele relatou que o vírus já afetou todos os países que são grandes produtores de frango e concorrentes do Brasil.

Leia Também:  Em audiências no Governo do Estado, Paulo e Adão Litro reforçam solicitações para Dois Vizinhos

“Há 15 dias aproximadamente nós tivemos até um urso polar morrendo de influenza aviária, então é uma doença que o vírus já está em todo lugar. O trabalho da Adapar é fazer um monitoramento sobre a circulação do vírus no sentido de orientar os produtores e realizar a fiscalização para garantir que o vírus não entre no país, principalmente em granjas comerciais. Os países que já passaram por isso tiveram grandes prejuízos e hoje ainda estão lidando com a situação, pois é necessário implementar uma série de medidas para diminuir as mortalidades e controle de trânsito”, alertou.

O técnico atribui a condição brasileira ao trabalho conjunto que é feito de fiscalização pelo governo e a resposta do próprio produtor. “As empresas fazem um trabalho muito bom, de garantir essa biossegurança. Essa parceria do setor público e do setor privado tem garantido esse status sanitário vantajoso para o Brasil, mas temos que manter esse status”, frisa Jeison Spim.

Simulação

Os visitantes do CTA, poderão visualizar a simulação de uma granja aviária e das medidas de segurança que devem ser tomadas para garantir a biossegurança da produção avícola.  Vários técnicos abordam simultaneamente a temática e podem orientar tanto os produtores, quanto esclarecer as dúvidas dos visitantes.

Leia Também:  Com três anos de pandemia, vacinação marca ponto de virada na luta contra a Covid-19

A Adapar também apresenta no local um mapa da concentração de aviários em todo o estado. Por meio de um mapa de calor, é possível identificar quais as regiões que possuem ou que concentram mais granjas avícolas. A preocupação das instituições vai além da situação sanitária. A economia das commodities em favor dos produtores nacionais depende dessa condição de permanecer livre da circulação do vírus no território nacional. Isso torna o monitoramento cada vez mais estratégico.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  PCPR e PCSC deflagram operação contra envolvidos em crimes de intolerância racial

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Operação da Segurança integra policiais militares e civis em ações contra o tráfico de drogas 

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA