NOVA AURORA

PARANÁ

Bombeiros militares e veranistas participaram de travessia de dois quilômetros no Rio Paraná

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu neste domingo (28) a 2ª edição da Travessia do Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado. A prova de natação no Rio Paraná fez parte das atividades do Verão Maior Paraná na região. Além do estímulo à prática esportiva, a confraternização e a integração entre a instituição e a sociedade foram os principais objetivos do evento.

A iniciativa é do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independentes, de Paranavaí, com apoio da Prefeitura de São Pedro do Paraná e da equipe do Verão Maior Paraná. Participaram 54 pessoas, entre militares e civis, homens e mulheres, nas categorias 18 a 35 anos e acima de 35. Eles nadaram cerca de 2 quilômetros no Rio Paraná. A inscrição foi um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Apae da cidade.

“A prova foi um sucesso. Os competidores ajudaram a cidade, fazendo também a integração entre a comunidade e o Corpo de Bombeiros”, comentou o 2º tenente Jean Carlos da Silva, do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independentes.

Leia Também:  Com 213 novas confirmações, Paraná soma 1.495 casos de dengue

O cenário da disputa foi uma atração à parte. “O lugar é lindo. Ano passado eu estive presente, mas derrapei na curva. Desta vez, deu certo. Fiz o trajeto certo, acertei a virada”, comentou Carlos Alfredo Ribeiro da Silva, o primeiro dos homens a vencer o percurso entre a porção inferior da Ilha Mineira e a prainha de Porto São José.

O tom de satisfação com o ambiente da atividade encontrou eco no pódio feminino também. “É uma prova bem gostosa, muito diferente do que estamos acostumados. Normalmente, a gente não nada a favor da correnteza, então tem que tomar cuidado para não passar do ponto. Valeu muito a experiência”, disse Patrícia Ribeiro da Silva, a primeira colocada geral entre as mulheres.

OUTRAS PROVAS – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também já participou de outras provas do Verão Maior Paraná, como a Travessia dos Veteranos, em Guaratuba, e o 3º Piriathlon de Areia, em Matinhos. 

Leia Também:  Conselho do Paraná Produtivo formaliza proposta para criação de agências regionais

A programação dentro do Verão Maior Paraná prevê ainda o Troféu Elite no Litoral, competição multidesportiva em Matinhos e Paranaguá, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro; a Corrida Ronda dos Galáticos, em Pontal do Paraná, no dia 3; e a Corrida do Guarda-Vidas, em Matinhos, no dia 11.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  MUPA promove debate que marca lançamento do museu virtual da imigração cigana

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Maringá recebe a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA