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Obra emergencial no trecho da PR-323 danificado por chuvas em Umuarama está em execução

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está atuando para recuperar o km 300 da PR-323 em Umuarama, na região Noroeste, parcialmente demolido pelas fortes chuvas das últimas semanas.

A obra emergencial teve início no último sábado (13), com a empreiteira contratada mobilizando insumos, maquinário e pessoal, e já na segunda-feira (15) começaram os serviços de reforço no ponto mais danificado, principalmente por meio de enrocamento de pedra, em que estes materiais são posicionados no aterro para protegê-lo contra as águas. O investimento é de R$ 1.135.768,24, com previsão de conclusão em 90 dias.

“Queremos entregar o mais rápido possível essa obra. Sabemos que a cada dia é um transtorno para a cidade de Umuarama e para a região”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que fez uma visita técnica ao trecho junto com o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, e o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom.

“O governador Ratinho Junior está acompanhando a situação, nos pediu celeridade, e vamos conferir o andamento da obra de perto. Já há uma solução contratual, mas uma equipe do DER ainda estuda uma solução mais rápida”, disse Alex.

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A frente de trabalho permanece realizando melhorias para evitar que o dano se agrave, e também vai preparar o local para implantação de um novo bueiro, que terá dimensões maiores que o original, para atender a vazão de águas.

Na sequência será realizado o retaludamento, nova pavimentação, sinalização e implantação de dispositivos de segurança no lado direito da rodovia, com os mesmos serviços sendo realizados no lado esquerdo, assim que as novas pistas estiverem liberadas.

Neste contrato também estão sendo realizadas melhorias em um ponto de erosão no km 299, com previsão de reparos e reforços no bueiro de concreto, seguida pela recomposição do talude e nova pavimentação.

CHUVAS – Em 23 de dezembro do ano passado, após Umuarama acumular um volume de chuvas de 78,2 milímetros em um único dia, segundo registro do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o bueiro metálico sob o km 300 da PR-323 começou a ceder, levando ao colapso de metade da pista direita (sentido Guaíra). Como o trecho é duplicado, foi possível manter o tráfego na rodovia utilizando as pistas do sentido oposto, convertidas para mão dupla.

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Logo em seguida o DER/PR iniciou os levantamentos e estudos necessários para elaboração de projeto de engenharia para recuperação do local, enquanto mantinha o trecho sinalizado e monitorado.

Em 09 de janeiro, antes de o contrato ter sido assinado, Umuarama foi atingida por volume semelhante de chuvas, 69,4 mm, causando o colapso total da pista direita e danos severos ao acostamento externo da pista esquerda (sentido Maringá).

Na véspera da assinatura do contrato, na sexta-feira (12), foi feito um serviço de reforço por meio de equipe de administração direta do Escritório Regional Entre Rios, da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em parceria com a prefeitura de Umuarama, garantindo que o trecho não fosse ainda mais danificado durante o fim de semana.

Já com a empresa no trecho, nos dias 15 e 17 foram registrados cerca de 30 mm de chuvas, prejudicando o andamento dos reforços de talude, bem como levando à interdição preventiva da pista esquerda. O tráfego foi liberado em meia pista, após as águas baixarem e ser realizada avaliação da estabilidade do talude.

Bloqueios semelhantes podem voltar a acontecer em ocasiões de muitas chuvas, e o DER/PR está estudando alternativas de tráfego, caso seja necessária uma interdição prolongada.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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