NOVA AURORA

PARANÁ

Após chuvas, shows dos palcos Sunset voltam a animar praias do Litoral

Publicado em

Com a volta do sol e do tempo bom ao Litoral do Paraná, a programação de shows dos palcos Sunset foi retomada nesta terça-feira (30). Ao todo, seis apresentações aconteceram em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, animando os públicos ao som de muito samba, sertanejo, reggae e MPB.

Na praia de Caiobá, em Matinhos, a primeira atração foi a Filarmônica Orquestra Show de Antonina, que subiu ao palco no final da tarde para embalar veranistas e moradores com seu repertório eclético e descontraído, com versões instrumentais de músicas de pagode, axé e outros ritmos.

“Há muito tempo que a gente não pisava nas areias do Paraná, mesmo sendo aqui do Litoral. Tocar na praia é sempre interessante, porque são públicos variados, de gostos distintos, mas que podem se identificar com as nossas versões instrumentais de músicas que eles já conhecem”, afirmou o maestro regente da banda, Cainã Alves.

Na sequência, já no começo da noite, o som ficou por conta do Julião Boêmio Quarteto, que apresentou músicas autorais e clássicos do samba, choro e MPB. “É uma experiência muito legal. As pessoas estão em um momento de lazer, na praia, enquanto a gente apresenta a um pouco da nossa cultura, da nossa música. A gente entra no clima e aproveita o verão junto com eles também”, disse Boêmio.

Leia Também:  Governador e embaixador da França discutem novas parcerias em cultura e educação

Em Pontal do Paraná, Tiago Rossatto e a dupla Luccas e Leonardo embalaram o público que estava na praia de Shangri-lá. Em Guaratuba, as apresentações à beira-mar foram da banda Namastê e do artista João Triska.

PÚBLICO – Com uma agenda que agrada todos os gostos, os shows dos palcos Sunset têm chamado a atenção de veranistas e moradores do Litoral pelo alto astral das apresentações e pela estrutura montada pelo Governo do Estado.

A professora Marisa Santi, de Pontal do Paraná, contou que estava em casa quando começou a ouvir uma das apresentações e decidiu ir até a praia para acompanhar os shows mais de perto. “Nós estávamos no apartamento, na sacada, quando começamos a ouvir a melodia. Falei pra todo mundo que nós tínhamos que descer para acompanhar o show de perto. Fomos com toda a família para prestigiar os músicos nestas apresentações”, afirmou.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica apresenta concerto em homenagem à Semana da Pátria no domingo

-

Julião Boêmio Quarteto levou MPB para Matinhos. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

PROGRAMAÇÃO – Os shows são gratuitos e contam com uma programação que segue até domingo (4), com até três shows por dia em cada um dos palcos. Isso acontece porque algumas apresentações foram reagendadas por conta das chuvas que atingiram o litoral na semana passada.

Um dos principais destaques da semana é a banda curitibana Blindagem, que se apresenta em Shangri-lá nesta quinta-feira (01). Expoentes do rock curitibano, a banda tem quase 50 anos de carreira. A programação ainda conta com novas apresentações de Namastê e Tiago Rossato, além de shows de Black Maria, Allan Oliveira, Nikole Gouveia & Funkin’ Minds, Raimundera, Serra Acima Trio e Mestre Zeca & Viola Afinada com Fandango de Encantadas, entre outros.

Confira a programação completa:

Caiobá

Quarta-feira (31)

18h – Tiago Rossato

19h30 – Bananeira Brass Band

Quinta-feira (1)

18h – Allan Oliveira

19h30 – Dani e Gabriela

Sexta-feira (2)

18h – Belas Big Bang

19h30 – Black Maria

Sábado (3)

18h – Cia dos Palhaços

19h30 – Nikole Gouveia & Funkin’ Minds

Domingo (4)

16h – Mestre Zeca & Viola Afinada convidam Fandango de Encantadas

17h30 – Família Sapo

Guaratuba

Quarta-feira (31)

18h – Luccas e Leonardo

19h30 – Allan Oliveira

Quinta-feira (1)

18h – Raimundera CWB

Sexta-feira (2)

18h – Canutilho Temperado

19h30 – Jay de Oyá

Sábado (3)

18h – Serra Acima Trio

19h30 – Família Sapo

Domingo (4)

16h – Big Belas Band

17h30 – Donna Rosa

Shangri-lá (Pontal do Paraná)

Quarta-feira (31)

12h – Bananeira Brass Band

18h – Márcio Juliano

19h30 – Namastê

Quinta-feira (1)

18h – Blindagem

19h30 – Black Maria

Sexta-feira (2)

18h30 – Grupo Fandanguará

Sábado (3)

18h30 – Fandango da Família Santos

Domingo (4)

16h – Domingo da Família

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Edital da Lei Paulo Gustavo atende pesquisa, memória e difusão no audiovisual

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Governador e embaixador da França discutem novas parcerias em cultura e educação

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA