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Profissionais contratados para o Verão Maior Paraná vão auxiliar população afetada pela chuva

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Com as fortes chuvas que atingiram o Litoral ao longo desta semana, a estrutura do Verão Maior Paraná agora se volta para o atendimento da população atingida. Os cerca de 400 profissionais contratados pela Secretaria de Estado do Esporte para trabalhar na temporada vão ficar à disposição da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais e dos municípios para auxiliar no que for preciso. 

A ação foi definida nesta sexta-feira (26) em uma reunião de alinhamento entre os órgãos estaduais e os prefeitos do Litoral. Os profissionais vão ajudar, por exemplo, na distribuição de lonas, telhas e kits de limpeza pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Eles também estarão à disposição dos agentes da Secretaria da Saúde, que vão focar na prevenção de doenças que podem ser causadas pelas enchentes, como leptospirose e diarreia. 

Os temporais fizeram com que as atividades do Verão Maior fossem suspensas durante esta semana, inclusive os shows que ocorreriam em Matinhos e Pontal do Paraná neste fim de semana. “A ideia agora é transformar o Verão Maior em uma ação de solidariedade, com todo mundo que estava trabalhando na operação focado no auxílio aos municípios”, explicou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, que também coordena o Verão Maior Paraná. 

Com o avanço dos trabalhos de limpeza, prevenção e o atendimento das famílias afetadas, e com a mudança prevista nas condições do tempo, a previsão é que as atividades esportivas e culturais do Verão Maior retornem na próxima terça-feira (30). “Nós cancelamos os shows e eventos esportivos porque ainda estava previsto chuva para este fim de semana. Assim, todos podem se dedicar a essa força-tarefa para que possamos passar por essa situação o mais rapidamente possível”, disse Wirbiski.

“O Governo do Estado está preparado para atender as necessidades da população. Atuamos fortemente na distribuição de kits dormitório, higiene e limpeza; na limpeza das ruas, com coleta de resíduos; e na orientação preventiva da população contra a dengue e a leptospirose”, salientou a primeira-dama Luciana Saito Massa. Os mantimentos já foram enviados a Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.

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CHUVAS E ATENDIMENTOS – Segundo o Simepar, o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro. Desde o último sábado (20) até a noite de quinta-feira (25), o volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, sendo que a média prevista para o mês era de 386,4 milímetros na cidade. Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e 466,8 mm, respectivamente. 

“Estamos com uma previsão de um acumulado de mais 100 milímetros pelo menos até o dia 30, o que requer atenção de todos os órgãos para que possamos dar uma resposta para que menos pessoas sofram nesse momento”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig. “O foco agora é no atendimento às famílias desabrigadas e no auxílio aos municípios. As equipes de emergência também estão a postos caso seja necessário”. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, 11.592 pessoas foram afetadas pelos temporais em Matinhos, Guaratuba, Ponta do Paraná e Guaraqueçaba. Até agora, 92 pessoas estão desalojadas (50 em Matinhos, 36 em Guaratuba e seis em Ponta do Paraná) e 62 estão desabrigadas (61 em Guaratuba e uma em Matinhos).

Para amenizar a situação das famílias atingidas, o órgão está atuando em parceria com os municípios e já enviou caminhões com ajuda humanitária, contendo colchões, cestas básicas e kits dormitório, higiene e limpeza. Além disso, desde o início das ocorrências, no último sábado, a Defesa Civil encaminhou 25 alertas de temporais à população. No começo da temporada também foi feito um treinamento com as equipes municipais para atendimentos emergenciais.

Já o Corpo de Bombeiros atendeu 91 ocorrências ao longo desta semana, incluindo alagamentos, deslizamentos, quedas de árvore e também o desmoronamento de uma residência. Eles auxiliaram, por exemplo, na remoção de famílias que estava em áreas ilhadas e no transporte de pessoas aos abrigos municipais, hospitais ou outros locais onde elas pudessem ficar em segurança. 

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LIMPEZA E PREVENÇÃO – Outro foco de ação das equipes do Governo do Estado é na limpeza das vias públicas e na coleta de resíduos no Litoral. O Instituto Água e Terra (IAT) também está dando suporte às cidades no desassoreamento e limpeza dos canais para melhorar o escoamento das águas, para evitar novos riscos de enchente. Cerca de R$ 26 milhões foram destinados para esse trabalho nesta temporada. Seis equipes do órgão estão trabalhando na parte de desassoreamento e limpeza.

A preocupação da Secretaria da Saúde é com relação às doenças que podem ser causadas em consequência das enchentes e alagamentos, como a leptospirose, diarreia, hepatite A ou mesmo o avanço nos casos de dengue. Por isso, com auxílio dos profissionais do Verão Maior, a pasta vai fortalecer as ações de prevenção de doenças, dando apoio aos municípios – desde o início da temporada, mais de 55 mil atendimentos em saúde já foram realizados no Litoral. 

Um dos focos é na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como em locais onde há lixo acumulado. Também serão feitas recomendações à população que está exposta aos riscos das enchentes, com a orientação das pessoas que vivem nessas áreas e distribuição de materiais educativos em suas casas. Serão distribuídos, ainda, sacos de lixo para que as pessoas removam os potenciais criadouros de seus domicílios.

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, César Neves; os comandantes-gerais da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; e do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo; o coordenador da Polícia Civil no Verão Maior Paraná, delegado Fábio Amaro; o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro; e os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus; de Matinhos, Zé da Ecler; de Morretes, Júnior Brindarolli; e de Pontal do Paraná, Rudão Gimenez.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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