NOVA AURORA

PARANÁ

Estado entrega novos veículos para reforçar serviços de saúde em Ibaiti e região

Publicado em

Com o objetivo de fortalecer a capacidade assistencial do Norte Pioneiro, o Governo no Estado entregou nesta quinta-feira (1º) 13 novos veículos para reforçar os serviços de saúde no município de Ibaiti. O ato aconteceu durante a inauguração do primeiro Subgrupamento Integrado do Corpo de Bombeiros do município.

A frota é composta por nove carros destinados à Estratégia da Saúde da Família, garantindo mais recursos à Atenção Primária e promovendo um acesso mais amplo aos cuidados preventivos. Duas novas ambulâncias também passam a integrar o Serviço de Atendimento Móvel (Samu), aumentando a capacidade de resposta rápida em situações de emergência.

“Este é um governo municipalista, que olha para todo o Paraná de maneira igualitária. Nosso Estado é somente um, formado pelo mesmo povo. É com essa orientação que o governador Ratinho Junior tem transformado a realidade do Interior, expandindo a regionalização dos serviços de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que formalizou a entrega.

Leia Também:  Estado investe R$ 10,5 milhões para contratar gestores de ciência para áreas estratégicas

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) entregou, ainda, duas novas ambulâncias para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). O reforço da frota reforça a eficiência para lidar com situações críticas, assegurando um suporte crucial nos momentos mais urgentes.

“O Corpo de Bombeiros encontrou uma grande parceria com a Sesa, que já permitiu a maior renovação de frotas da história do Siate. Agora, Ibaiti ganha dois novos veículos desse tipo, para reforçar ainda mais a capacidade de assistência emergencial prestada pelos bombeiros”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo.

O prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho, agradeceu o reforço enviado pelo Estado. “Este é um apoio importante ao município e não tenho dúvidas de que estes carros irão nos ajudar a salvar vidas. Agradeço ao governo estadual por se dedicar em prol dos nossos munícipes e o desenvolvimento de toda a nossa região”, ressaltou.

Leia Também:  Ponte em rodovia entre a Lapa e Campo do Tenente terá bloqueio em janeiro

PRESENÇAS – O evento contou com a participação do deputado federal Pedro Lupion; dos deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli; além de vereadores e lideranças da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ponte em rodovia entre a Lapa e Campo do Tenente terá bloqueio em janeiro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  UEPG apresenta livro das descobertas inéditas sobre araucárias no Sul em setembro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA