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Desconto de energia para irrigação noturna beneficia 4 mil famílias de produtores rurais

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As propriedades rurais que dependem da energia elétrica para o bombeamento da água para atividades como criação de peixes ou irrigação das plantações contam com um desconto na tarifa de eletricidade consumida no período noturno. A tarifa noturna de irrigação e aquicultura beneficia cerca de 4 mil produtores rurais atendidos pela Copel. O desconto vale para a energia consumida entre 21h30 e 6h. A economia é de 60% para clientes atendidos em baixa tensão e de 70% para os atendidos em alta tensão. 

Um destes domicílios é a propriedade de Valdevina Aparecida Rodrigues Silva, localizada na estrada entre Guaravera e Tamarana, na região Norte. Em 2015, ela aderiu ao Programa de Irrigação Noturna após conhecê-lo pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) – antiga Emater. “Eles me auxiliaram na parte de documentação e do projeto rural, e nos acompanham até hoje fazendo visitas”, afirma. 

Para a agricultora, a viabilidade e facilidade de trabalhar com o programa são fundamentais. Valdevina destaca que, além do desconto, a irrigação noturna proporciona uma maneira eficiente de cuidar das culturas de hortaliças que possui em sua propriedade, como repolho, berinjela e abóbora-menina.

Ela também ressalta o aproveitamento do desconto em impulsionar o desenvolvimento da produção agrícola, permitindo investir em insumos e sementes de melhor qualidade. Durante a pandemia, o desconto foi fundamental para facilitar as vendas no Ceasa, que ocorrem três vezes por semana, de madrugada. 

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A proprietária tem o plano de expandir a rede interna e ter acesso à rede trifásica, que já passa próximo à sua propriedade. Um estudo detalhado está sendo preparado para ser apresentado à Copel junto com o projeto de expansão. O investimento tem como objetivo trazer maior eficiência no uso da energia. 

COMO FUNCIONA – A modalidade tarifária que incentiva o uso noturno da energia para atividades de irrigação e aquicultura é prevista pela Resolução Normativa 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Para solicitar a adesão, a unidade consumidora deve possuir uma ligação construída exclusivamente para alimentar o sistema responsável pelo bombeamento e distribuição da água.

Para garantir que o uso da água esteja em conformidade com a preservação do meio ambiente, é necessário comprovar a existência do licenciamento ambiental e da outorga do direito de uso de recursos hídricos, ou de sua dispensa. 

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Com a entrada de serviço construída e a documentação regular, o pedido de conexão pode ser feito no site da Copel. Em seguida, será realizada vistoria na unidade consumidora. Se as cargas estiverem de acordo com a legislação, será instalado um medidor que diferencia o consumo por horários, tornando possível diferenciar a cobrança da energia consumida à noite. 

Para avaliar se a adesão é ou não vantajosa para a propriedade, os produtores podem procurar o auxílio do IDR Paraná, que presta orientação técnica a fim de embasar a decisão e orientar quanto à preparação das instalações elétricas internas. 

Na aquicultura, podem se beneficiar do subsídio as propriedades com cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais. Já na irrigação, a tarifa se aplica a cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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