NOVA AURORA

PARANÁ

Litoral tem alta imobiliária, 6 mil novas empresas e promessa de comércio aquecido o ano todo

Publicado em

Novas empresas, aumento nas vendas do comércio e valorização imobiliária. Esses são alguns dos efeitos que os investimentos do Governo do Estado estão levando ao Litoral do Paraná. As obras de infraestrutura, como a revitalização da Orla de Matinhos e a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, e as ações do Verão Maior Paraná, com eventos esportivos e shows nacionais gratuitos que reúnem milhares de pessoas, estão movimentando a economia e dando uma nova cara à região.

Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), as vendas no comércio, especialmente de restaurantes, bares e pousadas, cresceram 40% nesta temporada na cidade. Já os dados da Junta Comercial do Paraná mostram que cerca de 6,4 mil novas empresas foram abertas nos sete municípios da região em 2023. As imobiliárias do Litoral também avaliam que os projetos estão valorizando os imóveis nas praias.

E além do período de veraneio, a expectativa é que os investimentos movimentem a região também fora da temporada. “Ainda somos uma cidade de veraneio, turística, mas com todo esse crescimento e os investimentos que estão vindo para a região, tenho certeza que o futuro será muito promissor”, afirma Jefferson Adriano Serafim, sócio-proprietário da Pé na Areia Assessoria Imobiliária.

Leia Também:  Agepar abre consulta sobre fatores que compõem a tarifa de saneamento

Ele destaca que levantamentos das imobiliárias de Matinhos mostram uma valorização de 30% no valor dos imóveis após a obra na orla. “Todos os investimentos e os recursos que estão sendo alocados no Litoral fez com que a nossa praia realmente ficasse em evidência, na vitrine, e isso movimenta o mercado”, diz. “Hoje estamos com 100% da nossa carteira de locação cheia. E isso incentiva as pessoas que vêm conhecer a nossa praia a se motivarem para investir aqui”.

INCENTIVO – O presidente da Acima, Felipe Nascimento, destaca que a programação do Verão Maior está sendo uma grande incentivadora do movimento na temporada, com as praias continuando cheias mesmo após as festas de fim de ano, quando costumam receber mais veranistas. “O pessoal está muito feliz com tudo que vem acontecendo, principalmente com o investimento do Governo do Estado em relação aos shows, o que foi muito acertado”, diz.

“O governo tem investido muito em infraestrutura e olha para o Litoral de um jeito que não foi feito durante anos. O turista vem para o Litoral, vê que as coisas estão mudando, que tem investimentos acontecendo, e quer retornar”, salienta Nascimento. “A nossa expectativa é que ano após ano o Litoral vire cada vez mais referência para o turismo, o que tem atraído novos investimentos. Aqueles que já têm comércio no Litoral estão investindo em novos negócios, e o pessoal de fora tem visto o Litoral com bons olhos”.

Leia Também:  Rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chega a 30% de execução

Quem confirma essa afirmação é o comerciante Marcelo Felipe Ramos, proprietário da Milk Shake Mix. Ele se mudou para o Litoral com a esposa e os dois filhos em 2021, ainda durante a pandemia, buscando melhor qualidade de vida para a família. Após ver o crescimento no movimento, há exatamente um ano decidiu montar uma franquia de sorvetes em Matinhos.

“Foi algo que nos surpreendeu. Estamos completando um ano de loja e conseguimos nos manter o ano todo, no inverno, no verão”, afirma. “A gente vê que existe potencial. Com a revitalização da orla e toda a infraestrutura que está sendo implantada, muitas pessoas passaram a vir para cá. Estamos a uma hora de Curitiba, então vemos muitas famílias e turistas que vêm no fim de semana, para passar o dia, estão conhecendo a cidade e vendo o potencial e as novas oportunidades”.

-

Imóveis de Matinhos valorizaram 30% com as obras da orla, aponta corretor. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

MENOS BUROCRACIA – Além das obras e das ações do Verão Maior Paraná, a facilidade para abrir uma nova empresa no Paraná também contribuiu para ampliar o número de novas empresas na região, avalia o presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Rigoni.

Com uma média de 10 horas e 39 minutos para consolidar um novo negócio, o Estado bateu recorde de velocidade na abertura de empresas em dezembro. “Isso é fruto do processo de desburocratização promovido pelo Governo do Estado. Como tudo é 100% digital, hoje o profissional, o empresário ou contador fazem toda a sua solicitação via site. O processo de abertura é muito rápido, ele começa e termina pela internet e, dependendo do porte do empreendimento, pode levar apenas alguns minutos”, explica.

Ele destaca que as novas empresas crescendo em todas as regiões do Estado, e que a expectativa é ainda melhor para este ano. “Esse processo vai melhorar com a edição do decreto que reduz ainda mais a burocracia para os empreendimentos de baixo risco. São 770 atividades que terão o processo facilitado na hora de abrir uma empresa”, ressalta. “O volume de empresas abertas é um termômetro que mostra que a economia paranaense está em frequente crescimento, e isso ocorre em todas as regiões do Estado”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Agepar abre consulta sobre fatores que compõem a tarifa de saneamento

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Podcast da Fazenda traz reflexões sobre Reforma Tributária e temas financeiros

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA