Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
A atuação das equipes policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), resultou na apreensão de 11 armas de fogo, mais de 200 munições de calibres diversos em ocorrências distintas entre sexta-feira (18/01) e sábado (19/01). As situações foram na cidade de Guarapuava, Palmital e no Distrito do Guará, na região Centro-Sul do estado.
Em Palmital, denúncias auxiliaram os policiais militares a localizarem uma residência onde eram escondidas armas e munições. Ao todo foram apreendidas três carabinas (calibre .22), três espingardas (calibres.32, .36 e .28) além de 192 munições de calibre s.22 e .32. Também foram localizados materiais para municiamento (espoletas, pólvora e chumbo). Uma das armas foi encontrada escondida no matagal. Uma mulher e dois homens foram presos.
Já no Distrito de Guará, os policiais militares atenderam uma situação de roubo de gado e ao abordarem a casa do suspeito localizaram duas espingardas (calibres .36 e .32). Dois animais foram recuperados e o suspeito e o seu filho foram encaminhados, sendo a ocorrência acompanhada pelo Conselho Tutelar.
As outras apreensões de armas de fogo ocorreram quando os policiais militares foram acionados a atenderem situações de tráfico de drogas e de porte irregular de arma de fogo. Em ambos os casos foram retiradas de circulação um revólver de calibre .32 e outro de calibre .38. nas duas ocorrências foram encaminhados dois homens (25 e 20 anos).
Por fim, durante um flagrante de tráfico de drogas foi apreendido um revólver de calibre, 75 pedras de crack embaladas em papel-alumínio prontas para a venda, bem como uma porção de maconha e um caderno com anotações sobre o comércio de drogas. A abordagem foi no bairro Jardim das Américas e resultou no encaminhamento de um adolescente e de um adulto.