15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com excesso de chuvas, shows do final de semana do Litoral foram cancelados

    Publicado em

    A organização do Verão Maior Paraná decidiu cancelar os shows das duplas sertanejas Guilherme e Benuto, Rick e Renner e George Henrique e Rodrigo neste final de semana. A programação deve retomar a partir do primeiro final de semana de fevereiro. Ela pode ser consultada no site do Verão Maior Paraná.

    Todas as cidades do Litoral foram atingidas por volumes expressivos de chuvas ao longo da semana e a previsão é de novos temporais nos próximos dias. A prioridade neste momento é atendimento aos municípios e pessoas que sofreram com os alagamentos. Além da Defesa Civil Estadual e das equipes do Corpo de Bombeiros, que estão atendendo ocorrências, as prefeituras estão totalmente mobilizadas em auxiliar os moradores.

    A programação esportiva também passou por mudanças. O Circuito Paranaense de Águas Abertas (400m, 700m e 1500m) e o Sul Brasileiro de Águas Abertas (5000m), marcados para Guaratuba, foram transferidos para o dia 4 de fevereiro. As atividades aconteceriam neste domingo. Já o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia em Matinhos está acontecendo em uma arena coberta.

    Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe navio de luxo e passageiros já têm passeios agendados no Litoral

    Já o Sul Brasileiro de Vôlei de Praia, em Caiobá, a etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, em Guaratuba, e os shows dos palcos Sunset também foram cancelados.

    PARANÁ EM AÇÃO – A edição especial da feira de serviços Paraná em Ação que estava programada para os dias 24, 25, 26 e 27 (quarta-feira a sábado), no balneário de Caiobá, em Matinhos, também foi cancelada. Na próxima semana está prevista mais uma edição especial, uma parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça (TJ-PR). O evento acontece entre os dias 31 de janeiro 3 de fevereiro, no balneário Primavera, em Pontal do Paraná. Mais informações sobre os serviços disponibilizados serão divulgadas na próxima semana.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe navio de luxo e passageiros já têm passeios agendados no Litoral

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Com demanda crescente no mundo, Paraná deve produzir 19 milhões de toneladas de milho

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA