NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR abrilhanta noite de apresentações no primeiro dia de comemorações alusivas aos 130 Anos do Cerco da Lapa

Publicado em

A cidade da Lapa tornou-se palco de importantes celebrações em honra aos 130 anos do Cerco da Lapa. No último sábado (3), pela manhã, quase 500 motociclistas participaram de um passeio solidário organizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), arrecadando quase 400 kg de alimentos destinados a instituições de caridade.

A tarde de sábado contou com um festival de talentos e atrações musicais, que coroaram artistas locais. Já no início da noite, outras surpresas emocionaram os moradores e visitantes do município. Sob as luzes da histórica cidade, todos os presentes assistiram a exibição de dois vídeos que retratam aspectos fundamentais da vida e história da Lapa e do povo paranaense.

O primeiro vídeo, produzido pela prefeitura da cidade, homenageou os 50 anos do Museu de Armas “Osires Stenghel Guimarães”. Localizado no centro histórico da cidade, a “Casa de Câmara e Cadeia” é um monumento arquitetônico, concluído em 1868 pelo engenheiro Francisco Therésio Porto. Atualmente, funciona como Museu de Armas no seu piso térreo, com cerca de 600 peças doadas em 2015 pelo Sr. Osires Stenghel Guimarães, o qual empresta seu nome ao local e como Câmara de Vereadores no andar superior. (fonte: Prefeitura Municipal da Lapa-PR)

Leia Também:  Campanha "Doe uma História, Inspire um Futuro" para arrecadação de livros continua até 31 de outubro

O segundo vídeo, produzido pela Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, emocionou a plateia ao retratar os momentos finais da vida do Coronel Cândido Dulcídio Pereira, comandante das tropas do então Regimento de Segurança, hoje Polícia Militar do Paraná. O valente combatente tombou em defesa do território da Lapa, sitiado por tropas federalistas durante a Revolução Federalista (1893-1895).

Ricardo Almeida Pereira, tataraneto do Coronel Dulcídio, protagonizou as gravações e acompanhou a exibição, acompanhado por familiares e descendentes do Coronel Dulcidio, prestando uma brilhante homenagem ao seu ancestral, personagem histórico de tamanha relevância para a PMPR, para o estado do Paraná e para o Brasil. As celebrações continuaram com apresentações culturais, além de música e gastronomia.

Estes eventos consolidam a participação da PMPR como uma expressão do compromisso da corporação com a valorização e preservação histórica da instituição e do Estado. Essa proximidade reforça os laços de confiança com a comunidade paranaense, destacando a importância do envolvimento ativo na preservação e celebração de sua rica história.

HOMENAGENS: Antes da exibição do vídeo, a Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, representada no evento pelo Major João Carlos Toledo Junior, homenageou autoridades militares e civis, dentre as quais destacamos o General de Brigada Erlon Pacheco da Silva, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5); o Tenente-Coronel Eduardo Luiz Biavaschi, Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado (15º GAC AP) do Exército Brasileiro e o Tenente-Coronel Izoel Pavan de Souza, Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM).

Leia Também:  PCPR prende homem por falta de pagamento de pensão alimentícia em União da Vitória

Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI

Os eventos em alusão aos 130 anos do Cerco da Lapa seguirão conforme a programação a seguir:

7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira):

18h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Exposição de viaturas históricas do acervo do Museu da PMPR.

20h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Apresentação da Banda de Música da PMPR.

9 de fevereiro de 2024 (sexta-feira):

10h: Lapa-PR (Panteon dos Heroes)
Programação: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PF prende paraguaia com mais de 2 kg de cocaína, no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Vídeo: Dia de estudo e de planejamento para o ano letivo 2023

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA