NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras da agricultura familiar e do artesanato prometem atrair visitantes ao Show Rural

Publicado em

Dois dos grandes destaques do Show Rural são a Feira da Agricultura Familiar e a Feira de Artesanato, espaços democráticos e que levam pequenos comerciantes para o centro do evento para negociar seus produtos. Elas contam com organização conjunta entre IDR-Paraná, Coopavel, Federação dos Trabalhadores Rurais Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná. As duas acontecem de 4 a 9 de fevereiro.

O Pavilhão da Agricultura Familiar Rural de 450 metros quadrados vai receber 42 empreendimentos familiares, procedentes de 23 municípios paranaenses, em 2024. Entre os produtos disponíveis estarão embutidos, defumados, queijos, iogurtes, pães, cucas e biscoitos, doces, geleias, mel, derivados da cana-de-açúcar (como as rapaduras), vinhos, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, licores, cafés, entre outros.

O pavilhão é passagem obrigatória dos visitantes e um dos espaços mais prestigiados do Show Rural. O espaço mostra que é possível o pequeno produtor empreender, industrializar e agregar valor ao que produz.

Além da exposição, uma equipe do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA vai ajudar pequenas agroindústrias interessadas em aderir ao Selo Nacional da Agricultura Familiar.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 16.487 vagas, maior número do ano

Já a Feira de Artesanato é um espaço exclusivo para exposição e comercialização de artesanatos produzidos na região. São 26 expositores. Participam desta edição associações e cooperativas, grupos de artesãos vinculados a programas sociais municipais e nove artesãos individuais rurais, abrangendo todos os municípios da região. 

O destaque deste ano será um setor com peças produzidas pelos povos indígenas de três municípios da região Oeste.

Todas as peças serão organizadas por setores: cama, mesa e banho, infantil, artigos em madeira, decoração e diversos. São opções para utilidade doméstica, decoração de casa ou até mesmo opções para presente. Tapetes, bolsas, bonecas, chinelos, toalhas, almofadas, bandejas, placas decorativas, cuias e velas aromáticas são algumas das opções.

SHOW RURAL – O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento. Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

Leia Também:  Governador entrega à ministra do Planejamento propostas do Paraná para o PPA da União

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Palcos Sunset: artistas paranaenses seguem agitando os fins de tarde no Litoral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 16.487 vagas, maior número do ano

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA