NOVA AURORA

POLÍCIA

PARCIAL ATÉ 21H – PM atende 76 ocorrências e encaminha 20 pessoas durante o pleito eleitoral em todo o Estado

Publicado em

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Até às 21 horas deste domingo (28/10), a Polícia Militar registrou 76 ocorrências de crimes eleitorais em todo o Paraná, encaminhou 20 pessoas e lavrou 14 Termos Circunstanciados. Somente em Curitiba (PR), os policiais atenderam 33 situações, mas não houve prisões ou apreensões. A atuação da PM foi reforçada desde o término do pleito eleitoral para acompanhar as comemorações e atos públicos na Capital e nas principais cidades do Interior.
Para a Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, a avaliação foi de um dia de exercício da democracia com pacificidade e ordem. “Foi extremamente tranquilo, como nós planejávamos, bem a baixo daquilo que foi registrado no primeiro turno. A Polícia Militar fez o trabalho dela e obtivemos o resultado que nós esperávamos”, disse.
Ela também agradeceu o apoio de toda a tropa empenhada na operação. “Eu quero agradecer imensamente a todo empenho de cada um dos nossos policiais que estão em todos os 399 municípios, que se dedicaram, que abriram mão da folga para estar à disposição da população, para garantir o direito ao voto”, afirmou.
Segundo o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto, o trabalho envolveu mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas, maximizando o policiamento preventivo e ostensivo nos locais de votação. Não houve registro de incidentes graves ou de tumultos durante o período de votação neste domingo.
No Norte do estado foram oito ocorrências atendidas e três pessoas detidas; no Noroeste paranaense foram 11 situações de crimes eleitorais e sete encaminhamentos; na região dos Campos Gerais as equipes receberam nove ocorrências e prenderam seis pessoas; Na região oeste e sudoeste do Paraná foram 12 ocorrências e quatro prisões. Na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral as equipes policiais atenderam três ocorrências e nenhuma pessoa foi presa.
MONITORAMENTO – O trabalho policial nas ruas foi complementado com o trabalho de inteligência feito por meio do monitoramento de pontos estratégicos nos municípios maiores com o emprego de câmeras, e do imageador aéreo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que transmitiu imagens em tempo real. Também houve a aplicação das plataformas móveis de observação em pontos da Capital para auxiliar no monitoramento do deslocamento de grupos de pessoas e apontar à coordenação de policiamento a necessidade adequada para atender a demanda.
No Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), as equipes de segurança pública do estado se reuniram para trocar informações sobre  o andamento da operação, acompanhando ocorrências e encaminhamentos. O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Julio Reis, destacou que a eficiência da Polícia Militar foi essencial para o clima tranquilo no dia de eleições após uma videoconferência com as unidades do Interior, Capital e Região Metropolitana de Curitiba. “Atualizamos as informações e verificamos que tivemos poucas ocorrências sem gravidade, tudo muito tranquilo graças a maturidade da sociedade e ao trabalho das forças de segurança pública”, explicou.
ATOS PÚBLICOS – Mesmo após o pleito eleitoral ter encerrado e a apuração de votos concluída, a Polícia Militar continua com o efetivo a postos para acompanhar os movimentos e atos públicos durante a noite nas principais cidades do estado, incluindo a Capital. Os trabalhos foram reforçados com a aplicação dos efetivos das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAMs) das unidades da PM, com o efetivo do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em prontidão em Curitiba.
“Continuamos monitorando as redes sociais, não só aqui em Curitiba, mas também no interior do estado, para que tenhamos uma tranquilidade nesse término de votação. As pessoas que vão comemorar que o façam de forma tranquila, pacífica e ordeira. Nós não vamos tolerar abusos, fatos que coloquem em risco a vida de terceiros, estamos preparados, se for o caso, agir com um pouco mais de energia”, destacou o coronel Zanatta.
Em Curitiba atos foram registrados na Praça Santos Andrade, no Centro, em frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, e na Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, os quais receberam o policiamento da Polícia Militar durante a concentração de pessoas para garantir o livre direto de manifestação e também inibir situações de danos, depredações e outros tipos de delitos.

Fonte: Polícia Militar PR

Leia Também:  PCPR prende suspeito de praticar roubos em farmácias em Colombo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Vídeo: O 19° Batalhão de Polícia Militar faz um alerta sobre uma nova modalidade de golpe!

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende homem por violência doméstica em Castro

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA