PARANÁ
Estado contrata estudo de VLT entre o Centro Cívico e o Aeroporto Afonso Pena
Publicado em
25 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuUm novo modal de transporte pode ser a solução para interligar o Centro Cívico, em Curitiba, ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), contratou um estudo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que fará a estruturação de um projeto de viabilidade para implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando esses dois pontos.
O contrato foi assinado em novembro do ano passado. O estudo deve ser iniciado em março e entregue no segundo semestre do ano que vem. O projeto será coordenado pelo BNDES, que fará a contratação técnica para a sua elaboração, sem custos para o Estado. O valor previsto para o estudo é de R$ 12,2 milhões e, caso ele seja bem-sucedido, o custo será embutido no edital da concessão. A previsão é que a implantação do novo modal receba investimento de R$ 2,5 bilhões, mas o valor final ainda será determinado pelos estudos.
A iniciativa foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, pelo prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, e pela prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
O sistema VLT será inédito no Paraná e prevê a utilização da estrutura das canaletas exclusivas do expresso do Eixo Boqueirão, com 10,6 km de extensão através da Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, e o Terminal Boqueirão. O trajeto deve contemplar 27 paradas, sendo quatro em terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais), que deverão receber reformas.
O projeto estabelece uma ampliação do trajeto atual do Eixo Boqueirão, tanto ao norte, entre a Praça Carlos Gomes e o Centro Cívico, como ao sul, do Terminal Boqueirão até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. Com estes prolongamentos a linha deverá ter cerca de 20 km de extensão com 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.
Com a implantação do VLT, as linhas de ônibus existentes no eixo – atualmente a Linha Expressa Boqueirão, Linha Expressa Direta (Ligeirão) Boqueirão e Linha Direta (Ligeirinho) Boqueirão/Centro Cívico – deverão ser descontinuadas. Elas transportam, hoje, uma média de 126 mil passageiros nos dias úteis, sendo cerca de 15 mil pessoas nos horários de pico.
A avaliação da Amep é que, com a mudança do modal, o crescimento populacional e o incremento de novos trechos na linha, é possível um incremento de aproximadamente 30% no número de passageiros transportados já no primeiro ano de implantação do projeto, chegando então a 164.800 passageiros transportados por dia.
- Construção da nova Ponte de Valadares supera 50% de execução, em Paranaguá
- Além da Orla de Matinhos: dezenas de obras do Estado vão repaginar cidades do Noroeste

“Já assinamos o contrato e iniciamos as tratativas e, agora, o BNDES está na fase de identificação e contratação das empresas parceiras que farão esses estudos”, destacou Gilson Santos. “Assim como o Governo do Estado, o BNDES também entende que esse projeto tem muita viabilidade e que pode, sim, ser uma alternativa importante para Curitiba e Região Metropolitana. Além da demanda dos usuários, boa parte da estrutura está hábil, com o traçado já pronto, para a implantação do VLT”.
Serão analisados, no relatório, questões como a avaliação preliminar do projeto, estudo de demanda, de engenharia, premissas técnico-ambientais, avaliações socioambiental e econômico-financeira e o modelo de concessão, entre outros prontos. O Governo do Estado também está nas tratativas para incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Para o prefeito em exercício de Curitiba, a solução vai permitir uma integração mais rápida entre a Capital e a Região Metropolitana, atendendo também a demanda do Aeroporto Afonso Pena. “É uma ação inovadora do Governo do Estado junto aos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Ele vem ao encontro com o trabalho que a cidade e o Estado têm feito em pensar em soluções sustentáveis para o transporte, já que o VLT é um veículo totalmente elétrico”, salientou Pimentel.
“Além da implantação do modal, também deve ser feito o trabalho de requalificação de ruas e calçadas, para que essa solução tenha o menor impacto possível nas áreas urbanas das duas cidades”, destacou.
A prefeita de São José dos Pinhais salientou que os dois municípios vão trabalhar em conjunto com o Governo do Estado para que esse projeto saia do papel. “Será um avanço muito grande no nível de transporte que liga Curitiba a São José dos Pinhais, favorecendo a todos os usuários, principalmente os trabalhadores”, afirmou Nina Singer. “É importante que os municípios estejam alinhados para que possamos fazer esse projeto da melhor forma possível, priorizando sempre a população”.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
3 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe